Artigo científico nasce de desafio lançado pelo Departamento de Defesa norte-americano

Pesquisadores do Media Lab, no MIT, estão em busca de estratégias para mobilização social em massa. Qual é a melhor maneira de envolver milhões de pessoas em situações como respostas a desastres e estímulo a atividades físicas?

O grupo, liderado por Alex “Sandy” Pentland, acaba de publicar um artigo na Science (infelizmente não é open access) sugerindo que o segredo é achar os incentivos corretos.

A pesquisa resultou de um desafio lançado em 2009 pelo Departamento de Defesa norte-americano.

Dez balões vermelhos foram suspensos em diferentes locais fixos nos Estados Unidos. O primeiro grupo que identificasse onde estavam os balões, usando redes sociais, ganharia 40 mil dólares.

Crédito imagem: DARPA (Defense Advanced Research Projects Agency).

Em pouco menos de nove horas, um time do MIT – competindo com outros 100 -, desvendou as coordenadas dos balões, usando a estratégia de espalhar a informação e ao mesmo tempo incentivar os indivíduos a participarem.

O incentivo veio em forma de dinheiro: 2 mil dólares para quem encontrasse um balão, mil dólares para a pessoa que tivesse convidado o ganhador, 500 para quem convidou o que convidou o ganhador, e assim por diante.

Analisando as estratégias adotadas por outros times, os pesquisadores do MIT relataram no artigo da Science que o altruísmo não foi o incentivo ideal neste caso. O time que ficou em segundo lugar conseguiu um número limitado de tweets prometendo que o dinheiro seria doado para a Cruz Vermelha (ou será que o problema foi o destino da doação?).

Começar com uma grande comunidade de seguidores no Twitter também não foi o determinante do sucesso. Dois times que contavam com um grande número de seguidores já estabelecido causaram uma primeira explosão de tweets, mas não conseguiram sustentar sua presença na rede social.

Sem generalizações, é claro. Certamente os incentivos mudam de acordo com a causa. 

Agora o Departamento de Defesa norte-americano lançou um novo desafio: reconstruir documentos rasgados (aqui). Será que vai render artigo científico?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Discussão - 0 comentários

Participe e envie seu comentário abaixo.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM