Preciosidades do MIT: Encyclopédie de Diderot

O bacana de caminhar despretensiosamente pelo campus do MIT é esbarrar em espaços preciosos como a pequena Maihaugen Gallery. Em seus aproximados 30 metros quadrados, a galeria abriga exposições de coleções raras das bibliotecas da instituição, como documentos, fotografias, livros e mapas.

Foi lá que vi volumes originais da famosa obra Encyclopédie, ou Dictionnaire raisonné des sciences, des arts et des métiers, editada por Denis Diderot. Apreciei imagens detalhadas dos trabalhos manuais de artesãos. Recursos de multimídia me ajudaram a compreender o valor da obra: um X no chão assinalou onde eu deveria pisar para que um sistema de som e vídeo fosse ativado. Logo acima da minha cabeça, uma cúpula acrílica me isolou: um mergulho no mundo dideroidiano.

Diderot classificava Encyclopédie como “um dicionário universal e analítico do conhecimento humano”, disse Kristel Smentek, professora de história da arte (MIT). Ela explica que a ideia de uma enciclopédia contendo todo o conhecimento humano não era nova. O escritor francês inovou ao colocar os trabalhos mecânicos como uma categoria de conhecimento universal tão valiosos quanto as ciências e as artes. Publicada em meados do século 18, a obra causou grande impacto pois à época a crença era que as ciências e artes existiam para enobrecer e edificar, enquanto o trabalho físico/manual era considerado bruto, irrefletido, tolo. Ao detalhar a complexidade, criatividade e habilidade de trabalhos mecânicos  – como artesãos produzindo cartas de baralho -, Diderot mostrou que a mente, não só as mãos, é importante para esse tipo de trabalho. Segundo a professora, tal obra iniciou uma mudança de percepção sobre trabalhos mãos na massa, abrindo o caminho para que escolas de tecnologia e engenharia fossem fundadas. 

Jeffrey S. Ravel, professor de história (MIT), explora a história e controvérsias da obra, críticas à igreja, iluminismo, entre outros. Assista aos vídeos se quiser saber mais.

Estou curiosa para saber qual será o tema da próxima exposição nesse precioso espaço.

Vídeos:

– Kristel Smentek

– Jeffrey S. Ravel

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Discussão - 0 comentários

Participe e envie seu comentário abaixo.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM