Transtorno Obsessivo-Compulsivo e os Famosos

Você conhece o Transtorno Obsessivo-Compulsivo? Esse termo é utilizado quando as pessoas costumam ter pensamentos obsessivos que não conseguem tirar da cabeça, se comportam de maneira exageradamente repetida ou seguem rituais sem nenhum sentido aparente para aliviar alguma sensação de ansiedade.
Conheço muita gente que tem algumas pequenas manias, mas em uma frequência elevada pode trazer consequências indesejadas. O tratamento psicológico traz ótimos resultados. Veja algumas celebridades que apresentam alguns destes padrões de comportamentos:
Cameron Diaz
Apesar de sua conhecida cena do “gel de cabelo” em Quem Vai Ficar Com Mary, ela relata que não aguenta germes ou “fluidos” de outras pessoas. Ela diz que esfrega maçanetas de porta com tanta força para limpá-las que chega a sair tinta. Ela também lava as mãos e o chão “muitas vezes” todos os dias e chega a usar os cotovelos para abrir portas, para assim não pegar germes nas mãos.

David Beckham
David Beckham também tem seus problemas. Ele odeia números impares e é obcecado por simetria – se tem algo em trio, ele esconde o terceiro fora de seu campo de visão. Se vê algo meio torto, não descansa antes de “desentortar” a fila. Antes de se hospedar em algum quarto de hotel, ele diz que coloca todos os livros e panfletos juntos em uma gaveta.
Leonardo DiCaprio
Quando criança, não podia pisar em fendas ou bordas. Ele superou estes problemas até interpretar Howard Hughes no filme O Aviador. Ele reviveu seus antigos hábitos para entrar no papel do personagem fóbico Hughes e acabou caindo de volta no hábito – ele se atrasava frequentemente nas filmagens porque tinha um modo específico de andar para chegar ao set e refazia todos o caminho se cometesse algum erro.
Charles Darwin
Não são só os contemporâneos que apresentam tais características – evidências mostram que Darwin também apresentava estes tipos de comportamentos, incluindo outros relacionados à pânico, agorafobia e hipocondria. Esta pode ser um dos motivos do quanto ele detalhava os fatos – ele até mesmo anotava o volume e força dass campainhas em seus ouvidos todos os dias (Darwin sofria de uma condição que o fazia ouvir um zumbido permanente na ausência de qualquer fonte externa o emitindo).
Retirado de Neatorama – Eight Famous OCD Sufferers.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Discussão - 15 comentários

  1. Behaviorista disse:

    Bacana! Isso mostra que o TOC não é tão incomum como muita gente pensa… e que não é coisa de gente doida ou esquisita!!

  2. adao disse:

    espero que o avanço da medicina traga a cura para as pessoas que necessitam

  3. Natalia fagundes disse:

    Achei maneiro saber q isso naum é tão prblematico
    Queria uma ajuda pq eu sou uma pessoa depreciva demais

  4. Rafael muniz disse:

    eu venci o toc, e gostaria de ajudar outras pessoas a se curarem.

  5. Gostaria de saber como entrar em contato com Rafael Muniz que deixou o recado da sua cura do toc. Obrigada

  6. Ilma Norden disse:

    Também gostaria de entrar em contato com o rafael Muniz. Podem me repassar o e-mail dele? Desde já gradeço, Ilma

  7. giovana disse:

    Tenho TOC e estou trabalhando para vence-lo! Nao é assim tao simples…….

  8. Larissa disse:

    Eu tbm tenho TOC, não encontrei a cura, mas tenho uma forma de amenizar muito os sintomas e pensamentos. Gostaria de ajudar quem estiver passando por isso…

  9. Daniela disse:

    POXA VIDA COMO EU SOFRO COM O TOC, MUITAS VEZES QUERIA QUE FOSSE UMA FERIDA EXPOSTA, PQ QND NÃO VEÊM NOSSA DOR, ACHAM QUE SOMOS FRESCOS, POUCAS PESSOAS ENTENDEM, É DIFICIL, HÁ MUITO TEMPO EU ME TRATO, TENHO MINHAS RECAÍDAS, MAS VENCI MUITA COISA. Quem tem toc é um lutador, é assim que eu me sinto.

  10. Kamila disse:

    Gente to sofrendo demais… gostaria de conhecer a história da Larissa e do Rafael de superação… =]

  11. Elaine disse:

    Gostei dos comentario, queria entrar em contato com rafael muniz que consegui vencer o toc, tenho alguem q sofre com isso, e não sei como ajudá-la. Obrigada.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

.

.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM