Mudanças climáticas, produção agrícola e qualidade de hortaliças – Blog Action Day

As mudanças climáticas, em decorrência do aumento na concentração dos gases de efeito estufa na atmosfera, devem afetar a agricultura de várias e possivelmente imprevisíveis maneiras. Mudanças nos valores de temperatura média e na distribuição de chuvas podem mesmo já estar influenciando padrões de localização regional de certas espécies cultivadas.
Como a fotossíntese depende tanto da interceptação da luz quanto da absorção de dióxido de carbono, alguns pesquisadores hipotetizam que o aumento da concentração de CO2 atmosférico poderia causar aumento na produção de algumas espécies agrícolas, principalmente aquelas que utilizam a rota fotossintética C3, embora o aumento concomitante de temperatura possa ser danoso a estas mesmas espécies.
Além da migração dos cultivos, há evidências convincentes de que a qualidade da matéria orgânica vegetal produzida em um mundo sob maiores concentrações de CO2 atmosférico também mudaria. A maior disponibilidade de dióxido de carbono para a fotossíntese poderia favorecer a produção de compostos ricos em carbono, tais como lignina e polifenóis. Teores mais altos de lignina provavelmente afetariam de alguma forma a palatabilidade do material vegetal.
Pelo que se tem pesquisado, em climas tropicais o que se prevê são aumentos de temperatura e da freqüência de chuvas torrenciais, ambos aspectos que devem afetar diretamente a qualidade de hortaliças As conseqüências disto para a produção de hortaliças, por exemplo, em que a qualidade do produto importa tanto ou mais que a quantidade produzida, seriam enormes. Afetados seriam também a susceptibilidade a pragas e doenças, qualidade pós-colheita, o valor nutricional das hortaliças.
Apesar da existência de informações acerca dos possíveis efeitos das mudanças climáticas globais sobre a produção de hortaliças, muito do conhecimento gerado está ainda disperso e não coordenado, dificultando uma visão de conjunto que possibilitasse o planejamento não apenas de demandas de pesquisa ainda não atendidas, mas até mesmo de medidas futuras visando a segurança alimentar nacional em termos de produção de hortaliças.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Discussão - 1 comentário

  1. manuel disse:

    Caro Ítalo
    Não é em vão que se vai ser Coordenador de um Workshop sobre os Efeitos das Mudanças Climáticas na Produção de Hortaliças. E o Ítalo está-o mostrando.
    Quanto ao Blog Action Day, encontrei por ai esta humilde contribuição,fruto da reacção a uma conversa.
    PROPAGANDA
    Compreende-se muito bem que haja quem não goste nada de ouvir o que se diz para aí sobre alterações climáticas,como as secas,as enxurradas,o derretimento dos gelos lá dos polos,a subida do nível da água dos oceanos,a acidificação destes,o borbulhar de metano no “permafrost”,os ursinhos brancos verem os gelos fugir-lhes debaixo das patinhas,os pobres peixes não saberem de que água são,a fumarada que por aí vai,o oxigénio a mais que havia para a gente respirar ser gasto nesses fumos,a desflorestação que não pára,o uso crecente de queimadas,os buracos vazios que por aí havia lá nas funduras,cheios de “crude” e de gáses,e que vão ficando à espera de que os encham outra vez com os tais fumos,podendo,até,sabe-se lá, estarem a ajudar os tremores que por aí se dão.
    Enfim,compreende-se muito bem. Não me venham para cá com essas tolices,
    essas invenções,isso é tudo propaganda de gente que quer fazer figura,que não sabe fazer outra coisa.
    Ora deixem-me cá fazer a minha vida,comer descansado,para não perturbar as digestões,e gozar os meus fins de semana,e também as minhas férias,que a gente precisa trabalhar descontraído para ganharmos o nosso dinheirinho que tanta falta nos faz,que a vida está cada vez mais cara,por causa dessas novidades muitas que todos os dias vão aparecendo.
    Isso é tudo propaganda.
    Muito boa saúde, Ítalo.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM