Livro “Mudanças Climáticas Globais e a Produção de Hortaliças”

Não sei se adianta muito pedir desculpas aos leitores, se ainda há algum, e aos colegas blogueiros do ScienceBlogs Brasil. Eu, assim como os outros autores do Geófagos, temos estado afastados do Geófagos por motivos eminentemente profissionais. Obviamente não posso falar pelos outros, mas em meu caso tenho sentido as consequências, enfim, de ser um pesquisador. Nos últimos seis meses tive que viajar muito, escrever e submeter propostas de projeto, conduzir experimentos… Todas tarefas completamente normais na vida de um pesquisador mas que, no meu caso, têm deixado pouco tempo para o blog. Um projeto em especial consumiu uma quantidade considerável de meu tempo e agora volto aqui exatamente para apresentar o resultado do mesmo. “Meu” primeiro livro – Mudanças Climáticas Globais e a Produção de Hortaliças.

Realmente, “meu” não é ainda o pronome mais apropriado, porque fui apenas o editor e autor de uma breve introdução, além de ter organizado o Workshop que resultou no livro, cujos capítulo são os manuscritos das excelentes palestras então proferidas. A possessividade é reflexo apenas das longas horas passadas trabalhando sobre os originais, adaptando-os ao formato de livro, buscando laboriosamente os equívocos, ainda bem que escassos, sem dúvida pela inegável “expertise” dos autores.

Enfim, eis aí o resultado. Espero sinceramente que venha a ser útil para os envolvidos na área. É ainda uma primeira aproximação ao assunto, as influências das mudanças climáticas sobre a produção e a qualidade de hortaliças, mas creio que pode ser um início auspicioso, principalmente se vier a estimular mais interesse e pesquisas sobre o assunto. Para estimular o interesse, listo abaixo os capítulos do livro:

Mudanças climáticas e agricultura: Uma abordagem agroclimatológica
Autor: Eduardo Delgado Assad et al.

Uma análise do efeito do aquecimento global na produção de batata no Brasil
Autor: Carlos Alberto Lopes et al.

Como as mudanças climáticas poderão afetar as doenças das hortaliças?
Autor: Raquel Ghini

Impactos do aquecimento global nas doenças de tomateiro e meloeiro no Brasil
Autor: Ricardo Gioria et al.

Potential impacts of climate changes on the quality of fruits and vegetables
Autor: Celso Luiz Moretti et al.

The Role of Florida Cooperative Extension Services in the Climate Challenge
Autor: Clyde Fraisse

Medidas para mitigar os efeitos das mudanças climáticas na produção de hortaliças
Autor: Adonai Gimenez Calbo et al.

Para finalizar, devo muito à equipe de colegas que colaboraram tanto na organização do Workshop quanto do livro e, principalmente, aos autores por prepararem materiais de tão alta qualidade. O livro pode ser adquirido a partir do site da Embrapa Hortaliças, pelo SAC ([email protected]) ou pelo telefone (61)-3385-9115.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Discussão - 8 comentários

  1. Leonardus disse:

    Grande Ítalo, parabéns pela publicação!
    Tenho certeza que é o primeiro de muitos que virão.
    A respeito do blog, tenho que confessar que estava sentindo falta das atualizações.
    No mais é isso, abraço e tudo de bom.

  2. Caros Manuel e Rafael, muito obrigado pela atenção e pelas palavras. É muito importante o reconhecimento dos colegas. Grande abraço a ambos.

  3. manuel disse:

    Caro Ítalo
    Por todas as razões,e mais uma,não queria deixar de figurar entre os que se apressaram a dar-lhe os parabéns por tão alto feito. Assim,estou aqui a renová-los,se possível,
    reforçá-los,receando que os que já lhe enviei,logo que tive conhecimento do notável facto,se tivessem extraviado.
    Mais uma vez,caro Ítalo,muitos parabéns,e muito boa saúde.

  4. Rafael_RNAm disse:

    Parabéns Ítalo,
    Assunto super atual que promete ser uma fonte segura neste tema.

  5. Takata, Fernanda e Sibele, muito obrigado pelas gentis palavras. Takata, na verdade ainda não há pesquisa suficiente na área para se afirmar categoricamente qual será o principal efeito. O que se teme é que as possíveis novas condições climáticas, representadas pelas mudanças na pressão parcial de dióxido de carbono, temperatura e regime pluvial, afetem tanto os padrões de doenças e pragas quanto a geografia da produção agrícola, com migração de áreas produtoras. Uma outra grande preocupação seria o aumento na frequência de extremos climáticos como secas e enchentes. O que se pretende e se começa a propor, inclusive no livro, são medidas adaptativas às novas condições, como espécies e variedades mais tolerantes a falta d’água e altas temperaturas, e medidas de mitigação das mudanças, que envolveriam alterações nos sistemas de manejo visando menor utilização de combustíveis fósseis, menos revolvimento do solo, acúmulo de matéria orgânica do solo…

  6. Sibele disse:

    Bem-vindo de volta e parabéns pelo livro, Ítalo! 🙂

  7. Parabéns pelo rebento multiparental.
    Qual o efeito principal esperado pelas mudanças climáticas: alteração do regime de chuvas e temperatura ou alteração da população de pragas?
    []s,
    Roberto Takata

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM