Postura corporal afeta a auto-confiança

Alguns pesquisadores descobriram que pessoas sentadas com o corpo ereto estavam mais propensas a acreditar em si mesmas do que as outras sentadas com as costas curvadas. Na pesquisa realizada, os participantes se auto-avaliavam em uma folha, escrevendo sobre o quanto elas se achavam qualificadas para um trabalho.
O interessante deste resultado é que mostra que a sua postura não só influencia o que os outros podem pensar de você, mas também os seus próprios pensamentos. Mais detalhes sobre os experimentos podem ser lidos aqui.
Eu gostei também de um comentário feito por um dos pesquisadores: “Sentar corretamente é algo que você pode se treinar para fazer, e tem benefícios psicológicos – contanto que você geralmente tenha também pensamentos positivos“.
Na clínica (e no dia a dia) é comum vermos os mais tímidos falarem baixo, evitarem contato olho a olho e não quererem se expor muito. Ou um deprimido manter uma postura cabisbaixa, reclamando da vida. Estes tipos de comportamentos sem dúvida influenciam o que o outro vai pensar dele, e não traz consequências positivas, o que pode deixar a pessoa ainda mais incomodada (e mais cabisbaixa, percebeu o ciclo se formando?).
Não é o tipo de coisa que costumamos prestar atenção em nós mesmos, mas que mesmo assim tem seu impacto! E você, já parou pra pensar em como costuma interagir com as pessoas?
20091007_peanuts.gif
Briñol, P.; Petty, R. E. & Wagner, B. (2009). Body posture on self-evaluation: A self-validation approach. European Journal of Social Psychology. 39(6), 1053-1069.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Discussão - 12 comentários

  1. Eddie Silva disse:

    Felipe,
    Gostei bastante do seu blog. Estou adicionando um link para o mesmo em meu próprio blog [ http://sucessopessoalagora.blogspot.com ].
    Sds,
    Eddie

  2. Clarissa disse:

    Eu não tinha visto esse post. Interessante ler sobre comprovação científica de algo que eu já tinha observado em mim mesma.

  3. Carine Campos disse:

    Quanto mais nos conhecemos, mais podemos atuar sobre nossos resultados. Muito bom que a ciência trabalha pra nos tirar do determinismo. Abraços!

  4. simone disse:

    é muito importante nos saber como a postura acontece no nosso corpo ok abraçosssss!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  5. Jarlene disse:

    OI adorei as 9 dicas para uma mulher ser atraente se sentir atraente, agora estou me sentindo de bem com a vida.
    Muito grata pelas dicas.
    Bjos

  6. marta disse:

    Muito boa esta reportagem……Beijos…..

  7. ketlin disse:

    gostei do site muito massa ameiiii!!!!!!!!!!!!!!!!

  8. Fernanda disse:

    Obrigada! Acabei de achar a resposta que precisava!

  9. mirian disse:

    Adorei de verdade, e concordo com tudo.

  10. Natalia Medeiros disse:

    Dificil acreditar nisso. Me parece mais provavel que a postura e a autoestima são ambas consequecias de uma mesma outra coisa do que uma consequencia da outra.

  11. Giseli Cardoso disse:

    Gostei muito do que eu acabei de ler, gostei muito, amei.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

.

.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM