Moldando personalidades em “O Jogo do Exterminador”

20100110_endersgame.jpgAcabei de ler um clássico da ficção científica que acho que pode ser muito interessante para vários psicólogos, em especial analistas do comportamento.
O livro é de 1985 e se chama “O Jogo do Exterminador” (Ender’s Game) e tem um roteiro bem batido: a espécie humana está prestes a ser atacada por uma raça alienígena e novos soldados precisam ser treinados para defender a Terra. Só que para isso, crianças superdotadas são recrutadas em seus 5 ou 6 anos e levados à uma escola de batalha onde são treinadas em táticas e estratégias militares, e o livro segue a história de Andrew “Ender” Wiggin.
O que me fez querer postar sobre o livro aqui é como é feito o treinamento destes novos soldados, especialmente o de Ender. Mais do que apenas oferecer aulas, treinamentos e simulações, os superiores da Escola de Batalha arranjam situações que irão moldar a personalidade da criança a seu próprio gosto.
Para isso usam estratégias como mostrar favoritismo a um aluno de modo a causar inveja nos outros (e isolamento do “favorito”), fingir não saber de brigas que acontecem entre alunos, resultando em ferimentos gravíssimos (mas crianças mais agressivas), mudar rapidamente o aluno de batalhões para que não crie laços fortes ou até trapacear nos treinos e simulações para que o aluno também desenvolva respostas rápidas e inusitadas. Nos últimos capítulos do livro, Ender já não sabe mais quais comportamentos de seus superiores são autênticos e quais são planejadas.
Planejar contingências ambientais para modificação do comportamento de pessoas não é nada estranho. A diferença do Analista de Comportamento é que ele faz isso com todo um planejamento anterior. Os superiores da Escola de Batalha de Ender parecem frios e cruéis em algumas decisões, o contrário de um psicólogo de verdade, mas ainda assim a leitura é bastante divertida.
Pesquisando sobre o livro descobri que a Marvel Comics está lançando nos EUA a história em gibi e existem também planos para um jogo de videogame! Genial! Vou concluir o post com uma parte de um diálogo entre dois superiores de Ender:

– Com Ender, precisamos atingir um delicado equilíbrio. Isolá-lo o suficiente para que ele continue criativo, senão vai integrar-se ao sistema daquiu e nós o teremos perdido. Ao mesmo tempo, precisamos certificar-nos de que ele vai conservar sua forte capacidade de liderança.
(…)
– Muito bem. Ele precisará ser um gênio, e simpático, também.
– Não simpático. Se ele for bonzinho, os insecta vão acabar conosco.
– Então você vai isolá-lo.
– Vou mantê-lo completamente a parte do resto dos meninos, quando chegarmos à Escola.
(…)
– Não é um menino bonzinho o que você está levando.
– É onde você se engana. Ele é até mais bondoso. Mas não se preocupe. Vai deixar isso de lado logo, logo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Discussão - 3 comentários

  1. Após ler seu texto, acabei lembrando da situação – que já ouvi a respeito de alguns orientadores por aí – onde o mesmo tema a ser estudado é dado para 2 ou mais alunos do grupo do orientador, e apenas quem chegar primeiro aos resultados ganha os louros. Tudo para estimular a competição. Sei de história onde as pessoas passavam a dormir no laboratório nessas circunstâncias, por medo de que os colegas sabotassem seus experimentos. Lembrei também da eleição do “golden boy”, feita pelo orientador entre os seus alunos – isso já foi até explorado de forma muito ilária pelo PhDComics.

  2. Hebert disse:

    Poxa…obrigado pelas dicas de livros, Felipe…
    Sou um curioso nessa area da psicologia (prestarei vestibular esse ano para psicologia) e estou buscando saber mais sobre ela.
    Os artigos contidos nesse site sao de grande ajuda e esclarecimento. Sou um visitante nato desse site.
    Abraço.

  3. Ale disse:

    Finalmente eu concordo com a crítica! O O Jogo do Exterminador > foi feito de mim um bom filme, embora o final um tanto frágil.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

.

.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM