Crianças só querem atenção (e adultos também)

Um estímulo reforçador é todo aquele que, apresentado após um comportamento, faz com que ele aumente de frequência. No caso dos humanos, a atenção social é um reforçador extremamente poderoso.
Devemos sempre atentar aos momentos em que a criança apresenta um bom comportamento, como comer toda a comida do prato, tirar boas notas, ou ajudar os pais em alguma tarefa – é preferível dar atenção a uma criança nesses momentos, pois reforçá-la em momentos inadequados pode ter resultados desastrosos.
E quando a criança já apresenta inúmeros comportamentos inadequados? Outras estratégias estão disponíveis como a extinção do comportamento inadequado. Na extinção, todos reforçadores são retirados e um resultado comum é uma variação no comportamento:

A dificuldade em se usar a extinção é com ela é também comum haver frustração e um pequeno aumento do comportamento indesejado antes que ele realmente comece a baixar de frequência – o que faz dele um processo muito cansativo. No vídeo, a pobre Lois deu atenção ao filho logo nesse aumento, reforçando o comportamento indesejado dele ficar a chamando ininterruptamente.
O mais interessante é ensinar novos comportamentos adequados, e isso também pode ser feito através do reforço (que ao invés de frustração, traz satisfação). É por isso que a Supernanny sempre pede para os pais parabenizar os seus filhos pela realização de tarefas, as vezes usando elogios, fichas ou até prêmios!
Ah, e isso não é válido só com crianças, é também com os irmãos, os amigos, o namorado(a), o chefe, e todo mundo que você conhece…

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Discussão - 4 comentários

  1. Igo disse:

    Isso é valido em ratos de laboratório também…

  2. Lucas disse:

    Ótimo post, parabéns! =P

  3. Pedro disse:

    Gostaria de colocar que vc está de parabéns por estar levando temas interessantes e estar constantemente atualizando seu site.Gosto muito de acessá-lo para adquirir informações e análises feitas pela visão comportamental
    abraços e boa sorte.

  4. cilene seda disse:

    Sou babá gostaria de muitas dicas pq é hiper complicado lidar com eles.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

.

.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM