Sistema Solar em escala

Um problema complicado de ser revolvido na ilustração científica é a escala. Como representar algo gigantesco ou microscópio sem causar confusão e sem adicionar uma camada indesejada de desinformação?

Ilustrações sobre o Sistema Solar são (quase) sempre deformadas em algum aspecto. O Sol aparece como uma bola amarelo-avermelhada e rodada de outras pequenas bolinhas que representam os planetas. Algo estranho.

Para dar uma ideia do quão vasto é o Sistema Solar, foi criado na Suécia uma representação usando uma escala de 1 para 20 milhões. E mesmo assim o resultado foi gigantesco! O modelo ficou quase do tamanho da própria Suécia.

O Sol está em Estocolmo, representado pela construção conhecida como Ericsson Globe, com 110 metros de diâmetro. Para continuar em escala, Mercúrio teve que ser colocado a uma distância de 2,9km do Ericsson Globe (Sol), no museu da cidade, representado por uma esfera de 25cm de diâmetro. Vênus está a 5,5 km, representado por uma esfera de 62cm de diâmetro. E a Terra? A Terra foi parar dentro do Museu de História Natura de Estocolmo, a 7,6km de onde está o Sol, com 65cm de diâmetro.

O distante Urano foi parar a 146km, na cidade de Gävle, com uma esfera de 2,6m de diâmetro no Parque Furuviks. E os saudosistas pela era em que Plutão era um planeta, verão uma esfera de apenas 12cm de raio, a 300km de onde fica a representação do Sol, na localidade de Delsbo.

Quem quiser ir aos limites do Sistema Solar, terá que percorrer 950km. E ao chegar lá não verá nada, apenas as fundações de uma futura escultura que marcará o local.

Ericsson Globe, que representa o Sol.
Representação do Sol

A Terra
representação da Terra

Veja como ficaram as posições no mapa da Suécia.

o mapa e as posições dos planetas

Pelo menos os livros tem uma boa desculpa da falta de espaço.

Mais informações sobre este Sistema Solar em pequena-grande escala, podem ser vistas em http://en.wikipedia.org/wiki/Sweden_Solar_System.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Discussão - 0 comentários

Participe e envie seu comentário abaixo.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Arquivos

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM