>

Mesmo com tamanhos (e até cores) diferentes, as moedas continuam sendo uma das formas mais inconvenientes de ter dinheiro. Elas são fáceis de perder e, em muitos casos, difíceis de juntar.
Mas o designer japonês Mac Funamizu parece teve uma ideia no mínimo interessante para facilitar a vida de quem lida com moedas. Em lugar de variações no tamanho, no material, na textura ou na cor, ele propõe o uso de moedas com formas diferentes. Mas não são formas aleatórias: o formato teria relação com o valor de cada moeda.

Para o conceito que chamou de Infographic Coins, Funamizu inspirou-se em duas coisas bastante caras a muitos geeks: o estilo simples da Apple e os gráficos em pizza. 
Além de facilitar a identificação — inclusive por pessoas cegas —, as moedas infográficas também teriam vantagens econômicas. Como geralmente usam menos material do que as moedas comuns, as infográficas teriam uma produção mais barata.
No entanto, como todo projeto, este também tem seus defeitos. Apesar das vantagens, moedas com formatos distintos podem ser mais difíceis de transportar. Os ângulos das moedas de 0,25 e 0,50 poderiam danificar bolsos mais sensíveis ou até mesmo causar ferimentos. 
Mas o conceito ainda pode ser melhorado se a ideia das moedas de 0,01 a 0,10 for ampliada para toda a gama. Seria ainda mais simples (e matematicamente correto) se todas tivessem o mesmo diâmetro. Assim, a moeda de 0,05 poderia ter uma faixa central um pouco mais larga que a de menor valor. Similarmente, as de 0,25 e 0,50 também poderiam ser redondas com espaços proporcionalmente vazios. Usadas em alguns países, as moedas de 2,00 poderiam simplesmente ter o dobro da espessura da moeda de 1,00.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...