Somos Todos Africanos!

A Ciência tem dito há muito tempo que todos nós viemos da África. Mas um estudo da Universidade da Pensilvânia, liderado pela pesquisadora Sarah Tishkoff, publicado recentemente pela Science, anunciado em diversos veículos de comunicação, inclusive no Brasil (Folha de São Paulo e Revista Veja – edição 2112, por exemplo), e já um tanto badalado aqui na internet, joga mais luz sobre a origem do homem moderno.
Em estudos de diversidade genética dos vegetais, cultivados ou não, considera-se como centro de origem de determinada espécie o local do globo onde ela apresenta a maior diversidade genética. Foi exatamente isso que os pesquisadores do referido estudo fizeram. Identificaram na África o local onde se encontra a maior diversidade genética entre nossos irmãos. Fica numa região entre a Angola e a Namíbia.
Para a espécie humana, há outro fator importante que reforça os resultados genéticos. A afinidade linguística e cultural.
Assim sendo, o Jardim do Éden fica mais próximo dos brasileiros do que poderíamos imaginar. Angola e Namíbia são países banhados pelo Oceano Atlântico, logo ali na frente. Um grande contingente de africanos daquela região veio (foi trazido) para o Brasil nos tempos da Colônia. Mais que isso, a Ciência tem dito há muito tempo que todos nós somos descendentes dos africanos – europeus, caucasianos, asiáticos, esquimós, australianos, ameríndios, todos, indistintamente.
Eu, que sempre digo ser descendente “por afinidade” dos índios Botocudos e Malalis, tenho motivos para comemorar.
Saúde a todos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Discussão - 3 comentários

  1. Elton Valente disse:

    É isso aí João Carlos!
    Que Eva, ou melhor, as Evas, nunca foram umas Vênus de Ticiano, todos nós já sabíamos!

  2. João Carlos disse:

    [modo humor-negro on] Sacangem!… minaram o Jardim do Éden!… [modo humor-negro off]

  3. manuel disse:

    Caro Elton
    Com as suas indicações,Science e Sarah Tishkoff,fui espreitar. Antes de tudo,encantou-me ver que o artigo é assinado por 21 investigadores,de várias nacionalidades. Assim é que é bonito.
    Quanto ao Jardim,tenho as minhas dúvidas que possam ser designados assim os locais onde alguns dos nossos antepassados andaram a fugir dos “bichos maus”,enfiando-se em cavernas fundas,ou trepando a árvores altas,sendo eles recolectores e caçadores.
    Deve ter sido daí,deses “jardins”,que vieram os estigmas que moldaram a “bonita história”do homem,e da mulher.
    De resto,partindo de África,o homem irradiou por onde lhe foi mais fácil,talvez atravessando a vau,aqui e ali,por via de alguma glaciação.
    A propósito da Science,veio nela ,recentemente,como sabe, uma correcção ao previsto subir de nível das águas,por via do degelo do Antártico. Vão ser só 3 metros e tal.
    Pedindo desculpa pelo abuso do espaço,e por alguma incorrecção,um abraço,com os desejos de boa saúde e bom trabalho.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM