Coulrofobia: O Medo de Palhaços

Alguns dias atrás me deparei com esse vídeo que mostra uma mulher sofrendo de fobia de palhaços. Achei interessantíssimo, logo o traduzi para o português e já está disponível também no Youtube.

É muito comum as pessoas utilizarem medicamentos para diminuir sua ansiedade em casos como este. Mas será que só os medicamentos é realmente eficaz? Buscamos na medicina as curas para nossas doenças, mas sentir ansiedade está longe de ser uma doença. É uma resposta natural do organismo à situações ameaçadoras. Watson mostrou há muito tempo atrás que a definição de ameaçadora é bem subjetiva: aprendemos a ter medo de diferentes estímulos a partir das nossas experiências de vida, mesmo sem sabermos explicar como aprendemos. A lista de possíveis fobias, portanto, é gigantesca – é um absurdo considerar que exista uma diferente causa biológica para cada um destes medos.
A terapia de base comportamental é sem dúvida o meio mais eficaz de sanar estes problemas. Este vídeo mostra bem o uso da dessensibilização sistemática com uma cliente que, provavelmente, já estava em tratamento por algum tempo (afinal de contas, seria muita maldade colocá-la de frente à um palhaço logo na primeira sessão).
A ansiedade da mulher no vídeo baixa com o tempo, o que é a resposta esperada. A próxima vez que ela se deparar com um palhaço muito provavelmente sua reação será menos exagerada. Se a fobia tivesse sido causada por um vírus, um problema genético ou desequilíbrio químico no cérebro, eu pergunto, para onde foi o agente causador?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Discussão - 32 comentários

  1. Antonio Carlos disse:

    Muito interessante sua pergunta ao final do seu comentário. Cabe a resposta àqueles que defendem esssa possição organicista.

  2. Iago de Campos da Silva disse:

    oi
    gostaria de saber quais doenças a colro fobia pode dar na pessoas se a consequencia da atitude que o terapeuta fez é grave? pois eu acho que é uma maldade colocar a mulher que tinha um medo de palhaço na frente de um palhaço.
    obrigado

  3. A exposição não traz efeitos colaterais ao cliente, pelo contrário, é um dos momentos que mais traz resultados benéficos. É uma pena que este vídeo termina justo no momento em que a ansiedade da cliente começa a diminuir.
    Toda exposição é feita de forma gradual e controlada, e também com o uso de técnicas de relaxamente. Pode parecer cruel para quem está de fora, mas é eficaz e o cliente fica satisfeito com os resultados. Cruel é viver com medos que prejudicam a vida.
    Só lembrando, ninguém faz tal exposição nas primeiras sessões e muito menos se o cliente não estiver preparado e consciente do que será feito!!!

  4. Iago de Campos da Silva disse:

    oi
    uma vez minhas amigas daniele e cátia se vestiram de palhaçinhas e logo eu comecei a chorar quando estavam vestidas e logo descobri que tinha medo por causa de que tem o rosto pintado. vi em um site que é de 4 a 6 anos e eu tinha 9.
    isso é normal pra minha idade?
    tenho o seu video do youtube e está disponivel na minha comunidade no orkut.
    obrigado

  5. Pode acontecer em qualquer idade.
    Qual sua comunidade no orkut?

  6. Iago de Campos da Silva disse:

    Iago de Campos da Silva. lá em videos voce clicrá em “coulrofobia:o medo de palhaços” e clicando aparecerá uma tela com o video.

  7. Jussara Castilhos disse:

    É somente encarando de frente nossos medos que poderemos vencê-los. É lógico que esta abordagem é feita com base teórica e certamente é o que há de mais eficaz nesses casos. Profissionais treinados atingem resultados ótimos com essas tecnicas. Quem não as conhece, deve conhecer, é quase que uma lógica, do contrário, passamos a vida correndo de um monstro que criamos e vamos alimentando com o medo. E segue o baile!

  8. Maísa disse:

    Morro de medo de palhaços, acho que a causa disso foi quando criança, eu ia num passeio de escola, à gravação do programa do Palhaço Bozo, mas ele não pôde comparecer justo nesse dia, então fomos passar o dia no aeroporto, entramos em aviões, conversamos com pilotos, lembro como se fosse hoje, e eu passei muito mal, quase desmaiei quando soube que não ia ver o tal Bozo, Isso já tem mais de 20 anos e até hoje morro de medo de palhaços. É uma situação terrível, só de vê-los começo a tremer.

    • Cara Flávia e colegas,

      Muito prazer, me chamo Wilson Vasconcelos e sou palhaço a muitos anos. “Todos” os dias quando vou trabalhar encontro muitas pessoas com fobas de diferentes graus relacionado a figura do palhaço. Acho isso péssimo, tanto pra quem sente esse pânico quanto pra nós, artistas, trago acima de tudo em minha “missão” o desejo sincero de fazer bem as pessoas. Ver alguém cair na gargalhada comigo é um prazer indescritível. O que me conforta é colecionar momentos em que consegui fazer uma criança ou um adulto perder, em segundos, o medo. Já vi muitos pais chorarem de emoção por verem (espantados) seus filhos em meu colo. Então o que lhe sugiro é que entre em meu site, me veja sem maquiagem e com maquiagem. E a todos os colegas que sofrem disso (inclusive ao Sr. Dr. Felipe) disponho-me a criar um vídeo interativo (inclusive com perguntas que o Dr. pode sugerir) onde vu, muit lentamente me maquiando e conversando, de forma muito leve, lenta e divertida. Eu garanto que faço QUALQUER PESSOA perder esse medo incômodo.
      Desejo boa sorte, muitas gargalhadas e um carinhoso abraço a todos.

  9. Flávia disse:

    Olá, tenho uma filha de 4 anos q na sua festinha de 1 ano teve palhaço, e na de 2 um elefante (personagem). A partir dos 3 começou com medo de tudo, papai noel, palhaços e ontem a levei em uma festinha que tinha um personagem dos Backyardigans, ela se descontrolou totalmente, parecia que estava sendo metralhada. Gritou tanto q toda a festa parou. Pedi para o tio tirar a cabeça para ela ver que era uma pessoa, ela implorou q ele não colocasse mais. Não sei como agir….

  10. andreia disse:

    eu tenho tanto medo dos palhaços que andam por aí…enao os palhaços aí da estrada so me *****

  11. Georthon disse:

    Olá.
    Gostaria do link por e-mail do restante dessa reportagem.
    Pode ser?
    Abraços…
    bela matéria!

  12. Felipe Epaminondas disse:

    Eu também gostaria, mas infelizmente não tenho… rs

  13. Yara disse:

    Nossa muito interessante esse post e o video também !! Estou fazendo um trabalho de psicologia, a minha parte é sobre Dessensibilazação sistemática !! Agora sim eu entendi como é esse processo !!

  14. Sabrina do Vale disse:

    Estudo jornalismo e preciso entrevistar uma pessoa que tenha coulrofobia. Alguém poderia me dar algumas informações?
    Grata.

  15. Sabrina do Vale disse:

    Estudo jornalismo e preciso entrevistar uma pessoa que tenha coulrofobia. Alguém poderia me dar algumas informações?
    Grata.

  16. Olá amigos (as),
    Sou palhaço a muitos anos e sempre, (semanalmente a 20 anos) me deparo com alguém com muito medo. Por isso desenvolvi algumas técnicas para fazer com que as pessoas (em sua maioria crianças) percam o medo. Gostaria de me colocar a disposição de todos nesse sentido. Levo isso muito a sério e respeito, absolutamente esse medo. A propósito, parabéns Felipe e conte comigo.
    Abraços,
    Wilson Vasconcelos.
    Palhaço Gelatina.

  17. Cintia disse:

    Estou precisando saber mais a respeito, se for possível, é claro! Meu irmão (27 anos) ao sair com uns amigos se deparou na metade de uma festa com um palhaço;do nada ele pediu aos amigos que pedisse para o cara se afastar dele.De imediato foi aquela zoação e ningue´m acreditou q ele tivesse com medo. O q gera essa fobia?O q pode ser feito?

  18. Pandorah disse:

    Eu tenho muito medo de palhaços. Não sei explicar de onde vem esse temor. Sinto-me muito incomodada na presença dessa figura. Já tentei me expor a situação, indo a circo, festinha de criança e não consegui ultrapassar esta barreira que é esse medo, sou uma mulher adulta e já me peguei chorando de medo de palhaço.

  19. Laís disse:

    Boa tarde. Tenho Coulrofobia desde pequena, certa parte da minha vida essa fobia nao existiu mais, porem aos 13 anos tive recaidas e resultados que me incomodam muito! tenho 18 anos e me deparo com muitos palhaços em minha cidade… o problema é o susto ao velos de primeira, eu nao consigo me controlar, hoje eu quase desmaiei, pq alem de ver o palhaço de surpresa ele percebeu que eu estava com medo, e a palhaçada com a minha cara foi pior!!
    Muitos riem de mim, me sinto frustada! mas só quem tem alguma fobia sabe como é horrivel se sentir ameaçado por uma coisa tao futil! |Peço para outros leitores terem um pouco mais de compreensão, pq todo mundo tem medo de alguma coisa!!! tm cura? talvez…. mas passar pelo que a mulher passou na frente de outras pessoas, SIM, é crueldade!

  20. Sou palhaço ( dr. tim tim) de hospital, tenho um projeto em minha cidade
    ( Jacarei sp)., Respeito as pessoas pelo medo, nunca aproximo sem o consentmento da criança ou adulto. Deparo sempre com esta situação
    mas com o tempo aprendemos tecnicas para não constranger.
    Estou a disposição para ajuda-los.

    O RESPEITO FAZ A DIFERENÇA.

  21. Nadyne disse:

    Eu não sei se tenho medo de palhaço, pois nunca vi um palhaço pessoalmente, mas eu tenho um medo muito parecido. Que é de pessoas com certas fantasias. Fantasias desse tipo: http://3.bp.blogspot.com/-TOKtlCN6G4M/TWKv5bNlu_I/AAAAAAAAAhc/idXSmnbufWo/s1600/mickey-mouse.jpg
    Aqui onde eu moro tem um tremzinho com minnie, mickey, pato donald, etc.. e eu morro de medo, tneho pavor, uma fobia gigante. Eu sempre choro muito, fico tremendo e o meu coração despara. Mas eu não sei qual o nome se dá a essa fobia e se é a mesma fobia que as pessoas tem dos palhaços. Se alguem puder responder pro meu email fico grata: [email protected]

  22. Mirian Quadros disse:

    nossa vi este vídeo e cheguei a chora pq me vi nele….tenho muito medo de palhaços e as pessoas riem e fazem graça disso, não se dão conta que é sério…esse medo me causa grandes transtornos pois tenho um filho de 5 anos e nunca levei ele num circo…uma vez entrei numa loja e nela havia um homem vestido de palhaço, disfarcei para que ninguém percebesse meu medo, mas qdo este mesmo chegou perto de mim eu comecei a gritar exageradamente….passei muita vergonha e constrangi minha irmã que estava ao meu lado…enfim isso é muito sério e até dois anos atrás eu pensava que era só eu que tinha este medo…mas a matéria foi muito boa…parabéns!!

  23. Gabbe disse:

    eu tenho medo de palhaços, mas preciso de ajuda pro tratamento, minha mãe ainda não sabe, mas eu queria muito acabar com isso :/

  24. Rogério disse:

    Minha filha não tem esta fobia, a qual eu nunca pensei que fosse tão comum.A primeira vez que ela viu palhaços,tinha 1 ano e 7 meses e não estranhou.Viu a dupla da franquia Patatí Patatá, que visitaram a escola dela.Hoje ela está com 5 anos e ama os dois.
    Acho muito legal o trabalho deste grupo,pois, ajudam a tirar o medo das crianças de palhaços.

  25. Rogério disse:

    Assistí o vídeo e tive uma conclusão meio drástica(bem,sou administrador não psicologo).Tenho um cachorro Cocker,quando ele era pequeno na primeira virada de ano em casa,ele estava desesperado com os a queima de fogos.Queria entrar em casa a todo o custo, se embolava nas pernas de meu pai para entrar em casa.Meu pai não deixou e disse:”…ele tem de lutar com o medo dele ficando com medo”.Ou seja,transformar”veneno em remédio”como dizem os budistas.

  26. ozanara disse:

    Um dia desses eu fui para uma festa a fantasia com o tema Transilvânia, chegando lá me deparei com personagens d filmes d terror, ex: Fred, Samara, Jayson, entre outros, simplesmente entrei em pânico, fiquei apavorada, e por mas q minha amiga falasse q era só pessoas fantasiadas ñ conseguia me controlar, até chorei d medo, gostaria de saber se isso faz parte da Coulrofobia??

  27. Dan disse:

    Já sou adulta, mas, até hoje morro de medo de palhaços. Já tentei encarar, mas, acabei correndo quando me deparei com um. Eu não me lembro de nenhum fato que possa justificar meu comportamento. Eu tenho vergonha disso, é muito constrangedor. Desconhecia a existência da coulrofobia, começo a pensar em ajuda profissional.

  28. Samira oliveira disse:

    Oi eu tenho 15 anos e no ano passado descobri que tenho coulrofobia ao me deparar com um palhço na rua eu travei e fiquei palida (segundo meus amigos) e comecei a chorar depois disso comecei a ter pesadelos com palhaços me atacando entao gostaria de saber o que pode me ajudar?

  29. Vitória Aranda disse:

    Olá , bom eu tenho medo de palhaços . Sou nova tenho 11 anos . Quando o palhaço é tipo o bozo , eu começo a me ataca no chão e virar uma espécie de caracol pra não ver o palhaço . Ou eu come,o a horar ou gritar , eu sofro muito com isso . Passo mal , vomito , acordo a noite suando e gritando , etc . O que pode me ajudar ?

  30. ELIZABETH GODOY DA ROCHA disse:

    meu neto tem 2 anos e tem muito medo de palhaço e ele passa mal , como agir o que fazer para amenizar .

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

.

.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM