Intemperismo de gente – um devaneio!

O intemperismo é um processo de formação do solo. Por ele as rochas se transformam em solo e por ele o solo envelhece. O intemperismo é um processo de formação de gente. Por ele as pessoas se transformam em pessoas melhores e envelhecem enquanto isso… ou envelhecem enquanto se transformam em pessoas melhores. Pelo intemperismo o solo se forma de baixo para cima. Pelo intemperismo as pessoas se formam de baixo para cima, mas as que sabem que assim estão sendo formadas são as que entrelaçam suas mãos com as mãos do tempo. Assim, se tornam suas amigas e se deixam intemperizar serenamente. Aprendem mais fácil a arte-ciência da vida – a suavidade de oferecer a cada coisa seu valor exato, sendo o exato definido por cada qual.
Nota: Peço licença para esse pequeno devaneio, arremedo de prosa e verso. Afinal, hoje é domingo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Discussão - 5 comentários

  1. Oi Cláudia, desculpe-me pois só vi hoje seu comentário…
    O intemperismo (pela ação de clima, microrganismos…) vai “desgastando” a rocha, tanto física quanto quimicamente. Partículas vão sendo depositadas e a cada camada depositada o solo vai sendo formado. Por isso, o processo ocorre de baixo para cima. A camada (chamamos horizonte) mais profunda do solo é a própria rocha. Ao contrário, a camada mais superficial do solo é a mais recente e transformada (já mais distante da rocha). Há, no entanto, solos que se formam pela sedimentação de materiais provenientes de outros locais. Estes solos ficam na parte mais baixa da paisagem (baixadas) e o material vem das partes mais altas (encostas). Aí o processo é de cima para baixo…
    Quanto às pessoas, só o tempo pode nos transformar. Para alguns, o processo é leeeeennnnntttooooo…

  2. Claudia Chow disse:

    Eu nao entendi bem. “Pelo intemperismo o solo se forma de baixo para cima”, nao seria ao contrário? Bom, pode ser e eu nao tenha pego a metáfora ou a subjetividade do negocio.
    Definitivamente eu sou muito pessimista… hehe Nao acho q necessariamente o intemperismo torna as pessoas melhores, infelizmente isso nao é regra geral.

  3. Flávia,
    Interessante você ter chamado o intemperismo como um processo formador de gente. É bem verdade, sem intemperismo certamente não haveria vida na forma que conhecemos. Há um geólogo americano, já falecido, Dr. Keller (não lembro agora o primeiro nome) de quem tenho a cópia de um livrinho excelente e bem escrito, onde ele fala algo semelhante. Ele inclusive chama a atenção de que a própria digestão humana faz parte do processo total de intemperismo. Ótimo post.

  4. Caro Manuel,
    que bom você ter aceitado devanear comigo… quanto aos piores solos, “eles não têm mesmo culpa de ser assim” como você disse. Já as pessoas, hummm… concordo com Platão em A República: “A responsabilidade é de quem escolhe. Deus está inocente nisso.” Acredito na melhoria “das gentes” como vocês dizem além mar, mas sei que a resposabilidade é de cada qual e que, para alguns, que não têm nem suas necessidades básicas supridas, não há filosofia que alente! Um grande abraço, caríssimo Manuel.

  5. manuel disse:

    Doutora Flávia,
    Antes de mais,não me dá jeito tratá-la de outra maneira. Será sempre Doutora Flávia,é assim que me dá jeito.
    E hoje,aqui,ainda é domingo,pelo que,imitando-a,aí vai um bocadinho de prosa,e muito menos de verso.
    Intemperismo,formação dos solos,uns melhores,outros piores,por acção de factores vários.Mas os piores não têm culpa de ser assim.
    Intemperismo,formação de gente,uns “melhores”,outros
    “piores”,por acção de factores vários.Mas os piores não têm culpa de ser assim. Muitos já nascem assim,coitados,não há nada a fazer,não têm culpa. De quem será a culpa? Talvez de um Caim,quem sabe? E sendo assim,não há nada a fazer.
    Desculpe,Doutora Flávia,mas hoje é Domingo,e o Senhor,no Seu Dia,ainda perdoa mais,mesmo os Cains,que eles não sabem o que fazem.
    Muito boa saúde e muito bom trabalho,Doutora Flávia.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM