Celebrando o Darwin Day 2013

darwin day joven e beagleHoje, 12 de fevereiro, em meio ao carnaval e à renuncia do papa, estamos celebrando mais um Dia de Darwin aqui no MARCO EVOLUTIVO. Nesse 2013 Darwin completaria 204 anos. Um homem sentado nos ombros de cientistas gigantes do passado que foi capaz de ver mais longe. Darwin se libertou das amarras do pensamento religioso e estabeleceu a sólida base que unificou toda as Ciências Biológicas e foi além, hoje já está presente em toda grande disciplina das Humanidades.

Coexist2

darwinday2013.jpg.300x300_q85

Charles Darwin emancipou a mente humana, separou a Biologia dos dogmas da religião e preparou o terreno para nosso real entendimento dos fenômenos biológicos, incluindo o ser humano, sua origem e comportamento.

Muito já avançamos nesse sentido, mas ainda existem pessoas que teimam em fundamentar seus preceitos morais em fatos do mundo observável ao invés de o fazer em princípios morais. Sempre que uma moral da história é fundamentada num fato, como “a terra é plana”, “estamos no centro no Universo”, “as espécies não mudam”, “só existe macho e fêmea nada intermediário”, ou em lacunas factuais como “o que havia antes do Big Gang”, ou “o que aconteceu na vida pré-cambirana”, corre o risco de cientistas mostrarem novas facetas da questão inclusive que as observações anteriores estavam erradas.

coexist1

Já aqueles que, usando ou não de algumas da religiões existentes, fundamentam suas posturas éticas em fundamentos morais como a “igualdade de direitos e oportunidades”, não entrarão em conflito com as dimensões factuais do mundo, investigadas pela ciência. Por ser hoje também o Dia do Orgulho Ateu vale a pena recarregarmos as esperanças ao promovermos uma coexistência pacífica e independente entre os grandes sistemas religiosos, sociais, políticos e científicos, cada um na sua. Temos que aceitar nossa interdependência, promover nossa coexistência global e zelar pelas outras espécies e ecossistemas também.

wallace100

Esse ano, além de estarmos celebrando as contribuições de Darwin para a Ciência a Humanidade e ao pensamento racional, estamos celebrando os 100 anos de falecimento de Alfred Russel Wallace (1823-1913), co-descobridor do mecanismo evolutivo da seleção natural. 

aflred wallace

O museu de História Natural de Londres está fazendo uma grande exposição chamada Wallace100 para homenagear e relembrar os feitos de Wallace que esteve no Brasil, assim como Darwin, para estudar a biodiversidade. Ele sobreviveu a um incêndio e naufrágio do barco em que coletava na Amazônia. Salvou só poucas gravuras, todo o resto do material coletado por ele foi perdido. Descubra outros fatos interessantes sobre sua obra e sua vida, como o quanto teve a ideia da seleção natural delirando de febre.

entendendo a evolução UnicampO presente evolutivo deste Dia de Darwin é a tradução brasileira para o site da Universidade de Berkeley, Entendendo a Evolução hospedado no site do Instituto de Biociências da USP. Ótimo site para professores, jornalistas e interessados em geral. Apresenta dicas tanto para ensinar quanto para aprender Evolução. Dou um destaque para as potenciais armadilhas a serem evitadas e os equívocos que pessoas comumente atribuem ao evolucionismo, os quais devemos corrigir sempre. Existe também uma versão traduzida para o Espanhol, Comprendiendo la Evolución para nossos colegas hermanos também promoverem um melhor entendimento do evolucionismo atual em seus países.

Semana Darwin catavento 2013Em São Paulo, o Catavento Cultural e Educacional apresenta de 5 de fevereiro a 10 de março a Exposição Darwin: Evolução para Todos desenvolvida pelo Museu de Zoologia da USP que está fechado em reforma. O catavento ainda oferece oficinas sobre Evolução e Biodiversidade contando com origamis, desenhos e mais, além do teatro de bonecos “Darwin e a Bicharada!” Ambos ocorrerão no final de semana do dia 23 e 24 de fevereiro. Confira os detalhes no cartaz ao lado.

E para acompanhar nossos pensamentos darwinistas nesse Dia da Darwin ficamos com um vídeo bem interessante. Trata-se de uma paródia da múscia “Revolution” dos Beatles adaptada naturalmente esse ano de 2013 para celebrar a Revolução Darwinista que estamos vivendo que ajudando a contruir juntos.

Feliz Darwin Day 2013!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Discussão - 2 comentários

  1. 全国列车时刻表在线查询 ("Nacional consulta trem calendário online") disse:

    分析的很透彻,很欣赏你的看法,学习了。
    (“Análise é muito completa, muito apreciamos o seu ponto de vista, estudo.” Por Google translation)

  2. Maria Helena disse:

    Contra tudo que foi tão bem colocado aqui e meus padrões céticos, rs, é bem interessante a coincidência de datas, rs…Parabéns, gostei muito!

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Arquivos

Categorias

.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM