Prêmio Bê Neviani

Prêmio

Bê Neviani

Porque não basta divulgar, tem que dispersar!

.

Depois do recente anúncio feito pela vetusta Biblioteca do Congresso (Library of Congress), comunicando que arquivará todas as mensagens públicas postadas no Twitter desde o início do serviço de microblog, não restam dúvidas de que esta mídia social veio para ficar.

Segundo os cofundadores Bizz Stone e Evan Williams, hoje o Twitter tem 105 milhões de usuários registrados, e 300 mil novos usuários ingressam no serviço a cada dia. Seu crescimento médio foi de 1.500% por ano, desde a fundação da “Twitter Inc” em março de 2006. O serviço atende a 19 bilhões de buscas por mês. Apenas comparando, o Google atende a 90 bilhões no mesmo período.

Não se pode negar – o Twitter é uma ferramenta 2.0 por excelência: seu conteúdo é gerado e compartilhado pelos próprios usuários. A dinâmica do microblog funda-se primordialmente na atuação dos tuiteiros, que seguindo e sendo seguidos, dispersam conteúdos virtuais.

A ação de tuiteiros que dispersam conteúdos relevantes no universo tuitiano merece destaque e deve ser aplaudida. Foi essa premissa que inspirou a criação do Prêmio Bê Neviani, reconhecendo a incrível capacidade de dispersão de tuítes com conteúdo diversificado, como cultura, ciência, tecnologia, notícias e muito mais, do perfil @Be_neviani.

Nunca houve uma tuiteira como @Be_neviani

Hoje, dia 22 de abril de 2010, estamos lançando o

Prêmio Bê Neviani:

porque não basta divulgar, tem que dispersar

.

Regulamento:

O Prêmio Bê Neviani é aberto a todos os tuiteiros que tenham blogues de conteúdo informativo: ciências, cultura (literatura, cinema, artes, fotografia, música, etc), filosofia, notícias, dicas e assemelhados.

Os blogues participantes da campanha tuitarão, no período de 23 de abril de 2010 a 23 de maio de 2010 links para seus posts, publicados em qualquer data e com qualquer temática, obrigatoriamente usando a hashtag #PremioBeNeviani e o encurtador de links Bit.ly.

Update 04/maio/2010: Por motivos alheios à nossa vontade, o Premio Bê Neviani teve seu período de vigência reduzido para 15 dias, do dia 23 de abril de 2010 a 07 de maio de 2010.

– No período de vigência da campanha, os retuítes (RTs) que os links desses posts receberem serão computados para a apuração de dois ganhadores, um em cada uma das duas seguintes categorias:

Categoria 1: blogueiros – o vencedor será o blogueiro cujo post recebeu mais RTs. O prêmio dessa categoria será o livro “Criação Imperfeita”, de Marcelo Gleiser.

Categoria 2: tuiteiros – o vencedor será o tuiteiro que deu RTs em qualquer dos tuítes postados durante a vigência da campanha. Essa categoria terá sua apuração por sorteio. O prêmio para essa categoria será o livro “Além de Darwin”, de Reinaldo José Lopes.

O anúncio do prêmio será em 30 de maio de 2010, pelo Twitter.

Update 04/maio/2010: Os vencedores serão anunciados via Twitter em 16 de maio de 2010, domingo.

Update 16/maio/2010: NÚMEROS DO PRÊMIO BÊ NEVIANI.

66 blogueiros-tuiteiros participantes em 73 blogs!

258 posts tuitados!

1742 tweets e RTs com a tag #PremioBeNeviani, sendo 985 válidos para a disputa!

Update 16/maio/2010: RESULTADO DO PRÊMIO BÊ NEVIANI

Categoria 1Tuiteiro que deu RT aos tuítes com a tag #PremioBeNeviani – escolhido por sorteio simples: @AndrasDix (ganhou o livro “Além de Darwin)

Categoria 2 – Blogueiro-tuiteiro cujo tuite de post recebeu mais RTs: @kenmori e seu @ceticismoaberto, com o tuíte: CeticismoAberto hoje no Programa do Jô http://bit.ly/9b6PX9 –  45 RTs!!!

Blogueiro, para participar, envie um tuíte para as administradoras @sibelefausto ou @dra_luluzita, ou então comente aqui, que entraremos em contato.

Abaixo, segue a relação dos blogues e tuiteiros participantes. À medida que mais blogueiros aderirem a essa campanha, essa listagem será atualizada.

.

Blog Blogueiro-tuiteiro [veja a lista no Twitter]

última atualização: 04/05/10

Antes de apresentar a lista, gostaríamos de fazer uma menção especial ao blog Never Asked Questions, do @rmtakata, que embora não esteja concorrendo, publicou um ótimo perfil de @Be_neviani, AQUI.

42 @uoleo

100nexos @kenmori

Amiga Jane @lacybarca

Anderson Arndt @anderarndt

Bala Mágica @balamagica

Bastos Lab @bastoslab

Biblioteca Médica Virtual @bibliovirtual

Biocientista @biocientista @Weruska

Blog do C.F.C. @carloscollares

Blog do Tom Zé @tomzemusic

Brontossauros no meu jardim @carloshotta

CeticismoAberto @kenmori

Chapéu, Chicote e Carbono 14 @reinaldojlopes

Ciência ao Natural @CienAoNatural

Ciência na Mídia @ciencianamidia

Diário de um Gordo @Edgard_

Discutindo Ecologia @brenoalves e @luizbento

Dicas Caseiras para quem mora só @uoleo

Ecce Medicus @Karl_Ecce_Med

Eco Desenvolvimento @clauchow

Efeito Azaron @efeitoazaron

Física na Veia @dulcidio

Ibrahim Cesar @ibrahimcesar

Ideias de Fora @IdeiasdeFora

Joey Salgado… mas bem temperado @joeysalgado

Karapanã @alesscar

Maquiagem Baratinha @AninhaArantes

Massa Crítica @luisbrudna

Meio de Cultura @samir_elian

Meio Digital @pedropenido

Minha Literatura Agora @jamespenido

n-Dimensional @renanpicoreti

O Amigo de Wigner @LFelipeB

O divã de Einsten @AninhaArantes

O que todo mundo quer @desireelaa

O Silêncio Nu @dariofduarte

Psiquiatria e Sociedade @danielmbarros

Química Viva @quiprona

Quiprona @quiprona

Rabiscos @skrol

Rainha Vermelha @oatila

RNAm @Rafael_RNAm e @ciensinando

Seres Coletivos @gisellezamboni

Scienceblogs Brasil @scienceblogsbr

Tage des Glücks @nataliadorr

Tateando Amarras @eltonvalente

Techboogie @gpavoni

Terreno Baldio @lacybarca

The Strange Loop @josegallucci

Toda Cultura à Nossa Volta @fabiocequinel

Tuka Scaletti @TukaScaletti

Twiterrorismo @AninhaArantes

Uma Malla pelo Mundo @luciamalla

Uôleo @uoleo

Você que é biólogo @tagomago_rj

XisXis @isisrnd

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Discussão - 11 comentários

  1. Sibele disse:

    É isso aí! Não basta divulgar, tem que dispersar!!! Viva a Bê Neviani!!! :D

  2. Samir Elian disse:

    UM RECADO PRA BÊ…
    A Bê aparecereu na minha vida em dezembro passado. Ela começou me seguindo (e eu achando que ela era uma fake, um script, sei lá o quê…) e eu fingindo nem vê-la. Depois resolvi segui-la, também e lembro-me que me assustava com aqueles tweets incessantes na minha time-line; e pensei seriamente em dar um unfollow nela. O que engraçado é que não esqueço o assunto do primeiro tweet que ela me mandou, e não foi um tweet qualquer não. Ela veio dar pitaco na minha vida. O.O” Eu fiquei extremamente indignado com isso e resolvi encará-la (virtualmente). Postei um tweet mais ou menos assim: “Ainda não entendi qual é a dessa tal de @be_neviani”. Ela foi e me mandou uma DM perguntando qual era o problema e o que eu queria saber. Perguntei quem ela era, o que fazia e tals… e a partir daí eu me apaixonei pela Bê (no bom sentido, é claro!). Com a convivência (virtual) e seus #FF #SS acabei conhecendo outras pessoas como a Lu, a Si, a Natália – além de alguns dos SBBr’s. Enfim. A Bê caiu de para-quedas na minha vida. E eu sou muito grato por esse evento ter acontecido comigo. Bê, parabéns! Tudo de bom para você hoje e sempre. Continue sendo essa pessoa carinhosa e disponível com todos (seja virtual ou pessoalmente). Um grande beijo!

  3. Bê neviani disse:

    Samir^^.Sibele:D Obrigada ,vcs nem imaginam como me fazem feliz todos os dias.Vocês são o presente maior. :)

  4. Essa campanha toda tá me deixando tão feliz!
    Bê querida, a convivência virtual contigo que me levou a conhecer outros tuiteiros maravilhosos, como bem comentou o Samir.
    Obrigada por tua presença em nossa timeline, e um ÓTIMO ANIVERSÁRIO!
    Não basta divulgar, tem que dispersar!

    =)
    Bjão!

  5. […] post faz parte do Prêmio Be_neviani – porque não basta twittar, tem que dispersar. Leia aqui mais sobre essa campanha criada pela […]

  6. João Baptista Lago disse:

    Bê Neviani estudava na UEL em Londrina (PR) e residia em SJ Rio Preto (SP). Como sua república não permitia o cientificamente necessário silêncio chá de jasmim + Heidegger, semanalmente viajava à sua residência em RP, onde trancava-se em seu quarto com as janelas fechadas e no mais cemiterial e solitário dos silêncios, o que lhe permitia aprofundar-se nos mistérios da ciência de modo adequado. Já era uma nerd, mesmo sem ter computador! E já vivia mergulhada nas redes sociais, mesmo antes da Internet. Porque naquele ônibus, freqüentado por estudantes da UEL, da Unesp de Assis e Marília e também de Rio Preto, ela já praticava a interdisciplinariedade, intercambiando conhecimentos durante a viagem de muitas horas. Ela era um verdadeiro hub, interconectando vários campos do saber. O pequeno Monobloco Mercedes-Benz, atualmente, encontra-se substituído por um grande Marcopolo. E nossa querida Bê Neviani, no Terceiro Milênio, continua fazendo o que já fazia no século passado: continua nerd, continua sendo um hub nas redes sociais do conhecimento, exercendo a transdisciplinariedade entre os saberes: em sua vida o Silva-tur, apenas, passou a se denominar Twitter.

  7. Clever Pinto disse:

    Já que tudo estará documentado na Library of Congress, daqui a pouco vou poder citar tweets em artigos científicos?

    Abraços!

  8. […] primeira edição do Prêmio Bê Neviani foi um sucesso! A segunda edição também! E agora, a 3ª edição! […]

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM