Brilhos múltiplos: música em defesa de tese das biológicas

A neve não me deixou chegar a tempo para a defesa de tese de doutorado do Gabriel Victora, que aconteceu há menos de duas semanas em Nova York. “Foi brilhante”, ouvi de algumas pessoas que lá estiveram.

Gabriel brilha também na música. Michel Nussenzweig, um dos seus orientadores, mostrou o vídeo abaixo na defesa, enquanto falava sobre a trajetória de Gabriel: de músico profissional para cientista.

Agora como imunologista, Gabriel faz as células do sistema imune brilharem. Usando uma combinação de técnicas, Gabriel ativa com precisão microanatômica as células que ele quiser, com o animal vivo, aproveitando a preciosa informação do órgão intacto, estudando como as células se comportam em tempo real. E depois ainda consegue resgatá-las para pesquisas posteriores. Fiquei com a imagem do Gabriel segurando uma lanterna, daí o título da reportagem que escrevi para a Revista Pesquisa FAPESP deste mês: Lanterna microscópica: Marcação de células permite conhecer como ocorre a seleção dos anticorpos mais eficazes (aqui).

Perdi a defesa, mas ao menos cheguei a tempo para a comemoração e conheci César Victora, pai do Gabriel, cujo trabalho foi capa da mesma edição da Pesquisa FAPESP. Ricardo Zorzetto foi quem escreveu a reportagem “Mil dias que valem uma vida: Introdução de outros alimentos durante a amamentação altera o paladar e aumenta o risco de obesidade” (aqui).

Ah, o trabalho do Gabriel foi publicado na prestigiosa revista Cell. Vejam abaixo como não é fácil a labuta de bancada nas ciências biológicas e a imagem que se tem da Cell (1:24 min). Vídeo do momento por aqui, sucesso absoluto entre os cientistas, com 1.593.527 acessos até agora.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Discussão - 0 comentários

Participe e envie seu comentário abaixo.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM