Variedades da Experiência Científica – Carl Sagan


Acabei de ler mais um excelente livro do Carl Sagan – Variedades da Experiência Científica, uma visão pessoal da busca por Deus.
O livro é uma transcrição de palestras na Universidade de Glasgow, para falar sobre “teologia natural”.
Talvez o título possa trazer alguma confusão para quem não leu o livro. O Sagan não acreditava em Deus, e talvez a melhor definição para ele seria o agnosticismo.
Já logo no início o Sagan demonstra que a insistência em considerar o homem como centro do universo nunca foi muito longe, e a cada avanço da ciência esta idéia era novamente massacrada. E ele segue dizendo que “na minha opinião, é que o deus retratado é pequeno demais. É um deus de um mundinho, e não um deus de uma galáxia, muito menos de um universo.”.
Outro desafio, bem semelhante ao encontrado em seu romance Contato, é sobre os sinais divinos, que são sempre obscuros. “Essa questão das provas da existência de Deus, se Deus tivesse querido nos dar alguma, não precisa ficar restrita a esse método meio questionável de fazer declarações enigmáticas a sábios antigos e torcer para que elas sobrevivam. Deus poderia ter gravado os Dez Mandamentos na Lua. Bem grande. Cada mandamento com dez quilômetros de comprimento. e ninguém poderia vê-los da Terra, até que um dia grandes telescópios fossem inventados ou uma nave espacial se aproximasse da Lua, e lá estariam eles, gravados na superfície lunar. As pessoas diriam: “Como aquilo foi parar lá?”. E haveria então várias hipóteses, a maioria delas extremamente interessantes.
Ou por que não um crucifixo de cem quilômetros em órbita da Terra? Certamente Deus seria capaz de fazer isso. certo? É claro, não criou o universo? Uma coisinha simples como colocar um crucifixo em órbita da terra? Perfeitamente possível.

O livro termina com um apanhado de perguntas e respostas, o assunto é muito interessante e a angústia aumenta ao se perceber que o livro se aproxima do fim.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Discussão - 6 comentários

  1. José Marcio disse:

    Não acredito, cara, que você está magoado porque eu disse que o Carl Sagan fez comentários artificiais.
    O Sagan descrendeciou Deus, chamou todos os religiosos de tapados e você ficou zangadinho com meu comentário simples, mas modéstia a parte bom pra caramba!
    Que é isso, só valem elogios? Você quer um blog somente para você e seus amigos? Mas que não lhe contrariem, não é mesmo? Grande lição de arejamento e democracia!
    Deixe de infantilidade,rapaz, veja se cresce um pouco!
    E não venha dizer que isso aqui é um blog somente de ciências, porque o que vem rendendo comentários são as críticas aos religiosos e esotéricos.
    Faz mal, não querido, aqui mesmo há melhores que você. E sem melindres!

  2. José Marcio disse:

    Se existe mago da palavra é o Carl Sagan
    Você pode me dizer onde eu consigo esse livro?

  3. João Carlos disse:

    «Ou por que não um crucifixo de cem quilômetros em órbita da Terra? Certamente Deus seria capaz de fazer isso. certo? É claro, não criou o universo? Uma coisinha simples como colocar um crucifixo em órbita da terra? Perfeitamente possível.»
    Mas, na verdade, Deus fez isso! O Sol, todo ano, “morre na Cruz” por três dias (se põe sobre o local no céu onde aparece o Cruzeiro do Sul – visto do Hemisfério Norte, é claro…) para “ao terceiro dia, ressurgir dos mortos” – um fenômeno mais conhecido como “Solstício de Inverno”, do qual derivam inúmeras mitologias originárias do Setentrião.

  4. Carlos Hotta disse:

    Opa! Quando eu vi o livro eu fiquei angustiado: será que o livro ia revelar que o Sagan era um católico ortodoxo?
    Agora posso até considerar lê-lo…

  5. Essa angústia perto do fim eu sinto em todo livro do Sagan.
    Pior vai ser quando eu perceber que estão chegando ao fim os livros dele que ainda me faltar ler! :S
    (E este é um deles)

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Arquivos

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM