A Beleza da Competição Feminina – Palestra com Maryanne Fisher

Depois de minha volta atribulada e ocupada ao Brasil voltamos à nossa série de palestras internacionais sobre Biologia Evolutiva e Psicologia Evolucionista. Lembrando que a idéia dessa série é a de complementar nossa formação no Brasil aumentando nossa exposição a idéias e pesquisadores internacionais sem precisar viajar. Depois de um ano no Canadá percebi a importância de estarmos bem mais integrados ao que europeus e norte americanos professores e alunos estão fazendo e sendo expostos a.

A palestra de hoje foi dada por Maryanne Fisher – professora do Departamento de Psicologia na Saint Mary’s University em Halifax, Canadá – no final de fevereiro desse ano no ciclo de seminário do Programa de Estudos Evolucionistas EvoS da Binghamton University, no ar desde 2007. Canadense, bem humorada e sagáz Maryanne Fisher fala sobre como as mulheres competem por parceiros amorosos, que foi tema de sua tese de doutorado. Ela mostra resultados de seus estudos usando fotos do rosto de estudantes testando e dissecando as estratégias de competição que mulheres mais adotam na busca por parceiros amorosos. Basicamente, ao contrário dos homens que facilmente partem para pancadaria, as mulheres competem de forma indireta, mas não menos efetiva.

 

O foco para elas não é tanto força bruta, inteligência ou riqueza, mas sim atratividade. Isso por que cada sexo compete exibindo as características valorizadas pelo sexo oposto. Então como homens valorizam mais atratividade e juventude nas mulheres do que elas nos homens, elas irão competir na arena da atratividade. Daí a importância que elas dão aos tratamentos e produtos de beleza. Elas no geral usam duas estratégicas básicas: elas tanto agem e fazem acreditar que são mais atraentes do que suas rivais, realçando a própria aparência, quanto fazem acreditar que suas rivais são menos atrativas do que elas realçando os defeitos alheios.
Trata-se de uma palestra de uma hora de duração, muito interessante, bem detalhada e bem apresentada. Inclusive Maryanne Fisher tem um blog de divulgação científica, o Love’s Evolver no Psyhcology Today. Nele ela aborda vários assuntos relacionados ao amor, evolução e psicologia. Lá vocês encontrarão muitos posts interessantes e picantes, entre eles o post justamente sobre o como as mulheres competem por homens. Um assunto muito negligenciado visto que o aspecto direto da competição masculina atrai muito mais atenção científica do que o aspecto indireto da competição feminina. O fato é que ambos os sexos competem por parceiros e ambos escolhem parceiros uns mais do que outros e de maneiras diferentes. Espero que aproveitem a palestra.

Maryanne Fisher – How Women Compete For Mates from EvoS on Vimeo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Discussão - 2 comentários

  1. hugodp disse:

    Marco, muito bom, você sabe me dizer se esses videos tem como colocar legenda?
    Amplexo.

  2. Marco Varella disse:

    Oi Hugo, obrigado pelo apoio e comentário. Sei que existem programas como o http://captiontube.appspot.com/ e o SubMagic que permitem colocar legenda em qqr vídeo q vc tiver baixado. Então acredito que é bem possível, mas talvez seja mais efetivo desafiar as pessoas a aprimorarem o listening pra poderem ver qqr outro vídeo futuro sem legenda. Mas concordo que tem casos e casos e os vídeos mais importantes tem que estar legendados mesmo. abrs

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Arquivos

Categorias

.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM