Em uma palavra [132]

iconódulo (i.co.nó.du.lo)
adj. Teolog. que ou aquele que pratica iconodulia, ou seja, a adoração de imagens ou ícones. “A Igreja Católica é uma religião iconódula”; “A iconodulia dos Cristãos Ortodoxos é diferente da Católica”; seu antagonista é o  iconoclasta, aquele que destrói imagens.

A iconodulia não é fenômeno exclusivo da religião. Podemos falar também que, desde o aparecimento do cinema e da televisão, a humanidade tem se tornado cada vez mais iconódula. Para muitas pessoas – verdadeiros fanáticos – qualquer crítica ao seu ator/modelo/cantor/banda/filme/série ou simplesmente seu ídolo preferido só pode vir de um iconoclasta detestável.

chevron_left
chevron_right

Join the conversation

comment 0 comments
  • Frederico Batista Emídio

    É importante mencionar que apesar da Igreja Católica utilizar ícones em seu culto, ela não adora os mesmo.

    • Renato Pincelli

      Então ela os utiliza para quê, para decoração? Os devotos de santos não extistem? Não adianta negar, meu caro. A Igreja adora santos! Tantos que continua canonizando, como se cada vez mais fossem necessários.

    • rafinha.bianchin

      Maria, segundo a Igreja Católica Apostólica Romana, é uma santa. Foram feitas imagens representando-as e reza-se uma oração em sua homenagem, conhecida por "Ave Maria". Se isso não é adorar, o que o é? Se a Igreja Católica não adora Maria, não poderia adorar Jesus! Ambos tem imagens, orações, etc., o que mais é preciso para adorá-la?
      Tu és católico, Frederico?

  • rafinha.bianchin

    Olha que coisa boa, aprendi o que é iconoclasta (além de inocódulo, claro)!
    E destruir imagens é caso de destruir estátuas ou mudar hábitos? As atitudes dos Talibãs (no Paquistão?) podem ser consideradas como um atentado contra a cultura antes de ser considerado iconoclasta?

  • Igor Santos

    Catolicismo é a mais politeísta das religiões.

    • rafinha.bianchin

      Eu sempre pensei nisso também...

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comment
Name
Email
Website