Criação de material didático digital


A boa dica para quem quer investir na criação de material didático digital é o livro “e-Learning and the Science of Instruction: Proven Guidelines for Consumers and Designers of Multimedia Learning” de Ruth C. Clark e Richard E. Mayer.

O ponto forte da obra é a dedicação com que os autores procuram sustentar os argumentos com informações retiradas de diversos artigos científicos na área. Ressaltando no final de cada capítulo os pontos mais discutíveis do tema e o que ainda precisa ser respondido com mais pesquisas.

Algumas das ideias dos autores:
princípio multimídia : os alunos aprendem melhor na combinação de imagens e texto
princípio da proximidade espacial: é mais adequado que o texto seja apresentado próximo das imagens
proximidade temporal: material deve ser apresentado com proximidade no tempo. Por exemplo, deve-se evitar dividir o conteúdo em duas telas (de computador/slide)
coerência: evitar palavras, sons e imagens que não são relevantes ao assunto
modalidade: quando o material apresentar áudio gravado deve-se evitar a repetição do mesmo conteúdo em texto.
– …

Claro que o livro apresenta estas informações de forma mais completa e embasada do que esta simples lista que fiz aqui.

Mais algumas informações sobre em
http://seer.ufrgs.br/renote/article/viewFile/14145/8082

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Discussão - 1 comentário

  1. Legal, eu sempre fico encanado com “dicas” que parece se basear apenas no “bom senso” e achismo dos autores. Sinto falta de informações embasadas em estudos.

    Ensino baseado em evidências deveria ser a regra.

    []s,

    Roberto Takata

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Arquivos

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM