Em uma palavra [281]

baforriza (ba.for.ri.za)
s.f. Bot.
planta do gênero Ancusa, de cuja raiz se extrai uma tintura vermelha, notável por se transformar em azul em contato com substâncias alcalinas. [do grego baphé = tinta, tintura + riza = raiz]

Rose Mackenberg, a caça-fantasmas

rose

As sucessivas catástrofes e misérias humanas da Primeira Guerra Mundial e da Gripe Espanhola causaram reações opostas no começo do século XX. Enquanto muitos se desencantaram completamente, perdendo a fé que tinham, outros se voltaram para o espiritualismo. De um lado do Atlântico, Sir Arthur Conan Doyle [1859-1930] abraçava o espiritismo, tornando-se um de seus mais ardentes propagandistas. Do outro lado, o ilusionista e cético Harry Houdini [1874-1926] formava um time para caçar pessoas que se passavam por médiuns para extorquir dinheiro de gente emocionalmente vulnerável. Continue lendo…

As reviravoltas em torno de KIC 8462852

TabbyStar

Concepção artística de KIC 8462852 segundo a hipótese da nuvem de cometas

Nos últimos meses uma estrela tem causado polêmica na comunidade astronômica e vem sendo reportada com estardalhaço na mídia. KIC 8462852 é o nome da estrela que se tornou alvo de especulações quando uma astrônoma revelou seu padrão de luminosidade, considerado irregular e inexplicável. Não demorou muito para aparecer uma hipótese de que o comportamento do astro fosse reflexo da presença de uma civilização extraterrestre bastante avançada em suas imediações. Pesquisas mais recentes mostram que não é para tanto. Continue lendo…

Em uma palavra [280]

desmoitar (des.moi.tar)
v.t. 1.
limpar terreno, retirando mato e arbustos; desmatar, capinar. 2. debastar árvore; podar. 3. abrir caminho em meio à mata; abrir picada. 4. por ext. avançar, cultivar, instruir, civilizar. desmoita, s.f. capinagem, desmatamento; poda; picada. desmoitador, adj. aquele que faz a desmoita; capinador, podador.

A harmonia de quatro mundos

Kepler-223

Kepler-223 e seu quarteto de planetas.

UM DOIS TRÊS QUATRO, UM DOIS TRÊS QUATRO, UM DOIS TRÊS QUATRO… É mais ou menos assim, numa espécie de compasso quaternário, que giram os quatro grandes planetas gasosos do sistema Kepler-223. Embora seja diferentes de Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, o ritmo desses quatro planetas pode ser bem semelhante às ressonâncias que haviam nos gigantes dos primórdios do nosso sistema solar. Continue lendo…

O nome é Bondia, Jamesbondia

A. costaricensis

Alternathera costaricensis. Mas pode chamar de Jamesbondia.

Ele é discreto e vive infiltrado em meio às florestas tropicais da América Central e do Caribe. Poderia ser um agente secreto famoso, mas não é. Trata-se de um grupo de pequenas plantas do gênero Alternanthera, agrupados por pesquisadores italianos e mexicanos em um subgênero batizado como Jamesbondia. Com estimadas 200 espécies, as propostas de subdivisão do Alternanthera têm sido comum. Continue lendo…

Por que só temos 3 dimensões de espaço?

stepvariation upclose

Se uma criança fizer essa pergunta básica, vai receber como resposta um “Porque sim!”. Mas como todo cientista sabe, “porque sim” não é resposta. A procura por uma explicação para algo tão óbvio e intuitivo quanto o comprimento, a largura e a altura tem ocupado físicos e filósofos há séculos. Continue lendo…

Em uma palavra [279]

codório (co.dó.rio)
s.m.
primeiro gole de vinho, aguardente ou qualquer bebida alcóolica. [do lat. quod ore = o que pela boca…, palavras pronunciadas pelo padre ao esvaziar o cálice antes da primeira ablução]

As terríveis revelações de Maria Monk

nickell-maria-monk-fb

[Traduzido de Awful Disclosures, publicado pelo Dr. Romeo Vitelli em Providentia]

Foi em 1836 que se publicou em Nova York um livro que parecia uma bomba de efeito moral. Em The Awful Disclosures of Maria Monk or The Hidden Secrets of a Nun’s Life in a Convent Exposed [As terríveis revelações de Maria Monk ou Os segredos ocultos da vida de um convento de freiras expostos] uma suposta ex-monja apresentava descrições lúgubres de sua vida num convento de Montreal e da exploração sexual à qual foi submetida naquele lugar. Continue lendo…

Ruínas de queijo

 Swiss-Cheese.jpg

A arqueologia egípcia nos revelou indícios da fabricação de cerveja. Entre as antiguidades greco-romanas existem evidências da produção de vinho. O que seria encontrado em ruínas no alto dos Alpes suíços? Exatamente, queijo. Ou melhor, resquícios da fabricação de queijo. Continue lendo…

Categorias

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM