Aulas on-line: resolvi experimentar

No processo de escrita da reportagem “Aulas na Rede”, publicada hoje na Revista Pré-Univesp, me deparei com os termos “revolução”, “tsunami” e “disrupção” em vários artigos e reportagens descrevendo os consórcios recentes firmados entre universidades norte-americanas de elite para oferecer cursos on-line, de graça, em escala planetária.

Tsunami II, gentilmente cedida por fallrod (Flickr).

 

É o caso do edX, uma parceria entre o MIT e a Universidade de Harvard (o vizinho Massa Crítica noticiou), e da parceria das Universidades de Stanford, Princeton, Michigan e Pennsylvania com a empresa Coursera.

Se é mesmo uma revolução, não sei ainda. Há ponderações lá na reportagem. Só sei que resolvi experimentar um desses MOOCs (da sigla em inglês, massive online open course) e me inscrevi em um curso sobre vacinas que começará no próximo dia 25.

Paul Offit, professor da Universidade da Pensilvânia, abordará a história, ciência, benefícios e riscos das vacinas, controvérsias em torno do tema, além de respostas a perguntas comuns que os pais têm sobre vacinas.

Há dois dias recebi um email de boas-vindas do professor, informando que em cada uma das quatro (ou cinco) semanas do curso terei que assistir a uma série de aulas. Se for seguir o padrão de cursos anteriores, as aulas serão oferecidas no formato de vídeos curtos. Outra exigência é que eu participe de fóruns de discussão que serão monitorados pelo professor e por seu assistente (teacher assistant, da sigla em inglês TA).

Ao final de cada sessão, terei que responder a questões de múltipla escolha. Depois conto aqui no blog como foi a experiência.

Aproveito para divulgar um evento sobre MOOC, organizado pela Universidade de Harvard, que será transmitido ao vivo pela internet na próxima terça-feira, 19 de junho, 1:30 pm, horário de Brasília (aqui).

Listo abaixo outros cursos oferecidos pelo Coursera (todos em inglês). Qualquer pessoa pode se inscrever!

Início dia 25 de junho:

Health Policy and the Affordable Care Act
Prof. Ezekiel Emanuel, University of Pennsylvania, 8 weeks
https://www.coursera.org/course/healthpolicy

Fundamentals of Pharmacology
Prof. Emma Meagher, University of Pennsylvania, 4-5 weeks
https://www.coursera.org/course/pharm101

Vaccines
Paul Offit, MD, University of Pennsylvania, 4-5 weeks
https://www.coursera.org/course/vaccines

Início dia 23 de julho:

Fantasy and Science Fiction: The Human Mind, Our Modern World
Prof. Eric Rabkin, University of Michigan, 10 weeks
https://www.coursera.org/course/fantasysf

Internet History, Technology, and Security
Prof. Charles Severance, University of Michigan, 6 weeks
https://www.coursera.org/course/insidetheinternet

Introduction to Finance
Prof. Gautam Kaul, University of Michigan, 10 weeks
https://www.coursera.org/course/introfinance

Listening to World Music
Prof. Carol Muller, University of Pennsylvania, 7 weeks
https://www.coursera.org/course/worldmusic

Cardiac Arrest, Hypothermia, and Resuscitation Science
Prof. Benjamin Abella, University of Pennsylvania, 4-5 weeks
https://www.coursera.org/course/cardiacarrest

Em julho, data a ser confirmada:

Basic Behavioral Neurology
Prof. Roy Hamilton, University of Pennsylvania, 4-5 weeks
https://www.coursera.org/course/neurobehavior

Os cursos abaixo começaram no dia 11 de junho, mas ainda é possível se inscrever:

Algorithms: Design and Analysis, Part I
Prof. Tim Roughgarden, Stanford University, 6 weeks
https://www.coursera.org/course/algo

Cryptography
Prof. Dan Boneh, Stanford University, 6 weeks
https://www.coursera.org/course/crypto

Introduction to Sociology
Prof. Mitchell Duneier, Princeton University, 6 weeks
https://www.coursera.org/course/soc101

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Discussão - 5 comentários

  1. Eden Thiago disse:

    Estou fazendo dois pelo Coursera, Design e análise de algoritmos e Criptografia, pois tbm estou cursando faculdade de análise de sistemas, e estou gostando bastante, sendo um curso on-line, eles tentam dar um retorno na maioria das questões que você erra, para ajudar você a se corrigir e acertar ela, mas aí que reside o problema da escala global que eles fizeram, não da para o professor tirar dúvidas diretamente, muito menos na hora que você as teve, mas o fórum é um bom local para tirar essas dúvidas, e pelo menos nessas duas o formato dos vídeos, similiar ao Khan Academy, é muito bom

  2. Leopoldina Batista disse:

    Gostaria de saber se as avaliações finais são longas e requerem um domínio da escrita em inglês. Estou muito entusiasmada por alguns cursos, mas infelizmente o conhecimento da língua inglesa é “razoável”.É necessário pleno dominío da língua ou não?

    • podeimburana disse:

      Leopoldina,
      O curso sobre vacinas não teve uma avaliação final e sim testes curtos ao longo do mês, com questões de múltipla escolha. Sobre o domínio da língua inglesa, depende muito da área. A minha sugestão é que você se inscreva em um curso de interesse e experimente. É tudo de graça!
      Um abraço,
      Cristina

  3. Leopoldina Batista disse:

    É necessário pleno dominío da língua inglesa?

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM