Cerveja dourada

folhas de ouro flutuando dentro de uma garrafa de cerveja
Uma cervejaria da República Checa recentemente lançou um ‘tipo especial’ de cerveja que contém uma pequena quantidade de ouro – bem pequena! – apenas 0,018 gramas do elemento. O suficiente para justificar o marketing sobre o produto (que funciona, estou falando sobre), e para brilhar aos olhos dos aficionados pelo dourado da bebida.

A indústria optou por colocar finas lâminas de ouro na cerveja. Se fosse ouro em nanopartículas poderia ter o problema do surgimento de uma coloração diferente do lendário dourado; que dependeria da concentração, tamanho (de 5 a 400nm) e forma das nanopartículas. A sorte é que com apenas 0,018 gramas é possível obter uma bela folha do metal, graças a sua extrema maleabilidade.

Nanopartículas de ouro em uma suspensão líquida podem resultar em diversas cores, indo do vermelho intenso ao roxo pálido.

cores do ouro em solução
Esta imagem da Wikipedia ilustra a variação da coloração em relação ao tamanho relativo das nanopartículas.

O sabor não será alterado pelas folhas de ouro, que são insípidas. Já no caso das nanopartículas não se sabe. Ainda não encontraram uma forma ardilosa de justificar um projeto de pesquisa que envolva ouro e cerveja. (e depois repetir com aquele copo)

(vídeo sem legendas em português)

A tiragem especial de apenas 500 garrafas foi batizada de ‘Re’ (ou Ra) em homenagem deus do Sol no Antigo Egito, e disponível apenas para um número seleto de apreciadores.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Discussão - 2 comentários

  1. massacritica disse:

    Talvez se o cara resolver beber as 500 garrafas. Aí vai ter um garimpo no banheiro dele. 🙂

  2. Sibele disse:

    “O sabor não será alterado pelas folhas de ouro, que são insípidas.” Mas a ingestão não faz mal? Nas quantidades mínimas indicadas talvez não, mas em possíveis apreciadores compulsivos da loira gelada?

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Arquivos

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM