A culpa é do copo


Agora os enochatos terão razão quando dizem que a forma da taça afeta a experiência de apreciação de uma boa bebida! E a turma da ressaca pode achar mais um culpado em suas lamentações.

Artigo recentemente publicado no Plos One revela que o formato do copo pode afetar a velocidade do consumo de bebidas alcoólicas.

Pesquisadores da Universidade de Bristol acompanharam 160 voluntários (para beber sempre acham voluntários!) em sua percepção e comportamento no consumo de bebidas alcoólicas e não-alcoólicas.

O principal resultado foi que os voluntários consumiam a bebida alcoólica em uma velocidade 60% menor quando usando um copo normal (reto) se comparado ao copo com vidro curvo (B, na imagem acima). Tal efeito só foi observado quando oferecido um copo cheio e não em um pela metade, também não se observou o comportamento para o consumo de uma bebida não-alcoólica. Os voluntários também cometeram mais erros ao avaliar onde exatamente era a metade do volume de bebida em um copo curvo, quando comparado ao copo normal.

Agora bora repetir os experimentos…

Artigo completo em
Glass Shape Influences Consumption Rate for Alcoholic Beverages

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Discussão - 3 comentários

  1. […] Dica do Massa Crítica. bb_bid = "1641861"; bb_lang = "pt-BR"; bb_keywords = ""; bb_name = "custom"; bb_limit = "7"; bb_format = "bbc"; Tagged with: copo • pesquisa  If you enjoyed this article, please consider sharing it! […]

  2. massacritica disse:

    Não são todos apreciadores de vinhos que são chatos. Sou pesquisador (cientista) e conheço muitos cientistas chatos. 🙂

  3. fernando disse:

    só achei estupidez começar a matéria falando de “enochatos”. cai no mesmo erro da turba quando classifica cientistas como chatos, apenas por terem estudado seus assuntos.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Arquivos

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM