Nova página da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo

A Sociedade Brasileira de Ciência do Solo tem uma nova página na internet. Com um visual mais atraente, a página continua divulgando os eventos mais relevantes da área, além de um grande número de publicações relativas à Ciência do Solo. Acho válido destacar a Revista Brasileira de Ciência do Solo, da qual sou revisor, principal periódico científico de divulgação científica da área no Brasil. Um lançamento que interessará aos especialistas e estudantes, não só da área de Ciências Agrárias mas também de Ciências Ambientais, é o livro Química e Mineralogia de Solos, em dois volumes, editado pelos professores Luís Reynaldo F. Alleoni, da Esalq-USP, e Vander de Freitas Melo, da UFPR. O livro continua a mais do que louvável decisão da SBCS de lançar livros textos da área de Ciência do Solo em português, escritos pelos mais proeminentes cientistas brasileiros. A série, além do recente lançamento, já conta com os volumes sobre Nutrição Mineral de Plantas e Fertilidade do Solo. Indispensáveis.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Discussão - 4 comentários

  1. manuel disse:

    Caro Ítalo
    Mais uma vez,por virtude da sua “Nova página…”. Ela levou-me a ler Eurípedes Malavolta,num trabalho que,talvez, tenha sido o último duma longa série deles,e que vem na Revista Brasileira de Ciência do Solo,Fev. 2008 vol.32 n.1,p.173-181.
    Apresento aqui as minhas homenagens a este ilustre Professor e Investigador,que,pode dizer-se,trabalhou naquilo de que muito gostava até o fim. Calhou cruzar-me com ele aqui,no VI Congresso Mundial de Adubos,em 1968,onde apresentou a seguinte comunicação – Política De Adubos Nos
    Países Em Desenvolvimento – O Caso Do Brasil.
    O trabalho dele que referi, “Atributos químicos do solo e produção do feijoeiro com aplicação de calcário e manganês”, fez-me lembrar o meu primeiro,com vinha e manganês.
    Guardo dele,ainda,o pedido de uma separata,precisamente de 14 de Março de 1968,Piracicaba.
    No contacto que tive com ele aqui,nunca mais esqueci o início da coversa. É que estando eu ciente do currículo de um Malavolta,supunha que seria de um outro,talvez do pai,pois tinha na minha frente um jovem de 42 anos. Mas não,era ele mesmo,o do curriculo de se lhe tirar o chapéu.
    E pronto,Ítalo,rendendo,novamente,as minhas homenagens a um
    tão incansável trabalhador cientìfico como foi o Professor e Investigador Eurípedes Malavolta,os meus agradecimentos por mo ter lembrado.
    Com um abraço,muito boa saúde,Ítalo,e muito bom trabalho.

  2. manuel disse:

    Caro Italo
    Tão deliciado fiquei em ler o seu texto,Ítalo,que nem dei conta do “revisor”. Vai-me perdoar,certamente. Os meus parabéns,pois. Para isso, devem ter contribuido os seus muitos conhecimentos de Ciência do Solo,e também o ter sido o criador do Geófagos,com a suas muitas vertentes.
    Mais uma vez as minhas muitas desculpas por esta falha.
    Abraça-o,reconhecido,o Manuel.

  3. Sibele disse:

    Oi, Ítalo!
    Parabéns por divulgar a Sociedade científica da área dos Geófagos!
    As sociedades, entidades e associações científicas tiveram e têm um papel relevante no desenvolvimento de pesquisas, no Brasil.
    Mais em:
    SCHWARTZMAN, Simon. Formação da comunidade científica no Brasil. São Paulo; Rio de Janeiro: Nacional; FINEP, 1979.
    Um abraço!

  4. manuel disse:

    Caro Ítalo
    Sempre muito gosto em o ler,desta vez,ainda mais,por nos ter trazido a Sociedade Brasileira de Ciência do Solo,bem como a sua Revista. Fui logo espreitá-la,concretamente,o seu último número,vol.33(3),Março/Junho de 2009. E qual não foi a minha satisfação quando dei,na secção Química e Mineralogia,com o artigo Potassium supply and mineralogy of lowland soils under consecutive cropping of flooded rice.
    É que o meu primeiro trabalho tratava de ver a marcha de absorção do fósforo com uma cultivar de arroz em condições de submersão. Depois,durante alguns anos,muito eu bisbilhotei o “potassium supplying power” da fracção mineral de vários solos,usando,sobretudo,ácido nítrico,mas também uma resina de troca catiónica.
    E pronto,Ítalo,mais uma vez os meus agradecimentos por me trazer à lembrança coisas do passado. Muito boa saúde,e muito bom trabalho.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM