The-Hobbit-Bilbo-Baggins-Wallpaper-the-hobbit-33042280-2227-12534

Nasceu. Depois de quase onze meses de gestação, meu primeiro (e inesperado) livro nasceu no último dia 09 de maio, por volta das 16h30, no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas do Instituto de Física de São Carlos. Apesar da ansiedade das últimas semanas, até que não foi um parto difícil.

Presentes à cerimônia de lançamento estavam os Prof. Dr. Antonio Carlos Hernandes (Pró-reitor de Graduação da USP), o Prof. Dr. Osvaldo Novais de Oliveira Junior (Vice-Diretor do IFSC-USP) e o Prof. Dr. Francisco Miguel Belda (diretor-administrativo da Editora Casa da Árvore, representando meu editor e eterno orientador, o Prof. Dr. Francisco Rolfsen Belda). Também compareceram aproximadamente uma dúzia de interessados, uma tia queridíssima e minha mãe.

E este que vos escreve? Após quase duas horas de viagem até São Carlos, tive alguns minutos de prosa com os professores que fizeram as honras da casa. Sentia-me meio desorientado, não sabia muito bem o que fazer. O que é natural, pois esse foi — assim espero — apenas meu primeiro lançamento. Consegui controlar meu nervosismo, fiz um discurso — que pode ser lido aqui —, ouvi muitos elogios e dei meus primeiros autógrafos, ainda meio sem jeito.

IMG_4352

Professores Antonio Carlos, Osvaldo, Francisco Miguel e este patético autor em seu discurso. [Imagem: Ass. de Imprensa/IFSC/Divulgação]

O discurso, que era o que mais me preocupava, acabou sendo o ponto alto do lançamento. Como enfatizou o Prof. Osvaldo, eu tenho

uma visão que vai muito além do que uma simples avaliação do significado das patentes patéticas. Você mostrou que tem um conhecimento abrangente dos problemas de inovação que temos no Brasil e no mundo, bem como os gargalos que temos que enfrentar. Porque, um dos maiores desafios de inovação tecnológica, hoje, é fazer com que a inovação traga bem-estar para a humanidade e não contribua para o aumento da desigualdade.

Foi um fim de jornada não menos inesperado. Mas está longe de ser o fim. O segundo volume das Patentes Patéticas já está sendo estudado. Também não descarto a possibilidade de uma segunda tiragem da seleção atual nem uma série de vídeos curtos de animação sobre o tema, demonstrando o funcionamento das invenções registradas nas Patentes Patéticas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...