Londres, Onde Está Darwin?

 
Este que vos escreve, durante sua viagem pela Europa, foi “obrigado” pela evolução e sua história a passar um tempo em Londres na grande ilha onde Darwin nasceu, a chamada Inglaterra. Minha missão era achar Darwin! Por onde andarás o bom velhinho?
 
Como todo bom biólogo minha resposta foi no museu: perdi a noção de mim do tempo e do espaço dentro do Museu de História Natural de Londres. Tem de tudo, de Geologia a Biologia Humana passando por toda a “dinossaurologia” que acriançada tanto gosta e chegando até a Psicologia – atenção, memória, percepção, desenvolvimento e aprendizagem. Tudo muito interativo, animado e colorido. No setor dos animais para cada grupo taxidermizado exposto havia um painel ao lado mostrando seus antepassados imediatos, algo muito interessante.
 
 
O simples fato de ter um setor só de Psicologia já valeu! Pela primeira vez na vida ver esses assuntos num museu de História Natural foi fantástico. Mas é claro que um resquício de dicotomia Humano versus Animais pode ser observada pelo fato de que a parte de Evolução Humana estava muito longe da de Psicologia Humana. E além disso, não existe um setor de comportamento animal para fazer a ponte entre ambos. Mesmo assim, esse é um excelente passeio GRATUITO (com fotos liberadas) para pelo menos um dia e meio de puro deslumbre em História e Ciências Naturais para ser feito em Londres.
 

Infelizmente a parte sobre a comemoração para Darwin estava em reforma desde a exposição na época do Darwin Day. Segundo eles a exposição foi um sucesso tamanho que será parte integrante do museu, algo muito bom!! Havia a possibilidade de uma visita guiada por um pequeno pedaço dela, mas como era só mediante a agendamento no próprio dia, e dada a loucura de férias de verão não consegui pegar vaga.
 
marco e darwin museu londrs.jpgMas o melhor mesmo foi tirar fotos com a estátua de mármore branco em que Darwin está imponentemente sentado do alto da escadaria olhando para as infinitas formas vivas humanas e não humanas abaixo no museu. Mas eu não queria só Darwin em Mármore e nem ver onde estão seus ossos, queria vê-lo VIVO, na aparência e na mente dos ingleses.
 
 
 
Incrivelmente não vi um sinal se quer de comemoração do bicentenário de Darwin nos inglese nem em Londres. Eu era a única pessoa usando uma camiseta do Ciência Vista sobre Darwin!!! Nem mesmo o pessoal do Museu de História Natural e nem do próprio Madame Tussauds sabiam ao certo se havia uma estátua de Darwin lá. Depois de decepcionar-me com a parca área de Ciência do museu de cera de Londres (apenas Newton, Einstein e Hawkins) eu estava desacreditado.

 
 
Foi só quando decidi sair da Baker Street e esfriar a cabeça no aquário que como por acaso cumpri minha missão. É elementar meu caro Wallace, se evoluímos de espécies aquáticas então o autor do Origem das Espécies só pode estar no Aquário de Londres!!! Pois é meus amigos a estátua de Cera com as dimensões e feições reais de Darwin velho está “esquecida” num cantinho perto da fila dos ingressos do Aquário!!!
 
 
darwin e marco no aquario.JPGA parte boa é que não é necessário realmente entrar nem o Aquário nem o Museu de Cera para tirar sua foto com Dawin, basta entrar no aquário e virar a esquerda no final na fila da bilheteria. A parte ruim é que não há menção, indicação, celebração alguma entorno desta figura tão importante. Como disse em posts anteriores, pelo menos no Brasil estamos no ANO de DARWIN, 12 meses inteiros de celebração, estudo e divulgação.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Discussão - 2 comentários

  1. maria disse:

    nunca imaginei que o darwin tivesse olhos azuis.

  2. Davi disse:

    Que saga divertida.. rsrsrs
    Nunca tinha imaginado Darwin desse jeito, se estivesse passando por ele na rua, definitivamente não o reconheceria e perderia a oportunidade de um importantíssimo autógrafo..
    rsrs
    parabéns pela descoberta..
    Abraços

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Arquivos

Categorias

.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM