Psicológico

Psicologia e a Ciência do Comportamento Humano

Felipe Epaminondas


Psicólogo graduado e com especialização em Psicopatologia Clínica pela PUC-GO. Atualmente fazendo mestrado em esquizofrenia também na PUC-GO.

Busca

Please translate this!

Categorias

Arquivos

Posts recentes

Comentários Recentes

Sites recomendados

Eventos


XIX Encontro da ABPMC
Campos do Jordão - SP
23/09 a 26/09/2010


I Encontro IBNeC
Rio de Janeiro - RJ
30/09 a 02/10/2010

Outros



Site Meter

Adicionar aos Favoritos BlogBlogs

Add to Technorati Favorites

Firefox

Uêba - Os Melhores Links

I am a hard bloggin' scientist. Read the Manifesto.

« Psicanálise no HSBC | Main | Thomas Szasz entrevistado sobre a psiquiatria »

Psicologia: Deus não é suficiente?

Category: BehaviorismoPsicologiaVídeos
Posted on: abril 13, 2009 8:20 PM, by Felipe Epaminondas

Não sei de que igreja isso veio, mas que coisa ridícula:

Tão absurdo que nem sei por onde começar a comentar!

Basicamente, ele começa dizendo que:

1) "Todas (as psicoterapias) são meras especulações sem nenhuma validade científica" (0:33)
2) "Nenhum método específico é mais eficiente que o outro" (0:41)

Eu trabalho com a terapia comportamental, que traz tantos resultados positivos que já criou até polêmica entre os psicanalistas na França. E estes resultados não vieram a toa! Todas as técnicas utilizadas foram formadas através de resultados experimentais ou então levando em conta processos comportamentais descobertos através de experimentos científicos.

E se a gente não fizesse ciência, isso seria tudo papo furado:

Journal of Applied Behavior Analysis
Journal of the Experimental Analysis of Behavior
Psicologia Ciência e Profissão
Revista Brasileira de Análise Experimental do Comportamento
Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva
Sobre Comportamento e Cognição

Também é dito no vídeo que temos a pretensão de achar que sabemos tudo, e isso é perigoso porque ela é falsa (2:05). Concordo que não sabemos tudo, mas isso é ótimo, pois é o que nos motiva a fazer mais pesquisas!

E no final o vídeo ainda diz "Dada a expressiva influência que (a psicoterapia) tem exercido sobre a Igreja..." (2:59) e eu logo pensei "que influência"? Daí ele me deu a resposta: "...a Bíblia diz que a humanidade não é boa, pelo contrário, todos possuem uma natureza pecaminosa" (3:53). Só posso dizer que, se esta igreja realmente prega isso, então está produzindo vários potenciais clientes para a nossa psicoterapia. Muito obrigado!

* O outro Felipe (do Psicologia dos Psicólogos) também comentou sobre o vídeo: link.

No TrackBacks

TrackBack URL: http://scienceblogs.com/mt/pings/106452

Comments (20)

1

Para esses vendedores de pó-de-sovaco-de-cobra, a idéia é impingir o desespero para empurrar (a preço de ouro) pequenas doses de analgésico para a alma... Quem alega ter resposta para tudo (naquele livreco infame) são eles.

Posted by: João Carlos | abril 13, 2009 11:44 PM

2

Esse tipo de situação é bastante interessante, pois faz com que os profissionais da área mostrem a importância do trabalho sério que fazem. Não é totalmente ruim. É sempre bom dar sacudida...
Abraço

Márcio
Ms. Ciencias do Movimento Humano.

Posted by: Márcio Borgonovo dos Santos | abril 14, 2009 12:17 AM

3

Ai ai, ai, ai ...
Olha esse tema é hiper-ultra-mega complicado e legal para as idéias! rsss

Sou evangélica, e lido constantemente com esse muro criado
entre a fé religiosa e a Psico !

Primeiro de tudo vale lembrar que não é pq Freud era Judeu que ele era cristão, como ele mesmo mencionou , sou um Judeu Ateu ! Daí em diante não dá pra falar mais nada, pô! Não faça terapia Psicanalitica ué! kkk ( ai se Freud me ouve..rs)
Tudo é a formação mental da situação, me diz quem que pega no Id, no Ego e no Superego ? Psicanálise é estilo um dogma, você precisa acreditar no que ele propoem !
Frizaram no final que abordam apenas Psicanálise,agora Psicoterapia = Psicanálise ??? ow ow boiei com isso !
Não é provada cientificamente ??? acho que é só Psicanálise mesmo porque ela não tem nem registro como "Profissão separadamente"!

Agora a Psicologia (Como eles colocaram no título, dá-se a intender que esteja englobando,Humanismo,Comportamental etc etc) que tem tantas linhas, a partir dos anos 60 como a Dra Tana disse, mudou de função mesmo, e assumindo esse papel tolo de "SEI CURAR TUDO e TODOS" o que não deixa de ser uma verdade,mas generalizar e focar nisso é crueldade, ainda mais ela sendo uma Ph.D !
Dentro das próprias linhas psicológicas há debates acirrados, pois vejo isso na universidade entre meus proprios mestres, o que é uma vergonha pq afinal das contas o nosso papel é ajudar um "ser" com problema que chega até nós,querendo PAGAR pela ajuda para se livrar de "não sei oq " que ele tem dentro! Se intendermos nosso papel ali e a responsabilidade falaríamos menos e escutaríamos mais!
É legal discutir pq só assim aumenta o conhecimento, sem dúvida, mas tem limite !

Contradizer a palavra de Deus afirmando que há influência do ambiente na pessoa ???????? aff santa...

Detalhe: Há diversas interpretações da Bíblia, e é incrível como eles sempre acham uma perfeitinha pra infiar e comparar !

Adauto Lourenço, Cientista da mesma Religião/Ceita/Igreja (não sei ao certo definir) dessa entrevista, "Chamada da meia noite", diz em suas palestras sobre "Criação ou Evolução?" que a Ciência devidamente estudada e a Bíblia corretamente interpretada não entram em contradição!

O que tem de Padres e Pastores detonando a vida dos fiéis querendo ser um Psicólogo,e acabando até com a fé, ixi, isso eles não falam ! rs
Ficamos anos estudando,pra me vir com um papinho desses, ai s/c !

Agora, pra finalizar, imaginar aquele hospital com as famílias, e com as minhas crianças, sem Psicólogos trabalhando justamente no nosso foco que é a fé,e Deus, é pra acabar einh? rss

Vou ver se essa semana posto um video que tenho aqui mostrando um pouco do que abordamos com o paciente na Psico-Oncologia,que de fato não vejo como um "Ladrão de fé religiosa" viu ! rsss

Abraços e boa semana !


Posted by: Michelle | abril 14, 2009 3:15 AM

4

Felipe, comentei este video absurdo mês passado no meu blog (http://psicologiadospsicologos.blogspot.com/2009/03/psicoterapia-versus-religiao.html). Vou postar hoje(pois ainda estou carregando no Megaupload) mais um video incrível que depõe contra a igreja e suas pretensões totalizantes. Parabéns pelo blog. Felipe Stephan

Posted by: Felipe | abril 14, 2009 1:23 PM

5

Oi Felipe!!!

(Primeiro parabéns pelo blog, pelo condomínio... etc e tals... tá muuuito bom!!!! Se não fosse pela revista da FAPESP eu nem tava sabendo!!! E tava perdendo!!!)

Geeente... confesso que não consegui chegar ao final do videozinho... É apavorante! Pra dizer o mínimo.

Não vou comentar o conteúdo daquela "coisa", porque você já fez isso muito bem. Mas queria só dar um pitaco: será que a culpa não é nossa? Verdade! Eu acho que a gente devia fazer um esforço, tipo força tarefa mesmo, pra desmistificar a Psicologia (bom, pelo menos a Ciência Psicológica) para o público leigo. Será que não tem nenhum jornalista de divulgação científica - menos a Dona Ruth... - a fim de "repercutir" umas pesquisas sobre eficiência de psicoterapias, sobre psicologia da educação, sobre milhões de coisas que os nossos periódicos têm publicado?

Abraços,

Ana.

Posted by: Ana Arantes | abril 14, 2009 8:15 PM

6

Duas coisas eu conclui com esse vídeo:

1) Quem fez, definitivamente não conhece a Psicologia (ou todas as vertentes) exceto a psicanálise.
2) Vou começar a encaminhar pessoas com T.Bipolar, ou Esquizofrenia, ou outros, para a igreja para ver se eles conseguem ajudar essas pessoas a terem uma vida mais "saudável"..

Enfim.. entrando a fundo, como fez nossos colegas acima.. dá um excelente e antiga discussão..


Posted by: Tiago Nielson | abril 15, 2009 4:15 PM

7

Tentando extrair aquilo que os produtores deste vídeo tentaram apresentar, compreendo que a mensagem que fica implícita é que existe alguma coisa entre a razão e a emoção que apenas a fé pode explicar, não a igreja. Porém isto é outro assunto.
Concordo com os senhores que a igreja não deve tentar combater a psicologia afirmando que "eles tem a solução para tudo". O que de fato não tem! A história mostra que quando a igreja entrou em lugares por simples interesse (no governo político), deixou de cumprir seu papel como igreja e não sou ser governo.
Se a função da igreja é a de restaurar almas e encaminhá-las a uma esperança com bases sólidas, racionais e não simplesmente "fanáticas", creio que esta instituição apresenta "serviços" interessantes e poderá ser um ótimo lugar para o desenvolvimento sadio do comportamento humano. Porém, caso ela crie pessoas alienadas, fanáticas e irracionais, certamente teremos mais vídeos como estes.
Em relação àquilo que está registrado na Bíblia, principalmente nos ensinamentos creditados a Jesus, nas suas ações, podemos ver alguém que pode ser um professor para os psicólogos.
Neste comentário não lhes ofereço religião, e nem tento lhes enfiar um conceito forçadamente. Apenas convido-os a pensar em uma situação social que deve ser analisada e observada, afinal pois tanto a religião quanto a psicologia ocupam lugares interessantes no decorrer da história!!
Grande abraço!!!

Posted by: Rafael Maia | abril 18, 2009 2:55 AM

8

Tudo bem, é um video que contrapõe ciência e religião, logo é um vídeo de pessoas que vivem no século XVI. Mas nem por isso o que a ex-psicóloga disse no começo deixa de ser interessante.
Concordo que vivemos numa sociedade (essa nossa ocidental véia de guerra) e numa época altamente vitimizante. As pessoas têm medo de assumir suas imperfeições, normalíssimas, têm medo de enfrentar os problemas da vida, por mais corriqueiros, e apelam pra doenças e distúrbios psicológicos. Ninguém mais fica triste, só deprimido. Ninguém fica nervoso, só ansioso. O sujeito não é mau humorado, agora sofre-se de distimia.
E que muito disso tem a contribuição dos psicólogos, não tenho a menor dúvida.

Posted by: João Marcos | abril 21, 2009 5:52 PM

9

Oi Ana, muito obrigado pelos parabéns, que bom que gostou do material aqui! Espero que continue visitando (e comentando também!).

Posted by: Felipe Epaminondas Author Profile Page | abril 22, 2009 3:45 PM

10

Ola Gente;

Olha Felipe parabens pelo blog, ta muito legal

Sou psicanalista e queria escareceer algumas coisas

1- "A psicanalise é a maior disciplina da psicologia"

Pelo contrario. A psicanalise é disciplina independente da psicologia. Quando S. Freud desenvolvia o novo método, a psicologia era tambem ciencia nascente, e se preocupava sobretudo com processos mentais básicos e, em sua maior parte, em animais de laboratorio. A psicanalise foi a primeira psicoterapia portanto. A psicologia se apropriou das descobertas de S. Freud e outros autores - que muitas vezes nem eram psicologos - para criar uma nova ocupaçao para os psicologos (a clínica psicoterapica), que classicamete trabalhavam em laboratorios.

2- Psicanálise(aconselhamento)

A psicanalise nao é aconselhamento. Uma das técnicas mais importantes da psicanaise é a "livre associaçao", que consiste simplesmente em deixar o paciente falar de qualquer coisa, sem limitar um assunto especifico. Muitas vezes o analista nao fala, muitas vezes apenas escuta, muitas outras interpreta e devolve uma percepçao diferentedo problema, sem dar conselhos ou coisa do tipo. A psicanlise é bem diferente de uma conversa de boteco, e existem estudos cientificos que tambem a endossam
(Leichsenring, F., Rabung, S.(2008)Effectiveness of Long-term Psychodynamic Psychotherapy:A Meta-analysis.Journal of Americam Medical Association, 300(13):1551-1565)

Obrigado

Posted by: LUIS FERNANDO | abril 24, 2009 10:57 AM

11

Olá, psicólogos e leigos (como eu). Minha experiência na área psicológica/psiquiátrica é a de paciente. Como pasiquiatra, falei cinco minutos e saí cheia de remédios que só me pioraram.Tenho certeza que fui no pior deles, da linha "Sorria, vcê está tomando Prozac" Com a psicóloga, nunca recebi um conselho. Daí meu asco pelo termo "aconselhamento". Minha mãe fez isso a vida inteira e olha no que deu. Pelo contrário, como diz o Luis Fernando, eu só falava e ela escutava. Não sei como as coisas foram acontecendo, mas em seis meses eu era outra pessoa. Sem nenhum conselho, eu fui trabalhando e vendo como eu tinha que lidar com minha vida e descobrindo muitas respostas. Nenhum remédio. Nenhuma indução de assunto. Nenhum conselho, a não ser técnicas de relaxamento para os momentos certos: provas da faculdade, brigas de família, etc. Acho que se uma pessoa se sente bem na igreja, isso é saudável do ponto de vista psicológico, não? É melhor acreditar em "algo" e viver feliz. Mas fundamentalismo já é loucura. Ou não? Só palpito, os cientistas aqui são vocês.
Abraços
PS. ótimo blog

Posted by: Roseline | abril 25, 2009 3:52 PM

12

Ela tem razão em um aspecto: a pretensão de se ter uma resposta para todos os problemas. Mais ainda, cada uma dessas modalidades acha que, finalmente, alcançou a verdade.

A psicologia tb é cheia de "igrejinhas".

Posted by: Adalene | maio 1, 2009 9:26 AM

13

oi felipe!!
nossa primeiramente parabéns pelo site.. vou divulgá-lo!
e sobre o vídeo é um ABSURDOOOO!! nunca tinha visto!!!
aff...
isso dá raiva!!!
bjinhos

Posted by: fernanda medeiros | maio 6, 2009 8:56 PM

14

Bom, como existem tantas técnicas e escolas de psicologia e psicoterapia, fica dificil afirmar que essa é melhor que aquela, no fim, fica na sorte de dar certo ou não com os pacientes.

O que diferencia um simples crente de um fanático, é que o primeiro espera a verdade aparecer, porque simplesmente tem fé e não possue dúvidas, o segundo quer impor a verdade a qualquer custo, porque ele morre de medo de que o que ele venha a professar não seja de verdade, ou seja, a fé de um fanático vale tanto quanto uma nota de R$3,00.

As pessoas precisam aprender a parar de genaralizar, senão, todo pastor rouba fiéis, todo padre é pedófilo, todo muçulmano é terrorista, e por ai vai, desmerecendo todos aqueles que REALMENTE fazem coisas boas porque REALMENTE acreditam na sua fé e a praticam.

Cês acham que aqueles que fazem coisas ruins, acreditam em suas deidades ? É o mesmo que um religioso falar que todo ateu é revoltado e que não tem moral por falta de religião.

Posted by: Albert R. C. Guedes | maio 13, 2009 1:24 AM

15

"Bom, como existem tantas técnicas e escolas de psicologia e psicoterapia, fica dificil afirmar que essa é melhor que aquela, no fim, fica na sorte de dar certo ou não com os pacientes."

Não necessariamente, pode-se verificar qual traz melhores resultados e com maior rapidez para um maior número de pessoas, só analisar as publicações da área.

Posted by: Felipe Epaminondas | maio 13, 2009 12:14 PM

16

Seria bom se essas pessoas lessem e se informassem antes de falar qualquer coisa.
O que predomina nestes diálogos é a desinformação e a ignorância.
Uma pena.

Posted by: Mariana | maio 19, 2009 9:14 PM

17

De fato Felipe.... nenhum método pode ser confirmado como mais eficiente que o outro. Tome cuidado ao afirmar que a TCC é o supra sumo do bagaço das psicoterapias ou dos tratamentos. A única vantagem dela é ser a única psicoterpia efetivamente mensurável para pesquisa. Também não gostei do video, não sou religioso e não gosto de pregações religiosas, entretanto tenho que dar o braço a torcer afirmando que para algumas psicopatologias, como as adicções, as religiões apresentam resultados sugestivamente melhores que a psiquiatria ou qualquer psicoterapia...

Há muito tempo quero lhe dizer isso... Cuidado Sr. Felipe para não se intoxicar cegamente com seu próprio veneno... Enxergue um pouco mais que a TCC... seu reducionismo me causa náuesas...


Posted by: Giovani | junho 13, 2009 1:20 AM

18

"não necessariamente, pode-se verificar qual traz melhores resultados e com maior rapidez para um maior número de pessoas, só analisar as publicações da área"

Resumindo tudo a resultados estatísticos novamente. E a subjetividade, principal objeto de trabalho da psicoterapia e da psiquiatria, ficou aonde nisso tudo?

Trbalho estatístico qualquer computador, calculadora faz... não é preciso psicologos ou psiquiatras para isso.. não é necessário pensar...

VIVA A TCC E O DSM que levaram a psiquiatria ao mesmo nivel de testes de revistas de salão de beleza... (marque um X nas alternativas e tenha seu diagnóstico e veja a lista de tarefinhas de como se curar)

é o fim da psiquiatria ninguem mais pensa o ser humano...

Posted by: Giovani | junho 13, 2009 1:28 AM

19

Olá Giovani, que bom que temos a mesma posição frente ao vídeo, realmente ele é bem apelativo. Agora, quanto à terapia comportamental, gostaria de esclarecer alguns fatos:

Adoto uma posição em que eu prefiro não criticar outras abordagens da psicologia, mas sim defender a minha, ressaltando todos seus pontos fortes - por isso as vezes posso acabar "puxando sardinha" demais pro meu lado, me desculpe se isso te incomoda.

Fornecer uma terapia que apresenta dados mensuráveis nos resultados é uma grande "arma" da abordagem comportamental, mas existem vários outros aspectos que fazem dela minha favorita - uma delas é o fato de basear-se numa visão científica do comportamento, ou seja, trabalhando ele como uma ciência natural, sem precisar apelar para conceitos metafísicos nas explicações. E um bom analista do comportamento sabe que ainda assim é possível compreender a subjetividade humana a que você se refere. Os artigos na área mostram que a psicoterapia não é só extinguir e ensinar comportamentos, é muito mais do que uma "receita de bolo": a psicoterapia comportamental não é só estatística.

Finalizando: a terapia comportamental não é só estatística, os testes não são nossa maior ferramenta, aliás não chegam nem perto da análise funcional (que leva em conta a subjetividade do cliente) e muito menos o critério diagnóstico do DSM.

De maneira geral os questionamentos que você levantou são realmente muito importantes, como a subjetividade, o uso da estatística e a importância (ou não) do DSM e dos testes usados em terapia, certamente são tópicos que merecem seus próprios posts no futuro!

Posted by: Felipe Epaminondas Author Profile Page | junho 13, 2009 5:54 PM

20

É impressionante como algumas religiões temem perder o controle das pessoas.
Muitas desaconselham as pessoas a buscar psicólogos, é uma pena, pois, quando doentes vamos aos médicos, quando com problemas dentários vamos aos dentistas, etc. Ninguém se limita a ficar rezando sem tomar alguma atitude quando machucados, doentes, etc. A psicologia cuida das doenças ligadas a mente. Ouso dizer que 99% das pessoas teriam uma vida bem melhor se fizessem terapia. Ninguém passa por este mundo sem algum tipo de trauma ou marca. A psicologia não tem nada de mágica, mas talvez incomode algumas igrejas ao dar condições de uma pessoa se defender de manipulações, dominações e principalmente por ir contra a culpa. É certo que alguns psicólogos e outros cientistas tenham dificuldades de lidar com coisas sem provas concretas, mas isso não se aplica a todos.
A fé cura, salva, da força, nosso cérebro reage à fé. Se não tivermos reais motivos para acreditar porque ele reagiria assim.
Hoje já se pode observar em exames mudanças no funcionamento do cérebro devido a problemas emocionais. Quem sabe assim deixe de ser tão abstrato.
Infelizmente algumas religiões sofreram graves distorções já na antiguidade, a bíblia possui pelo menos 72 versões que se tem registro. Cientistas já foram perseguidos pela igreja católica, Galileu foi excomungado varias vezes e “obrigado” a pedir perdão. Hoje não se ousa mais ir contra a física. Falando em física podemos lembrar que a física quântica diz que podemos “provar” a existência de Deus.
Hoje ainda se vai contra a psicologia, mas um dia ainda a igreja católica terá de se retratar como fez João Paulo II. Talvez as igrejas evangélicas façam isso também um dia. Sugiro que leiam sobre budismo e vejam como a psicologia pode interagir com a religião e assim pode ser com todas as religiões. Sem medo de que a religião se acabe. Sem medo de que as pessoas se rebelem sem o sentimento de culpa que tanto sofrimento trás. O budismo tb é um bom exemplo que a culpa não é necessária. Existem outras formas. Lembrando que a palavra pecado em sua origem significava somente engano e não tinha tamanho peso.

Posted by: XXX | novembro 30, 2009 2:00 PM

Comente

(Um email será necessário somente para autenticação. Comentários serão moderados por causa de spam. O seu comentário pode não aparecer imediatamente. Obrigado por esperar.)

ScienceBlogs Brasil

Buscar ScienceBlogs Brasil:

Vá para:

Publicidade
Publicidade

ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2009 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.

Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM