Walden Três: Ficção científica para Analistas do Comportamento

20090505_walden3.jpgGeralmente os livros de ficção científica trazem temas mais relacionados a física ou a biologia, como viagens interestelares, robôs humanóides e outras tecnologias avançadas, mas raramente dão ênfase às ciências humanas. O Walden Três, de Rubén Ardila, enfoca justamente este aspecto.
Imagine juntar 10 dos melhores analistas do comportamento possíveis como Keller, Holland, Ulrich, Staats, Ayllon e programar uma sociedade embasada nos princípios da análise do comportamento, controlando todo o ambiente (e assim todo o comportamento) fazendo com que seus habitantes sejam felizes, produtivos, livres de analfabetismo, delinquência e, claro, controle coercitivo.
É o sonho de qualquer Behaviorista, e é o que Rubén imaginou neste livro. Enquanto a comunidade Walden II de Skinner envolvia aproximadamente 1.000 habitantes, o “Novo Mundo” de Rubén é um país todo: o Panamá de 1979.
Em cada capítulo Rubén fala sobre um aspecto diferente da comunidade, explicando as mudanças aplicadas, e realmente elas têm muito a ver com a AC. Estas mudanças incluem a infância, o calendário, o trabalho, a educação, o exército e a polícia, a nova estrutura familiar, escola e sociedade, a ecologia, entre outros. Eu achei que às vezes o texto se volta tanto para a ciência e análise do comportamento que a gente até esquece que está lendo uma história e não um livro didático, mas pelo menos estes assuntos são bem abordados.
Confesso que nunca li Walden II até o final (interessante mas meio monótono, não?), mas o Três me deixou bastante satisfeito. Recomendadíssimo para todos profissionais e aspirantes a Analistas do Comportamento.
Não sei o que um leigo acharia do livro. Vou fazer esse experimento, emprestarei para alguém e quando tiver algum resultado interessante posto aqui!
(A versão brasileira é distribuída pela ESETec, mas não o vi a venda no site deles. Como assim ESETec?)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Discussão - 2 comentários

  1. Aninha Arantes disse:

    Ô ESETec… sempre ela…
    Escuta, os behacas não têm mais nenhuma editora no Brasil, não? Essa aí, acaba editando os melhores livros e depois some com eles…
    Também não consegui achar o livro pra comprar… se alguém souber, informa, please?!?!
    Muito boa dica, Felipe!!!

  2. Pois é, e ainda colocam o preço lá em cima!

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

.

.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM