Selenocisteína (selênio em ação)

Os aminoácidos conferem várias funções para as proteínas, e muita química interessante ocorre em poucos resíduos. Muitos resíduos hidrofóbicos como a valina e leucina tem um grande papel – eles não gostam de água, e ajudam a proteína a enovelar; mas a grande parte da catálise ocorre em poucos locais reacionais. Dois destes são a cisteina, e seu irmão raro, selenosisteína.
Indo para baixo na tabela periódica, as coisas ao mesmo tempo mudam e permanecem a mesma. Um cloro age muito como um bromo, que age muito parecido com um iodo, mas existem diferenças distintas em como eles reagem. Só adicionando um traço de iodeto de potássio em algumas reações com um carbono clorado irão apressar as coisas consideravelmente – o iodo é tanto um melhor nucleófilo e um grupo doador se comparado com o cloro.
Descer em um grupo pode ter alguns efeitos bonitos – a serina, que tem um -CH2-OH, é menos reativa do que seu par sulfurado, a cisteína, que tem um -CH2-SH. Continue descendo e você terá a selenocisteína, que tem -CH2-SeH. Um nucleófilo superlativo.
selenocisteina.png
Selênio é raro e fedido, e não encontrará muitas selenoproteínas na natureza. Embora quando você encontra, a evolução terá visto que o selênio tem a sua força – como em sua reação com o composto anti-câncer encontrado no curry, a curcumina.
http://scienceblogs.com/moleculeoftheday/2007/11/selenocysteine_21.php
Original (English) content from Molecule of the Day (http://scienceblogs.com/moleculeoftheday). Content translated with permission, but portuguese text not reviewed by the original author. Please do not distribute beyond this site without permission from both author and translator.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Discussão - 0 comentários

Participe e envie seu comentário abaixo.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Arquivos

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM