Patentes Patéticas (nº. 150)

image

Lyndon, Vermont, 1915. Albert B. Pratt lê notícias sobre a Grande Guerra que assola a Europa. Ao observar a ilustração de um soldado alemão e notar seu grande capacete, Pratt tem um insight: e se ali, no topo do capacete, houvesse um pequeno canhão? Ou uma pequena metralhadora? A ideia pareceu tão boa a Mr. Pratt que no dia 14 de julho ele procurou o USPTO e pediu uma patente para a tal “Arma”:

Esta invenção relaciona-se ao campo das armas e, entre outros objetivos, propõe uma arma de fogo adaptada para ser montada e disparada a partir da cabeça do atirador. Continue lendo…

O mundo da Lua de John Wilkins

Você provavelmente nunca ouviu falar de John Wilkins — mas deveria. Nascido em 1614, ele completou seus estudos em Oxford, sendo Bachelor of Arts em 1631 e Master of Arts em 1634. Como muitos intelectuais de sua época, Wilkins estudou tanto Teologia quanto Filosofia Natural (equivalente a um apanhado de Física e Astronomia). Depois de formado, foi ordenado vigário, mas, descontente com a vida rural, passou a atuar como capelão de diversos nobres, entre os quais um sobrinho do rei Charles I (1600-1649). Casado com uma irmã do todo-poderoso Lord Protector Oliver Cromwell (1599-1658), Wilkins garantiu seu lugar na alta sociedade e tornou-se Mestre do Trinity College em Cambridge. Ele perderia o cargo após a Restauração e, enquanto tentava se recuperar, teve sua biblioteca e seu laboratório destruídos pelo Grande Incêndio de Londres em 1666. Dois anos mais tarde, ele seria nomeado Bispo de Chester. Mas durante a Guerra Civil Inglesa, Wilkins viveu no mundo da Lua… Continue lendo…

A Suma Teológica e seus mínimos detalhes II

Summa Theologica. Ed. latina de 1623.

Summa Theologica. Ed. latina de 1623.

Depois de fazer uma divertida e esclarecedora enumeração dos detalhes (alguns sórdidos) da obra magna do tomismo, Isaac D’Israeli assim descreve uma edição francesa de 1615 da Suma totius Theologiae, de Tomás de Aquino:

É um tratado metapsicológico, ou a mais obtusa metafísica da teologia. Ocupa mais de 1250 páginas in-folio, de letras bem miúdas em duas colunas. É interessante notar que essa obra tem um apêndice de 19 páginas de duas colunas de errata e umas 200 de index! Tudo isso é organizado de maneira aristotélica: as dificuldades ou questões são apresentadas primeiro e as respostas são apensadas depois. Há 168 artigos sobre o Amor, 358 sobre os Anjos, 200 sobre a Alma, 85 sobre Demônios, 151 sobre o Intelecto, 134 sobre o Direito, 237 sobre os Pecados, 17 sobre a Virgindade e muitos outros numa variedade de tópicos. — D’ISRAELI, Isaac. Curiosities of Literature [Curiosidades da Literatura], Vol. I. Paris: Baudry’s European Library, 1835.

Note que há mais artigos sobre os anjos do que sobre o amor na Suma Teológica. Deve ser daí que vem a noção popular de que um debate teológico é mera discussão sobre o sexo dos anjos.

Patentes Patéticas (nº. 149)

image

Múltiplos são os usos da toalha, segundo o cap. 3 do Guia dos Mochileiro das Galáxias. Além de servir como artefato de enxugamento corporal, esse pedaço de tecido felpudo retangular pode ter mil e uma utilidades, do uso como arma ofensiva — “pode umedecê-la e utilizá-la para lutar em um combate corpo a corpo” — ao uso como abrigo “nas reluzentes praias de areia marmórea de Santragino V”. Na literatura não-dupal, já registramos seu uso como vestido com bolsos (e não estamos falando de roupões). Mas nem todo mundo ama toalhas felpudas (e úmidas). Gerard A. Forster é um desses antipatizantes deste utensílio têxtil. Tanto que ele propõe a completa abolição da toalha e sua substituição por um Body Squeegee ou Rodo Corporal, formado por: Continue lendo…

O admirável mosquito das neves

500px-belgica

“Belgica antarctica” em estado larval (esq.) e adulto (dir.): pequeno mosquito sem asas tem DNA compacto. [imagem: Denlinger Lab/Ohio State University]

Eles são pequenos, de cor escura, não voam e passam a maior parte da vida enterrados no gelo da Antártica. Parece a descrição perfeita para um pinguim, mas estamos falando dos mosquitos antárticos. Sim, há insetos no Pólo Sul. E uma nova pesquisa revela que um desses mosquitos tem o menor genoma de todos os insetos. Será esse o segredo para sobreviver em condições tão extremas? Estaria escondida nesse bichinho a solução para facilitar o armazenamento de órgãos doados por longos períodos? Continue lendo…

Memória Fotográfica: Anna Atkins

Asplenium Braziliensis, by Anna Atkins (c. 1854)

Asplenium Braziliensis, by Anna Atkins (c. 1854)

Tonbridge, Kent, Inglaterra. Na virada de 1799 para 1800 nasce uma criança e morre uma mãe. A mãe, Hester Anne Children, não se recupera do parto de uma menina e morre nas primeiras semanas do novo ano. A menina, batizada de Anna Children, é criada zelosamente pelo pai, John George. Continue lendo…

A Suma Teológica e seus mínimos detalhes

Summa Theologica. Ed. latina de 1623.

Summa Theologica. Ed. latina de 1623.

Ao tratar da opus magnum de São Tomás de Aquino (1225-1274), a Summa Theologica, Isaac d’Israeli (1766-1848) lista muitos dos problemas que ocupavam (e talvez ainda ocupem) os teólogos tomistas:

Todas as questões em [S. Tomás] Aquinas são respondidas com uma sutileza de distinção mais difícil de compreender e recordar que muitos problemas de Euclides. Talvez uma amostra das melhores questões possa ser selecionada para os jovens como exercícios curiosos do entendimento. Entretanto, muitas dessas peculiares produções estão carregadas com as mais triviais, irreverendas e mesmo escandalosas discussões. Mesmo Aquinas perguntava-se, gravemente: Será que Cristo não era Hermafrodita? Será que há excrementos no Paraíso? Será que, na ressurreição, os piedosos vão levantar-se com seus intestinos? Outros debates: De que forma o anjo Gabriel apareceu à Virgem Maria? Como uma serpente? Uma pomba? Um homem? Uma mulher? Ele parecia velho ou novo? Como estava vestido? Era seu traje branco ou bicolor? Seu linho era liso ou não? Ele apareceu de manhã, de tarde ou de noite? Qual era a cor do cabelo da Virgem Maria? Ela tinha conhecimentos de mecânica e artes liberais? Teria ela o conhecimento íntegro do Livro das Sentenças e tudo que ele contém? (i.e., a compilação das obras patrísticas segundo Pedro Lombardo [1100?-1160], escrita 1200 anos após a morte de Maria). Mas estas eram apenas questões triviais. Também se agitavam por estas: Se, durante a concepção, a Virgem estava sentada, Cristo também estava sentado? E se ela estivesse deitada, Cristo também estaria deitado? A seguinte questão era um tópico de discussão favorito e os mais agudos teólogos nunca a solucionaram: “Quando um porco é levado ao mercado com uma corda amarrada ao seu pescoço, a qual é puxada em sua outra ponta por um homem: o porco é levado ao mercado pela corda ou pelo homem?” — D’ISRAELI, Isaac. Curiosities of Literature [Curiosidades da Literatura], Vol. I. Paris: Baudry’s European Library, 1835.

Esta última questão poderia ser resolvida facilmente por qualquer um com conhecimento de Física Clássica: o homem que puxa o porco com uma corda é puxado pelo porco com força de igual intensidade e direção oposta. Ou vice-versa, se o porco é que estiver tracionando o homem. As demais perguntas podem ficar como exercícios para argumentação de nossos leitores no campo dos comentários.

Memória Fotográfica: Platt D. Babbitt

Retrato de P.D. Babbitt (s./d.)

Retrato de P.D. Babbitt (s./d.)

Empreendedor nato, Platt Delascus Babbitt (1823-1879) foi o primeiro fotógrafo a fixar residência (e imagens) em Niagara Falls. Estabeleceu-se primeiro no lado canadense, em 1850. Três anos depois, passou para o lado americano das cataratas. Tornou-se famoso por suas fotos de turistas, pelo pagode construído como estúdio fotográfico no melhor mirante da época e pelas boas composições de seus daguerreótipos. Continue lendo…

Descoberta a bola quadrada

borosfereno

B-40, a nanobola (quadrada) de boro. [Imagem: Wang Lab/Brown University]

Ou melhor: a nanobola quadrada. Melhor ainda: a nanobora quadrada. Trocadilhos à parte (ou não, porque esse texto vai ter um monte), há uma nova bola no campo da nanotecnologia. O time que a encontrou é formado por pesquisadores da China e dos Estados Unidos. A equipe foi a primeira a apresentar evidências experimentais de que átomos de boro podem se juntar numa cadeia tridimensional fechada — similar às chamadas buckyballs, moléculas de carbono em forma de bola de futebol. Continue lendo…

Thomas Britton, o carvoeiro erudito

 

Thomas Britton, o carvoeiro musical (gravura de autor desconhecido, 1777)

Thomas Britton, o carvoeiro musical (gravura de autor desconhecido, 1777)

Pouco se sabe da vida deste curioso personagem que apareceu em Londres na virada do séc. XVII para o séc. XVIII. O que se sabe é que nasceu em Northamptonshire e, logo que pode, mudou-se para Londres, onde estabeleceu-se como vendedor de carvão — primeiro como empregado e mais tarde como autônomo. Também não se sabe se teve alguma educação formal, mas tudo indica que foi um autodidata, especialmente dedicado ao estudo da música, de livros antigos e talvez até de química. Continue lendo…

Categorias

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM