Se te chamarem de louco, você está no caminho certo

Das mãos do famoso Dean Kamen já saíram extraordinárias invenções.

Sempre buscando criar objetos que efetivamente mudam a vida das pessoas, o inventor e empreendedor inspirou a plateia presente no evento BetterWorld, que aconteceu dia 30 de abril no MIT. Organizado pelo fórum de empreendedorismo do instituto, o tema deste ano foi “Acelerando inovações do laboratório para o mercado”. Ao resgatar um pedaço da sua história, Kamen motivou e emocionou os ali presentes.

Fiquei imaginando Kamen-criança-inventora trabalhando no porão da casa dos seus pais, montando e desmontando objetos, criando máquinas. Seu talento me parece nato. Há 32 anos ele inventou a primeira bomba de insulina (AutoSyringe) para pacientes diabéticos. A pedido do cliente Johnson&Johnson, mudou em apenas seis semanas a geometria dos stents cardíacos. No início da década de 1990, ajudou a desenvolver o ThinPrep, teste muito mais sensível do que o tradicional teste Papanicolau para detecção de câncer cervical. 

“Talvez a nossa história de maior sucesso tenha sido o equipamento de diálise Homechoice PD”, disse. O aparelho é pequeno e permite que o paciente faça diálise em casa, todas as noites, evitando as inúmeras visitas ao hospital, o que faz com que ele se sinta bem melhor. Lembrei dos sofridos pacientes em diálise que eu esbarrava no Hospital das Clínicas, durante meu doutorado. Kamen contou que quando ele propôs tal tecnologia, disseram que ele era louco e que o produto nunca seria aprovado pelas agências regulatórias. “Esta é a melhor maneira de começar um projeto, sinal de que você está no caminho certo”, destacou.

Segundo o inventor, o equipamento mais sofisticado que eles conseguiram aprovar até hoje foi o iBot. Usando uma tecnologia de auto equilíbrio, o iBot é uma reinvenção da cadeira de rodas por possibilitar subir e descer escadas e deslocar em terrenos esburacados. Vale assistir ao hilário vídeo em que Kamen é entrevistado por Stephen Colbert.

iBot. Fonte: DEKA Research & Development Corporation

Ao tentar extrapolar o uso do iBot para uma área fora da medicina, Kamen lançou o Segway, um veículo – ecologicamente correto – de transporte pessoal . “Hoje sou conhecido como o homem Segway, mas confesso que gastei apenas um fim de semana para desenvolvê-lo e anos para chegar a outros produtos”, disse.

Segway, veículo de transporte pessoalFonte: Segway

Projetos e produtos não param por aí. Um de seus projetos atuais é o desenvolvimento de um braço protético (The DEKA Arm), encomendado pelo departamento de defesa do governo norte-americano. Kamen está envolvido também com o problema da falta de água limpa e de energia ao redor do mundo. Ao tentar superar o modelo antigo de grandes reservatórios de água, ele criou uma caixa – facilmente transportável para qualquer lugar – que fornece água potável a partir de qualquer fonte de água. “A política global e modelos de negócios desatualizados impedem a disseminação de tecnologias como esta. A solução tecnológica existe, mas não sei como resolver este problema não-tecnológico”, desabafou.

Foi tocante ouvir sobre invenções que vêm impactando a vida de tanta gente. Mas a parte mais comovente, na minha opinião, foi quando ele descreveu o programa FIRST (For Inspiration and Recognition of Science and Technology), criado em 1992 com o objetivo de inspirar jovens para carreiras de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, por meio de competições em robótica. Segundo Kamen, a ideia partiu do desconforto com o peso quase que exclusivo que o esporte tem na vida das crianças norte-americanas. “Elas sabem tudo sobre as ligas de futebol e de basquete, mas não sabem dizer o nome de um cientista”. Já ouvimos sobre este problema antes, certo? 

Não resisti e tive que colocar mais uma foto dessa figura inspiradora. E sorrindo ainda, como ele deve ter recebido as milhares de crianças que têm participado do FIRST.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Discussão - 1 comentário

  1. [...] Brasil: Tenho escrito aqui no “Pó” – que tem uma certa cara de diário – sobre eventos (Dean Kamen, IgNobel2010) e exposições (MIT150) que frequento, reportagens de ciência que saem na mídia [...]

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM