Symphony of Science

symphony of science 1.jpg

Sem sombra de dúvida o youtube intensificou as pressões seletivas sobre os memes audiovisuais da nossa espécie. E quando temos forte seleção e muita variabilidade disponível não precisamos de muito tempo para encontrar coisas extraordinárias. Mais um casamento promissor entre ciência e música se faz presente graças às técnicas de edição de vídeos. Hoje veremos o que o Symphony of Science tem a dizer sobre evolução.
O Symphony of Science, produzido por John Boswell, consiste em mais uma forma de trazer conhecimento científico e filosófico para o público em forma de música. Em cada vídeo encontramos vários cientistas famosos, como Attenborough, Dawkins, Hawkins, Goodall, P Z Meyer, Sagan e muitos outros, todos cantando suas palestras e falas de vídeos. O trabalho final soa muito bom, parece que eles realmente estão juntos cantando e a produção das imagens dos vídeos ficaram muito boas, interessantes e instigantes.

symphony of science 2.png

No site do the Symphony of Science encontramos cinco vídeos disponíveis para download, a história do projeto e as letras. Também quem quiser seguir o Symphony of Science no twitter e no youtube, receber notícias no email ou enviar alguma doação monetária encontra como proceder no site. Os clipes em sua maioria falam da astronomia e apenas um de biologia. É interessante que ambas disciplinas estejam presentes, pois o conhecimento científico atinge seu ápice de poder em nossas mentes se nos desvencilharmos do nosso antropocentrismo, tanto em escala planetária (não somos nem o centro do universo, nem nada especialmente diferente de outras galaxias), quanto na escala biológica (não somos nem o ápice da evolução, nem mais especiais do que qualquer outra espécie).

jane goodall.jpg

No vídeo abaixo veremos desde aspectos da origem da vida, da maquinaria celular até a árvore da vida formada pela linha indivisível de parentesco (daí o nome do vídeo “The Unbroken Thread”) que une toda a biodiversidade na Terra ao longo dos 4 bilhões de anos de evolução. Jane Goodall, que nesse 2010 comemora 50 ano do início de suas pesquisa observando o comportamento de chimpanzés em vida livre na África, deixa claro que quanto mais sabemos sobre as capacidades das outras espécies, mais percebemos como éramos e ainda somos arrogantes em sempre tentar nos separar dos outros animais. Pense nisso.
 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Discussão - 1 comentário

  1. Allan disse:

    As músicas são tão bacanas e emocionantes :D

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Arquivos

Categorias

.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM