Tratamento para ansiedade: Respiração? Yoga? Meditação?

Uma das coisas mais básicas sobre ansiedade é que apesar dela parecer coisa de outro mundo, como eu disse aqui, ela é algo normal do corpo humano e acontece com todos, seja em menor ou maior grau. E é importante saber disso para ajudar no seu controle.
Seja para enfrentar situações amedrontadoras, para ajudar a prevenir ataques de pânico ou mesmo para relaxar durante momentos do dia, uma técnica muito utilizada na Terapia Comportamental é a Respiração Diafragmática, que envolve respirar utilizando os músculos do diafragma, aumentando assim a captação de oxigênio pelos pulmões. Como consequência disso, a pessoa se sente mais calma e a ansiedade é diminuída.

A leitora Clarissa me fez a seguinte pergunta:

“Felipe, você acha que meditação e yoga ajudam a controlar a ansiedade?”

Eu acredito que sim. Muitas pessoas ficam ansiosas ou estressadas durante grande parte do dia e isso pode trazer más consequências como dor de coluna ou de cabeça, gastrite nervosa, entre outros problemas. A meditação e o Yoga ajudam a pessoa a ter um maior controle sob seu corpo além de fazê-la entrar em contato com um estado de relaxamento.
Outras técnicas de consultório também possuem semelhança com essas atividades, como o Relaxamento Muscular Progressivo, que envolve relaxar a pessoa ajudando ela a perceber seu corpo em relaxamento – assim como falei no parágrafo acima!
Embora seja interessante trabalhar o relaxamento e baixar a ansiedade, é fundamental também no tratamento identificar as situações do dia-a-dia que estão deixando a pessoa ansiosa em primeiro lugar, para que enfim a pessoa possa fazer alguma mudança nesse aspecto, prevenindo outras crises e recaídas!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Discussão - 24 comentários

  1. Murilo Abreu disse:

    Muito interessante saber que a psicologia está reconhecendo os benefícios da meditação.
    Obrigado por essas informações.
    Quem quiser conhecer as técnicas de meditação ativa de Osho, indico o blog que edito: http://www.palavrasdeosho.com
    Abraços.
    Murilo

  2. Alessandro disse:

    Yoga??
    Tá doido tchê.

  3. Netto disse:

    Primeiramente Meus parabens pelo seu blog (acompanho ele sempre que você posta algo novo) e apesar de não comentar muito estou sempre aqui.
    E realmente tratar a ansiedade é complicado, ainda mais uma pessoa ansiosa como por natureza..tentar fazer mais dessas coisas para relaxar(se bem que eu não demonstro estar ansioso, mas eu me sinto ansioso *estranho né*).
    Enfim adoro seu blog \o/

  4. Clarissa disse:

    Legal, Felipe.
    Infelizmente não tem jeito, a ‘luta contra ansiedade’ é constante.
    Eu pensava que yoga e meditação poderiam ajudar da maneira que você colocou. No fim, qualquer atividade que ajude a pessoa a relaxar pode ser efetiva?

  5. Igor Santos disse:

    Mas ioga requer concentração e dedicação, duas coisas difíceis para uma pessoa ansiosa.
    O fato de pensar em fazer isso já cria ansiedade em algumas pessoas.
    E o que exatamente é esse “maior controle sob seu corpo”? Controle em que sentido?

  6. Felipe Epaminondas disse:

    A concentração e dedicação são difíceis pro ansioso, e são exemplos de coisas que ensinamos aos clientes no consultório (ou que ele pode acabar aprendendo no ioga). As aulas de ioga acabam então servindo como exercícios pra ele treinar essa concentração.
    Ter mais controle sob o corpo é, aprendendo a concentração e relaxamento, adquirir a capacidade de diminuir as respostas fisiológicas que acontecem nos picos de ansiedade, ou seja, controlando sua ansiedade para que fique menos intensa.

  7. Ana Paula disse:

    Boa tarde?
    Olá!!! estava pela net procurando respostas para meu comportamento e vi vc tentando ajudar um rapaz com dificuldades de relacionamento e me interessei pela sua respostas e pelo seu interesse em ajudá-lo e pensei que vc pudesse me ajudar.
    Contarei meu caso.
    Tenho 30 anos e me considero extremamente imatura, sei que tenho algo de errado, algo mal resolvido, pois adoro falar mal das pessoas e como tudo que dizemos aos outros acaba servindo contra nós mesmos as pessoas para quem falo mal de um colega acaba contando para aquele de quem falo mal e elas tb se afastam de mim. Tenho total conhecimento do meu erro e até tento mudar, mas é algo mais forte que eu qdo dou por conta estou a criticar alguém.
    Tenho brincadeiras de mau gosto, falo palavrões, gosto de me depreciar sexualmente, até minto para chamar a atenção (sei que sou doente e que na verdade preciso de um psicólogo, mas como falta dinheiro tentarei ser talvez ajudada por vc, através de sua experiência). Favor me oriente, pois só tenho perdido com esse comportamento, tenho afastado todo mundo e ando me sentindo só.
    Prefiro que não apareça nos comentários!
    Bjs.

  8. Carla Andrade disse:

    sou muito ansiosa, não estou conseguindo lidar com tudo isso. Não estou conseguindo nem administrar minha casa,pois começo fazer uma coisa e fico querendo fazer outra.

  9. GIL disse:

    OLÁ! GOSTARIA DE PERGUNTAR PRA VC O Q VC ACHA D ACUPUNTURA, VC ACHA Q VAI ME AJUDAR A MELHORAR O NERVOSISMO Q TENHO OU É MELHOR PROCURAR UM PSICÓLOGO E AINDA QUAL A DIFRENÇA ENTRE A FUNÇÃO DO PSICÓLOGO E PSIQUIATRA?

  10. jose carlos disse:

    Existe algum centro de yoga no rio de janeiro, para tratamento de ansiedade?

  11. Cassio Nunes disse:

    Não sei o que fazer,me falta paciência pra fazer os exercicios de respiração

  12. Paulo disse:

    Tenho 42 anos e tenho picos de ansiedade em que fico dopado, estranho, com um olhar extremamente perdido. Nestas ocasiões, perco a consciência do meu rosto e do meu olhar. Por isso, preciso fugir das pessoas, pois não consigo encará-las. Gostaria de saber se estes sintomas são comuns em casos de ansiedade.
    Obrigado

  13. Vou tentar respiração e meditação.
    Tenho muita ansiedade a noite antes de dormir parece que tem caco de vidro na cama me mexo pra lá e prá cá por horas pq fico muito ansiosa com os problemas para resolver no dia seguinte.
    Tem dias que é tão intenso que só vou conseguir dormir 6 da manhã e acabo não fazendo nada porque durmo o dia inteiro parece que hoje vai ser uma noite dessas são 4:30 da manhã e não consigo durmir tenho muita ansiedade obrigado pelas informações vou tentar tratamento com respiração e meditação.

  14. wesley disse:

    Tenho tido muita dificuldade de concentração e perco frequentimente a paciência vindo a “esvaziar” minha mente e vindo a sentir somente uma forte pressão na cabeça. Fico neste estado cerca de 10 a 30 mim. Que tratamento me recomenda!!! Será que yoga me ajudaria??

  15. Dâmis Franco Alves de Souza disse:

    Estou com problema de ansiedade, e que está gerando outros tipos de situação no meu corpo. Parece que os meus nervos estao descontrolados, sinto meu corpo mole e repuxando. Também me sinto um pouco tonto as vezes, alem de sensação de medo e pensamentos ruim. Gostaria de saber o que fazer. Procurar um psicólogo ou médico especialista. Por favor me ajude de alguma maneira.
    Mas vou tentar esse método de respiração.

  16. Thais disse:

    Tenho uma ensiedade extrema, daí comecei a fazer yoga há 2 semanas, senti algo que ha muito tempo não sentia, consegui pensar em nada (esvaziar a mente), foi muito legal, mas logo na sequencia veio o seguinte pensamento ” ebaaaaa, consegui pensar em nada, putz acabei de pensar” hahaha. Mas agora falando sério, vale muito a pena, tenho a sensação de que será uma melhora constante.

  17. hélio disse:

    Meu caso é idêntico ao do colega paulo:

    Paulo disse:
    Tenho 42 anos e tenho picos de ansiedade em que fico dopado, estranho, com um olhar extremamente perdido. Nestas ocasiões, perco a consciência do meu rosto e do meu olhar. Por isso, preciso fugir das pessoas, pois não consigo encará-las. Gostaria de saber se estes sintomas são comuns em casos de ansiedade.
    Obrigado

  18. Joao Lucas disse:

    Meu caso é idêntico ao do colega paulo e do colega hélio.. ( em partes)

    ..

    Tenho 21 anos e tenho picos de ansiedade em que fico dopado, estranho, com um olhar extremamente perdido. Nestas ocasiões, perco a consciência do meu rosto e do meu olhar. Por isso, preciso fugir das pessoas, pois não consigo encará-las. Gostaria de saber se estes sintomas são comuns em casos de ansiedade.

    acrescento: Já faz uns 4 anos que estou assim, nada parece dar certo, falo pra minha namorada as vezes ate que talvez não consiga faze-lá feliz por causa desses transtornos, ela quer sair pra comer algo, isso me da um extremo apavoro, mas ela compreende e me apoia nisso,
    preciso me libertar, voltar a soltar a voz ( pois me calo, e tenho dificuldade ate pra responder certas coisas.. somente falo o que é preciso..

    Reforçando a dúvida do amigo ali também.. ACUPUNTURA AJUDA A CURAR?

    Obrigado, muita luz e força pra todos vocês.

    • Eduardo disse:

      Eu desemvolvi um quadro pessimo de ansiedade, parecido com do Paulo e Helio.
      Quando ocorre uma crise, sinto que estou ficando louco, fico meio dopado, angustiado, pensamentos esquisitissimos (coisas ruins), mas ainda coerentes, fico com medo de falar pras pessoas o que estou pensando (nao consigo encarar as pessoas) e acabo só lhes respondendo o básico. Da até vontade de suicidio, é horrível.
      A crise dura minutos ou horas, depois vem uma depressao, eu luto contra a deprê e depois eu melhoro, fico praticamente 100%. Agora eu fico alternando entre esses momentos, já faz umas 2 semanas.
      A 3 dias fiz acupuntura, me deixou zen por quase 2 dias, foi maravilhoso. Mas ontem tive uma recaida novamente, porém menos tensa.
      Pedi férias no meu trabalho, emagreci 4 quilos. Mas agora espero melhorar bem com uma combinação de acupuntura + ioga + psicologo + psiquiatra + DEUS (o mais importante).
      Espero voltar a ser uma pessoa normal em breve, voltar a ser feliz, voltar a viver plenamente.
      Espero que este depoimento sirva de ajuda para quem esta na mesma, e que sirva de alerta para quem nao está se prevenindo de comecar a ter esses problemas. Previnam-se, é muito melhor do que deixar chegar nesse estado!!!

      Deus os abencoe. Luz para todos!!!

  19. Julio disse:

    Estou com um problema que esta me deixando louco
    sempre que vou ter uma relação com uma mulher
    eu fico muito ansioso, e pelo fato deu não ter o costume de usar preservativo tambem por eu ter mantido relação apenas com minha namorada,agora quando eu vou usar eu coloco na minha cabeca que não vou conseguir e eu acabo ficando muito nervoso e ansioso que acabo não conseguindo ter ereção, e isso é muito ruim,quem passa por isso ou ja passou sabe do que eu estou falando.
    Obrigado

  20. Gabriela Clemente disse:

    Ola, Meu nome voce ja esta sabendo a uns 5 segundos, tenho 13 anos, mais tenho muitos problemas com a ansiedade, por exemplo, insonia, estresse, e muitos outros, eu vim a esse site a preocura de um yoga que possa fazer com que isso pare ou pelo menos ajudar um pouco, Se puder me ajudar clique em responder logo abaixo, Agradeço dez de já, Fuiz.

  21. João disse:

    Tente não pensar em nada, se vc se preocupa que não vai conseguir, isso vai fazer com que sua mente obedeça essa ordem, fica junto com ela aproveita os momentos quando vc estiver muito excitado vc coloca o preservativo, mas isso se for o caso da preocupação somente pelo uso do preservativo…

    Será que o problema é esse mesmo? não há nenhuma outra insegurança como por exemplo: “falta de vontade, canseira, desconcentração..”?

    abraço

  22. gostaria que vcs me orientace por quer estou com uma fraqueza muito grande em relação a minha convivencia com minha esposa e esta chegando ao ponto de me esta se tornando uma pessoa cançado de muta humilhação que estou enfrentando e esta chegando ao ponto de minha mente esta muito cançada só o pensamento nela , tem horas que fico pensando que ela não gosta de me e estou confuso e sempre estou procurando , nunca fui asim olhe que já tive varias namoradas e nunca me conportei dessas fragilidades , espero que a orientaçaõ da yoga ou quem vai me enviar o E-mail , possa que eu caia na realidade . ajuden – me . espero resposta

  23. mary marques disse:

    a meditação e a yoga são duas coisas otima,porque apredemos a respirar e colocar a mente no lugar,a respiraça~diafragmatica deixa agente respirar correto igual bebe novinho que respira correto,sobe e desce a barriguinha esse corre corre de hoje deixa as pessoas estressadas e respirando pela metade, tenta inspirar,parar,soltar.expirar,voce vai vê como vai ficar tudo melhor,sua qualidade de vida e comer correto ,respirar correto,dormir 8h faça tudo isso que vai ficar tudo nota 10.meu amplexo mary

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

.

.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM