A Evolução da Arte e dos Rituais

 A arte a o ritual são dificilmente separáveis. O que hoje vemos enquanto algo independente como a pintura, a moda, a dança, a música e as religiões não estavam tão claramente distintas em nosso ambiente ancestral. A perspectiva etológica busca em observações interculturais as constantes na manifestação da natureza humana. A arte e o rito, enquanto manifestações universais da natureza humana, podem ser foco de estudos etológicos sobre sua função evolutiva.

Uma das visões clássicas sobre a evolução do comportamento artístico e ritualístico em nossa espécie aponta para a coesão grupal como um elemento chave na seleção dessas manifestações. Os grupos em que a arte e os rituais tornavam mais coesos e integrados tinha vantagens para seus membros frente a outros grupos. No vídeo abaixo (de 4 minutos e meio), Ellen Dissanayake explica de uma forma rica e tocante essa visão evolutiva sobre nossa arte e rituais.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Discussão - 2 comentários

  1. Caio Maximino disse:

    Certafeita, quando ainda namorava a estudante de arquitetura, li um livro sensacional chamado “A História Social da Arte e da Literatura”. Traz algumas questões interessantes acerca das ligações entre arte, técnica e religião nas primeiras sociedades humanas, “pré-civilização”, fundamentada em registros arqueológicos. Eu recomendo.

  2. Renato disse:

    Marcola excelente video .. foi a idéia de edição que eu buscava..
    abraço

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Arquivos

Categorias

.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM