Olavo de Carvalho fala que procurar Bóson de Higgs é “coisa de QI 12”

554042_478943928879678_1257630983_n

A primeira vez que cruzei com o sr. Olavo de Carvalho foi na era pré-google da internet, antes de entrar na faculdade, quando frequentava sites de mídia alternativa e de movimentos sociais. Na época, comentários no site do Centro de Mídia Independente deram a entender que contribuidores de outro site, o Mídia Sem Mascara, um site de noticias e teorias conspiratórias de direita comandado pelo Sr. Olavo, estavam tentando plantar um comentário no CMI ameaçando o sr. Olavo de morte. A motivação seria ferir a credibilidade do CMI, por algum motivo político que me foge.

Essa foi a primeira vez que vi esse tipo de embate na internet, com facções bem definidas, que se odiavam e usavam de todas as táticas para minar seus oponentes. Obviamente nessa época eu não sabia da existência de criacionistas. Bons tempos…

De qualquer forma, de lá para cá o sr. Olavo parece ter capitalizado em cima da sua influencia intelectual, gerando uma espécie de culto a personalidade que o tem em alta estima. Talvez o ápice da sua popularidade foi ter atraído a atenção de artistas conservadores como Danílo Gentili e Lobão, que parecem o usar como fonte para suas…. err… “teorias” sociológicas. O sr. Olavo se vangloria de grandes feitos, como ter refutado cientistas como Einstein, Darwin e Newton. O Sr. Carvalho também defende que o Sol gira em torno da Terra, que a Pepsi usa fetos para adoçar suas bebidas, que existem evidencias científicas para experiência extra-corpóreas e que existe uma conspiração global comunista. Ouro puro.

Em um vídeo postado recentemente no youtube, Olavo ataca de novo a física moderna, comentando especificamente sobre o Bóson de Higgs.

No vídeo, um de seus alunos faz uma colocação de que a busca pela Partícula de Deus (o Bóson de Higgs) seria um “delírio cientificista”. O que ele quer dizer exatamente com isso, só deus sabe, o que não parece impedir o sr. Carvalho de opinar a respeito. Segundo ele:

Veja…. Se você tentar encontrar a razão da existência da matéria numa partícula da matéria… é coisa de QI 12.

O que me parece que o sr. Olavo está querendo apontar é que existe uma contradição em tentar explicar toda a existência através de uma partícula da matéria, visto que a partícula seria também material, o que implicaria que toda a matéria não teve sua origem explicada.

Apesar de parecer que o sr. Olavo tem um ponto aqui, existem duas questões que precisam ser elucidadas: 1) o Bóson de Higgs não está procurando explicar a existência da matéria e 2) mesmo se estivesse, a detecção do Bóson seria apenas a corroboração de uma teoria, e essa sim é que apresenta poder explicativo.

O primeiro ponto é o mais simples. O Bóson de Higgs procura explicar o porque as partículas elementares apresentam massa diferente de zero. O Bóson é parte do Modelo Padrão de física de partículas, que descreve a composição da matéria e como seus diferentes constituintes interagem.

Talvez a confusão do sr. Olavo e seu aluno venha do fato de que o Bóson foi chamado de “a Partícula de Deus” em um livro de autoria do físico Dr. Leon M. Lederman. Talvez por suas predisposições religiosas (o sr. Olavo é um cristão convicto) somadas a uma certa quantidade de ignorância sobre o assunto, ambos parecem assumir que se algo tem o nome de “Deus”, então ele deve explicar tudo. O problema desse raciocínio é óbvio, mas para piorar ainda mais, o nome de “Partícula de Deus” foi uma decisão editorial. Segundo o Dr. Lederman:

Porque a Partícula de Deus? Bom, duas razões. Primeiro, o editor não nos deixou chamar de “A Partícula Maldita”, apesar desse ser um título mais adequado dada a sua natureza traiçoeira e o trabalho que ela tem causado. A segunda é que ele [o nome] tem uma conexão com outro livro, um muito mais antigo…

E aqui Lederman está se referindo ao Genesis Bíblico. Então, apesar da confusão ser compreensível, é válido notar que o que importa para a validade de uma empreitada científica é a validade das suas premissas teóricas, e não o maldito nome que associaram a ela.

Agora ao segundo ponto. Vamos assumir que existe uma hipótese que explica a existência de toda a realidade e de todas as propriedades de todas as coisas que nela residem. Agora ainda assumir que essa hipótese prediz que, se ela é verdade e se todos os processos que ela descreve aconteceram, então poderíamos ver um sinal disso na natureza, como na presença de uma partícula elementar qualquer. Podemos colocar isso em um formato silogístico simples:

  • P1- A hipótese X contem modelos e processos.
  • P2- Um desses modelos prevê a existência de uma partícula na natureza

Agora, vamos assumir ainda que

  • P3- Tal partícula existe na natureza

Isso significa que a hipótese X está correta? Bem, não. Essa questão remete ao problema da indução em ciência, na qual não existe um numero finito de observações que possa corroborar qualquer generalização.

Porém, observar a presença de tal partícula definitivamente significa que não podemos dizer que ela é falsa. Isso, em ciência, é o suficiente para constituir uma “hipótese de trabalho”, uma hipótese provisória que será subsequentemente testada e, se todas as tentativas de demonstra-la como sendo falsa falharem (ou se todos as observações forem consistentes com a hipótese), então essa ideia pode se consolidar na ciência com um alto grau de certeza.

O ponto central disso tudo é que, se observamos a partícula, o que contem poder explicativo é a hipótese, e não o fato. Fatos não explicam nada, e apesar de o Olavo colocar esse ponto (de certa forma), ele parece confundir deliberadamente o que é fato e o que é hipótese para fazer uma afirmação verdadeira (“fatos não apresentam poder explicativo”), porém irrelevante fora da representação fantasiosa de o que cientistas realmente fazem. É um festival de bobagem.

Ou, quem sabe, o Olavo acabou de refutar a priori o modelo padrão da física de partículas. Mais uma refutação colossal para a lista dele, eu suponho…

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Discussão - 14 comentários

  1. Alan disse:

    Escolinha do Professor Olavo? Tão cômica quanto a do Raimundo.

  2. Bruno Medeiros disse:

    Vamos ver quanto tempo demora pros descerebrados seguidores dele te mandarem uma ameaça de morte!

  3. vitória disse:

    Essa criatura vive no mundo de bob, deve ser o efeito de tanto aspirar fumaça de cigarro.

  4. João disse:

    Meu comentário a respeito do sr. olavo é o mesmo que já postei lá no youtube: melhor deixar quieto.

  5. carlos disse:

    O Brasil está em crise financeira por culpa do Brasil. (New York Times)

    Se você acha que no Brasil tem problemas de logística (rodovias, ferrovias e portos) ), de energia (Hidroelétrica, Eólica, Termoelétrica, Energia mais cara), de falta de transporte público de qualidade e de hospitais dignos.

    Se você acha que gastamos muito com a Copa ou as Olimpíadas.

    Para quem acha que o Foro de São Paulo (aquele de ideologia comunista defendido e criado pelo LULA e Fidel Castro) é coisa de teoria da conspiração e não afeta nossas vidas veja o que fizeram com o BNDES.

    Então veja a lista de favores do PT com o dinheiro dos nossos impostos via BNDES em outros Países:

    http://leonardosarmento.jusbrasil.com.br/artigos/171125726/bndes-patrocina-ideologia-partidaria-do-governo-enriquece-protagonistas-do-sistema-e-empobrece-o-brasil-descortinando-seu-veu-protetor

    – Sem contar:
    *A Refinaria que demos pra Bolivia
    *Gasolina da BR Distribuidora mais barata na Argentina.
    *Rodovia Pacifico no Peru
    *Parque de Energia Eólica no Uruguai.
    (Se pesquisar acham mais favores espúrios. )

    **Lembrando que tem um vídeo da década de 1990 em que o atual presidente do BNDES, Coutinho, organiza os trabalhos de uma reunião do Foro de São Paulo.
    Assistam e vejam quem responde a chamada.

    Foro de São Paulo – 1º Encontro, em 1990 (Parte 1):
    https://youtu.be/pUpyKvOu_6c

    A turma vermelha quer continuar no Poder pra transformar a America Latina na Patria Grande.

    PT DEFENDE A “PÁTRIA GRANDE”. O NOME DISSO É TRAIÇÃO!:
    https://youtu.be/1nm3kSL4FNE

    Petismo Nefasto! Ideais decorrentes do Foro de São Paulo (fundado por Lula e Fidel Castro no início da década de 1990 -objetivo guardado em segredo por muitos anos no qual ao assumir o Poder tornariam a America Latina Vermelha as custas das riquezas do Brasil – pais maior e mais forte economicamente).

    Fora!!! PT NEFASTO!!!

    Lula preso por “crime de lesa pátria” e corrupção.

    *** ultima observação.
    Porque os demais politicos de Oposição não reagem? ! (A resposta talvez seja por que estao mais preocupados em roubar do que defender um futuro menos sombrio para os brasileiros).

  6. carlos disse:

    O Olavo nem sempre esta certo..

    Ao menos ele atiça nossa curiosidade.

  7. Rinaldo disse:

    A principio para se falar ou criticar alguém do Kiçate de Olavo tem que ter no minimo findamento, coisa que ninguém aqui tem um minimo de graduação inteligivelmente que se possa manifestar como contraponto, a inteligencia socialista esquerdista petralha Brasileiro o máximo
    que faz é vomitar seu preconceitos, sem nenhuma base, alias a esquerda nunca teve base alguma para alguma, haja visto que todo lugar que foi instalado o malfadado socialismo só gerou miséria. Não basta apenas o Brasil ter um um ensino miserável de sua escola fatores plenamente biológicos.

    o termo “raça branca” foi criada pelo filósofo Christoph Meiners, no século XVIII, mas só se tornou popular no século XIX, com o nome “varietas Caucasia” pelo cientista e naturalista alemão Johann Friedrich Blumenbach, que emprestou o termo Meiners. Blumenbach definido esta classificação racial com base nas características do crânio dos povos caucasianos, semelhantes aos encontrados em pessoas Europeus. A semelhança crânio, Blumenbach formaram a teoria de que as características comuns a todos os europeus surgiram no Cáucaso. Pessoas caucasianas são arquetipicamente distingue pela pele clara. Europeus têm uma pele mais clara como medida pela média de reflectância pele da população lido por espectrofotómetro a A685 do que qualquer outro grupo racial analisados. As principais hipóteses que tentam explicar a pele branca sugerem que era uma adaptação inadequada à radiação ultravioleta. Como os seres humanos migraram para fora dos trópicos, um gradiente de latitude conspícuo de tons de pele seguido da Diáspora Africano.

    Ora aqui está um problema científico para o contador politicamente correto: uma pesquisa recente da Universidade de Montreal, no Canadá, e publicado na revista Molecular Biology and Evolution, concluiu que Eurasian moderna contendo 1% a 4% dos neandertais de DNA em seu genoma – o gene responsável pela evolução humana – ao contrário da raça negra que tem 0%. Neandertais tinham o topo da testa proeminente e inclinada e pernas mais curtas e ombros mais largos, encarnando o “homem das cavernas” estereotipada. A razão para a extinção desta espécie ainda está sob imensa pesquisa, mas estudos recentes indicam que os neandertais e Homo sapiens se misturavam com os outros e que a primeira teria sido “absorvido”, raça degeneração. O Instituto Planck alemão Max, em colaboração com várias universidades de outros países, divulgou um estudo de quatro anos na revista Science que foi revelado o genoma, ou código genético, os neandertais, o gene responsável pela evolução humana moderna. Segundo a pesquisa, pelo menos, parte dos neandertais teria pele clara e cabelos ruivos ou loiros. No homem moderno, particularmente com origem europeia, as variações nesse gene são responsáveis ​​pela manifestação de cabelo ruivo e pele clara.

    Os cientistas identificaram uma forma desconhecida de gene em duas fósseis. Em seguida, o gene inserido em células cultivadas in vitro para ver como elas afetariam a produção de melanina. O estudo é a primeira demonstração de que os neandertais – ou, pelo menos, parte da espécie – teria sido pele vermelha e justo e olhos claros também. A suspeita era velho, como a pele clara facilitar a produção de vitamina D, o que representaria uma vantagem para a espécie que viveu na Europa em comparação com os negros da África, e aqui vem a facada em correção política “, nunca conseguiu evoluir sozinho e hoje é um continente que vive basicamente na pobreza apesar de ter recebido ajuda e influência das nações mais desenvolvidas “E assim parece que a ciência confirmou que o nacional-socialismo já sabia: as teorias de”. Eugenia “sobre a evolução racial estavam certos! Isso explica o fato de que o QI dos negros cientificamente ser mais baixa do que a de brancos e orientais, salvo exceções óbvias. Será que o fato de que há negros que querem se misturar com o branco está relacionada com a necessidade da busca instintiva para a melhoria, ou seja, a demanda gene que eles não têm .

  8. Lucho disse:

    Bem, ele é filósofo. Isso já encerra a conversa.

    • Fabio Machado disse:

      Na verdade ele não é filosofo por formação. Ele só clama ser filosofo por que acha que o que faz é filosofia. Não é.

    • Marcos Lima Filho disse:

      Só esqueceu de lembrar de onde nasceram as portentosas ciências particulares. Esse lesado do Olavo é só um psicopata qualquer como seus seguidores. Desses que entram em escolas atirando nos outros para salvar o mundo dos seus inimigos: comunistas, negros, islâmicos, gays, toda a sorte de páreas que não se encaixem no esteriótipo da classe socialmente hegemônica.

  9. Cícero disse:

    E de quais sub-partículas se constitui o Bóson de Higgs?! 😛

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM