Comunicação gelada

640px-Geladas

Comunidade de geladas (Theropithecus gelada) nas montanhas Semien, Etiópia.

Sílabas se juntam em palavras, palavras se articulam em sentenças, sentenças se estruturam num parágrafo, parágrafos se sucedem num texto, textos constroem um livro, etc. Nas linguagens humanas, quanto maior o todo, menores as partes: palavras compridas tendem a ter sílabas curtas e frases compridas, por exemplo, contém palavras pequenas.

Esse fenômeno linguístico é descrito pela Lei de Menzerath. Tal como a sintaxe — recém-observada em pássaros —, pensava-se que essa lei fosse exclusividade da comunicação humana. Mas a mesma estruturação acaba de ser observada em macacos etíopes, segundo estudo publicado na Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS). Continue lendo…

A salvação de Ezra Pound

Ezra_Pound

[tradução de Saving Ezra Pound, publicado pelo Dr. Romeo Vitelli em Providentia]

Em 1945, o fim da II Guerra Mundial foi um tempo não só de celebração mas também de penitências. Enquanto os julgamentos de Nuremberg para os criminosos de guerra nazistas estavam sendo planejados, os processos contra os colaboracionistas avançavam rapidamente. Na Grã-Bretanha, o julgamento de William Joyce (a.k.a. Lord Haw-haw), acusado de traição por fazer propaganda nazista pelo rádio, terminou com sua execução em 1946. Mas ainda havia Ezra PoundContinue lendo…

Em uma palavra [277]

ruvinhoso (ru.vi.nho.so)
adj. 1.
que tem ferrugem; ferrugento; rubiginoso. 2. que tem caruncho, carunchoso. 3. fig. difícil de contentar; caprichoso, mal-humorado. [do lat. rubiginosu]

Para armazenar vento, junte zinco e manganês

ZnMnO2

Uma equipe de pesquisadores americanos buscava uma alternativa às baterias de íon de lítio. Meio que sem querer querendo, eles encontraram uma bateria recarregável tão barata quanto a usada em carros, mas muito mais eficiente. Tão eficiente que poderia ser utilizada para armazenar energia renovável, como o vento. Continue lendo…

A queda da maçã

Reject

No século XVI, bem antes de Isaac Newton e sua lendária maçã, o fruto da macieira ainda era encarado como o fruto proibido da mitologia bíblica. Assim, era melhor não chegar perto:

Um dos meios usualmente empregados por um bruxo para possuir suas vítimas com um demônio é oferecer-lhe algum tipo de comida e eu tenho notado que o mais comum é que se usem maçãs. Nestas, Satã continuamente reencena os meios pelo qual ele tentou Adão e Eva no Paraíso terrestre. Quanto a isso não posso deixar de mencionar o ocorrido em Annecy, na Savoia, no ano de 1585. Na borda da Ponte Hasli foi observada durante duas horas uma maçã, da qual emanava um ruído tão grande e confuso que, apesar de muito usada, as pessoas evitavam passar pela ponte. Todo mundo correu para ver essa coisa, embora ninguém ousasse se aproximar. Até que, como costuma acontecer, surgiu um homem mais ousado que os demais e, armado de um longo porrete, bateu na maçã, derrubando-a no Thoiu, um canal do lago de Annecy que passa sob aquela ponte. Depois disso, nada mais foi ouvido. Não se pode duvidar que aquela maçã estava cheia de demônios e que um bruxo foi frustrado em sua tentativa de dá-la a alguém. — Henry Boguet, Examen of Witches [Exame das Bruxas], 1590.

Uma maçã barulhenta? Seria um iPod ou um iPhone?

[Crédito da imagem: P1r via Visual Hunt / CC BY-NC-SA]

Em uma palavra [276]

palanca (pa.lan.ca)
s.f. Fort.
muralha construída com estacas ou troncos enterrados verticalmente e, em alguns casos, cobertos de terra ou barro; paliçada. [do esp. palanca, a partir do lat. phalangae = falange]

Como se ajustam as 20 mil engrenagens do relógio biológico?

relógio biológico

Viajar para o outro lado do mundo pode ser relativamente rápido hoje em dia, mas isso não quer dizer que seja confortável. Passar horas numa cabine pressurizada mal podendo esticar as pernas é ruim, mas o pior é desembarcar num fuso-horário completamente oposto.

Nem é preciso atravessar o planeta para enfrentar essa experiência: todo mundo sabe como é desconfortável o começo (ou o fim) do horário de verão. No entanto, nosso relógio biológico sabe se ajustar relativamente bem. Os mecanismos neuronais de controle do ciclo circadiano ainda são pouco conhecidos, mas já estão começando a ser estudados. Continue lendo…

No meio da (micro)multidão

metro

Sabe quando você está numa estação de metrô lotada? Todo mundo está praticamente parado mas aí você reconhece alguém (teu crush, um amigo de infância, o carinha que vende chocolates) no meio da multidão. Vocês se reconhecem, tentam se aproximar e (quase) conseguem. Segundo uma pesquisa recém-publicada, isso também acontece com multidões de corpos bem pequenos, como células e micropartículas. Continue lendo…

Em uma palavra [275]

coval (co.val)
s.m. 1.
zona do cemitério na qual podem ser escavadas as covas. 2. preço cobrado pela abertura ou reserva da sepultura.

Dois gigantes excêntricos

HD 80606b

O férvido HD 80606b, agora o segundo entre os planetas mais excêntricos. [Imagem: NASA/JPL-Caltech]

Eles são grandes, brilhantes, vistosos e andam de um jeito esquisito. Alternam períodos de adoração ao sol com mergulhos nas profundezas da escuridão. Chamam a atenção dos observadores mesmo a anos-luz de distância. Não, não são os excêntricos lordes ingleses. Estamos falando de planetas gigantes excêntricos. Continue lendo…

Categorias

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM