Umas & Outras & Outros Bons Blogs Nordestinos

A paraibana radicada no Rio Grande do Norte, Clotilde Tavares, médica, professora universitária, artista e não sei quantos títulos mais, lançou há cerca de seis meses seu excelente blog, Umas & Outras, que só agora descobri, desatento que estou. Já falei noutros cantos de Clotilde, quando descobri dela um belíssimo texto sobre o cantador-mor dos Cariris Velhos da Paraíba, Severino Pinto da Silva, o Pinto de Monteiro, considerado pelos grandes cantadores e conhecedores como o maior repentista que provavelmente já houve por aquelas plagas.
Clotilde, assim como eu mesmo, tem origens familiares no Cariri paraibano e sofre, não sei em que grau, de uma doença benéfica que aflige grande número de sertanejos, eu inclusive: o amor pela genealogia. Como se já não fosse suficiente tudo isso, Clotilde Tavares corrobora a teoria defendida por Galton, primo de Charles Darwin, de que há algumas famílias que notavelmente se sobressaem: é irmã do poeta, escritor e compositor Bráulio Tavares, autor do blog Mundo Fantasmo, uma das minhas poucas leituras diárias obrigatórias.
Espero que mais nenhum Tavares resolva escrever na internet, senão me faltará tempo para outras leituras. Aliás, em termos de leituras na internet, ultimamente meu tempo tem sido em grande parte tomado por blogs excepcionais escritos por nordestinos. Minha estadia no Recife me possibilitou conhecer blogs como o Estuário, do jornalista Samarone Lima, grande cronista que acaba de lançar seu livro “Viagem ao Crepúsculo”, pela Editora Casa das Musas, no qual escreve sobre um período que passou em Cuba. Pelo que ouvi falar, o livro é muito bom e estou esperando acabar de pagar umas contas para o adquirir.
Aliás, em termos de blogs literários ou sobre literatura, Pernambuco é riquíssimo. Além de Estuário, costumo ler o belíssimo Trança, da poeta e professora Flávia Suassuna, sobrinha de meu ídolo pessoal maior, Ariano Suassuna, e prova viva de que há genes literários notáveis espalhados pelo Cariri paraibano, de onde vêm os Suassuna, e de que Francis Galton tinha alguma razão.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Discussão - 8 comentários

  1. Romero Tavares disse:

    Aos que gostam de genealogia, recomendo o blog de outro Tavares, o Anderson, de Macaíba RN, o http://www.historiaegenealogia.com/
    Abrs,
    Romero J.S. Tavares

  2. samarone disse:

    Ops, cheguei por aqui,agradeço a lembrança pelo Estuário.
    A Flávia Suassuna é uma ótima pedida também.
    Saludos,
    samarone

  3. Sibele disse:

    Digo, depassé. 😛
    Grande abraço!

  4. Sibele disse:

    Ah, Ítalo, não se preocupe – o post ficou depassée… deixa pra lá!

  5. Cara Sibele,
    Fiquei sabendo da classificação ontem à noite. Realmente, fiquei muito feliz, é sempre bom ter o trabalho reconhecido. Sem hipocrisia, no entanto, maior reconhecimento é a fidelidade e a interação de ótimos e críticos leitores como você, o Senhor Manuel e outros, sempre atentos, sempre nos passando entusiasmo. Mas o prêmio de certa forma também é um reflexo disso tudo. Por falar em leitores excelentes, que são também colaboradores, não esqueci de seu post não, ouviu.
    Grande abraço,
    Ítalo.

  6. Sibele disse:

    Ítalo, tenho que concordar com a Clotilde! Essa excelência de que ela fala foi agora comprovada: Geófagos entre os três primeiros na categoria “Ambiente e Ciências da Terra” no prêmio do ABC!
    PARABÉNS!!!

  7. manuel disse:

    Caro Ítalo
    Desculpe a intromissão,mas os seus textos têm sempre muita coisa que dá para pensar. Uma delas é o amor pela genealogia. Naturalmente que é um amor a respeitar,mas nada de exageros,que esse amor tem franjas,atrevo-me a dizer,perigosas. Há quem bisbilhote os antepassados na esperança de encontrar uma personalidade ilustre,para depois ter direito a usar anel de brasão. E há quem se atreva a desclassificar alguém,só porque ele tem lá um antepassado de que não se gosta. É claro,que isto cabe nas franjas.
    Quanto às famílias que notavelmente se sobressaem,foi isso uma sorte,primeiro,para elas,depois,um acaso(?),resultado das condições que se foram suportando.
    Como fundo de tudo isto,está o todos virmos lá dos fundos da história,a fugir dos bichos maus e outros que tais.
    Mais uma vez as minhas muitas desculpas pela intromissão. Um abraço,Ítalo.

  8. Oi Ítalo, faltou incluir nos bons e excelentes blogs nordestinos o seu próprio blog. Um abração, e tome rasgação de seda. (hahahahahahaha)

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM