Vou Chamar a Polícia – Irvin Yalom

20100112_chamarpolicia.jpgIrvin David Yalom é um psicoterapeuta existencial e professor de psiquiatria na Stanford University que ficou famoso pelas suas contribuições à terapia de grupo e também por alguns livros de ficção publicados como “Quando Nietzche Chorou” e “A Cura de Schopenhauer”. Confesso que nunca tinha lido nenhum livro do autor até receber da Agência Frog sua última publicação “Vou Chamar a Polícia“, que, como primeira leitura do autor, não foi uma experiência muito boa para mim.
O primeiro capítulo é um conto maravilhoso que dá nome ao livro, muito interessante e bem escrito, fiquei encantado! Outro capítulo que me chamou muito a atenção foi “A Viagem da Psicoterapia à Ficção” em que ele fala muito de psicoterapia e casos de pacientes individuais e de sessões em grupo – eu como psicólogo achei interessantíssimo.
No entanto, os outros são discursos do autor sobre o que o inspirou a escrever seus outros livros e as relações entre suas histórias e eventos que ocorrem na terapia (além de trechos destes outros livros). O resultado: fiquei boiando por não conhecer estas outras histórias, mas pelo menos este livro me deixou curioso.
Enfim, pra quem conhece o autor e suas obras, este livro pode ser bastante interessante, mas para outros, como eu, que apesar de gostarem do tema psicoterapia mas ainda não conhecem as obras do autor, é melhor ler os outros livros primeiro e deixar este para depois!
Link: Vou Chamar a Polícia

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Discussão - 5 comentários

  1. Thais disse:

    Gostei muito do livro dele chamado “Os desafios da terapia” e quero ler os ficionais! :D

  2. Tambem sou psicóloga e tive dificuldades para começar a leitura de Yalom. Leia ‘os desafios da terapia’, é bom e cheio de casos interessantes, principalmente para nós psicólogos brasileiros não habituados ao ambiente de atendimento no exterior.
    http://www.formacaocomentada.wordpress.com

  3. Rafael disse:

    falando em livros. Vai lançar um romance em que o personagem coadjuvante do livro é uma psicóloga. Ela trata de um garoto com 18 anos. A trama é mto boa. Vale a pena conferir no site do livro as informações que ele oferece.
    wwww.oconsultoriolivro.com

  4. Marcelo disse:

    Felipe, sou fã dele, do Irvin, eu já li Quando nietszche chorou, li de frente para o sol e lendo Mentiras no Divã, eu recomendo pra você. Bom, você tem razão, pra ler esse livro, tem que ler as outras obras dele primeiro, ou ficará perdido mesmo. Mas Irvin é sensacional.

  5. Este livro é excelente… nos faz ter uma visão diferenciada do processo terapêutico.
    Bom também para os que ainda são estudantes, como eu.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

.

.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM