Relâmpagos de Catatumbo

Uma das mais extraordinárias tempestades elétricas é encontrada na Venezuela, na foz do rio Catatumbo que deságua no lago Maracaibo. O fenômeno é conhecido como ´relâmpago de Catatumbo´ e pode ser visto durante 140 a 160 noites por ano durante aproximadamente 10 horas por noite em até 280 silenciosos relâmpagos de núvem para núvem em uma altitude de 5km ou mais.
A luminosidade dos relâmpagos pode ser vista até 40km de distância e é usada como um farol natural há séculos, sendo conhecida como ´Farol de Maracaibo´.
A confluência de ventos frios vindos dos Andes e ar úmido e quente que sobe do terreno pantanoso de Maracaibo pode ser o fator que contribui para este fenômeno único.

A região é considerada um dos maiores geradores de ozônio do mundo e pesquisadores procuram um modo de tornar a região protegida pela UNESCO.
A decomposição de matéria orgânica no lago e região pode ainda gerar uma alta concentração de metano na atmosfera conferindo uma importância ecológica ainda maior pela interação deste com a alta incidência de descargas elétricas.

maracaibo google earth
Via Fogonazos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Discussão - 1 comentário

  1. Francisco Heronildes disse:

    Muito lindo esse fenômeno da natureza, deve ter um gosto único, passa uma noite observando esses relâmpagos bem de pertinho. gostaria muito de poder…, para mim era está vendo uma das maravilhas do criador.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Arquivos

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM