Os navios anfíbios de Elblag

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Passeio de barco ou de trem? Em qualquer lugar do mundo, é uma escolha mutuamente excludente. Mas não é assim no Elblag Canal, situado no norte da Polônia. Com pouco mais de 80km de extensão, o Canal de Elblag liga o Lago Druzno (ao norte) ao Lago Jeziorak, passando pelas cidades de Ilawa, Ostróda e Elblag. Apesar da extensão, o canal é descontínuo.

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Projetado pelo engenheiro alemão Georg Jako Steenke (1801-1884) e construído entre 1844 e 1860 em território do então Reino da Prússia, o canal tem que vencer uma diferença de altitude de aproximadamente 100 metros entre os dois lagos. Normalmente, isso seria resolvido com a construção de barragens e eclusas, mas num trecho de apenas 9,5km seriam tantas as eclusas que a navegação se tornaria praticamente inviável.

Seria mais fácil tirar os navios do água e fazê-los subir a ladeira. E de fato é assim que o Canal Elblag funciona. Os barcos são colocados sobre uma plataforma que corre sobre trilhos. Essa plataforma é tracionada por um cabo de aço por meio de um plano inclinado.

Elbląg-Ostróda-kanaal

Apesar de curto, o passeio pelo canal é longo: são cerca de 11h para vencer os 80km de comprimento. Cada plano inclinado leva uns 20min. para ser vencido. Em um de seus guias de viagem, Michael Palin descreveu o passeio pelo Canal Elblag:

O canal parece ter alcançado o fim. Uma colina gramada está bem na nossa frente e é só. Então, após algumas instruções latidas, soa um sino e o Labedz entra em contato com um berço de ferro submerso. Gradualmente puxado por um cabo de aço, o barco emerge, adentrando terra firme, como um criatura saindo das profundezas, respingando lodo e algas. Seguros em nosso trole, que é montado sobre trilhos, nos reunimos no deque para observar o inacreditável progresso do nosso navio, ladeira acima. Lá embaixo, numa roça, uma família mal liga para um barco navegando pela ladeira de 45 graus de inclinação.

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São cinco “eclusas secas” ao longo do antigo Oberländischer Kanal: Buczyniec (elevação: 20,4m; comprimento: 224.8m); Katy (18,83m / 226m); Olesnica (22m / 262,63m), Jelenie (22m / 263,63m) e Calony Nowe, com elevação de 13,72m. Os barcos só passam por esses planos se tiverem as seguintes medidas máximas: 24,48m de comprimento; 2,98 de largura e 1,1m de calado. A carga máxima é de cerca de 50 toneladas.

Os planos inclinados têm dois trilhos paralelos, de modo que é possível fazer subir uma embarcação enquanto outra desce. Os cabos que puxam as plataformas com os barcos são movidos por casas de força equipadas com grandes rodas d’água que aproveitam a energia hidráulica por meio de encanamentos entre os trechos do canal.

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Desde 1945, o canal está em território polonês. Após sofrer sérios danos durante a II Guerra Mundial, foi restaurado e reaberto para fins turísticos em 1948. Elblag foi tombado pela UNESCO em 1986. Em 2014, passou por novas reformas e deve ser reinagurado no próximo verão europeu.

[via Atlas Obscura; imagens: Wikimedia e emazury.com]

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