Tetristerapia

A Fox News divulgou nos EUA que, segundo pesquisas, o jogo de video game “Tetris” pode diminuir flashbacks de eventos traumáticos. Os mais desavisados poderiam achar que é verdade. Como vi no blog Neurocritic (meu mais novo na lista dos favoritos), a realidade é um pouco diferente, mas nem por isso menos interessante.
20101116_tetris-exp.png
No experimento realizado, 60 pessoas (sem histórico de transtornos mentais, 30 mulheres) assistiram a um clipe de 21 minutos que continha cenas fortes como acidentes de carro e avião, seguido de um intervalo de 30 minutos. Depois da pausa, eram divididos em três condições experimentais: um grupo jogava Tetris por 10 minutos, outro jogava “Pub quiz“, um jogo de perguntas e respostas estilo Show do Milhão, e o último não fazia nada (controle). Depois disso, durante uma semana, os participantes anotavam em um diário a ocorrência de lembranças intrusivas de imagens do vídeo. No final, um teste de memória voluntária foi aplicado.
Os resultados mostraram que aqueles que jogaram Tetris sofreram menos interferência de memórias “traumáticas” involuntárias do que os que não fizeram nada. E os que jogaram o “Pub quiz” sofreram mais! Provavelmente pelo Tetris envolver mais atividade visual e espacial, assim como ver o vídeo, sei lá.
20101116_tetris-img.jpgNa verdade o vídeo não é exatamente traumático por, devido a necessidades éticas, haver um aviso prévio de que serão apresentadas tais imagens (o trauma na vida real ocorre de maneira imprevisível). Além disso, os flashbacks de pessoas com Transtorno do Estresse Pós-Traumático são lembranças que envolvem sensações físicas, é como estar novamente no evento, não apenas lembranças visuais como as observadas no experimento. Portanto, principalmente, nenhum médico está receitando Tetris como disse o noticiário da Fox.
Mas que o experimento é legal, é! Já tenho mais um motivo pra queimar horas do final de semana jogando Starcraft.
ResearchBlogging.org
Emily A. Holmes, Ella L. James, Emma J. Kilford, & Catherine Deeprose (2010). Key Steps in Developing a Cognitive Vaccine against Traumatic Flashbacks: Visuospatial Tetris versus Verbal Pub Quiz PLoS ONE, 5 (11) : 10.1371

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Discussão - 6 comentários

  1. Clarissa disse:

    Felipe, eu nunca gostei muito de ler sobre psicologia (culpa da psicologia que a gente estuda na licenciatura), mas eu adoro ler o seu blog. Ótima escolhas de assuntos e textos, sempre.

  2. Nossa Clarissa, fiquei emocionado! Brigadão mesmo! :)

  3. Marcela Luiza disse:

    Muito legal esse blog, gostei bastante…e gostei mais ainda do post, sou estudante de psicologia também e sou viciada nesses joguinhos. Estou feliz com a profissão que escolhi para mim, ainda mais pq faço psicologia na faculdade IESB de Brasília, que obteve nota 5 do mec e é tido como excelente. Recomendo a todos que cursarem, priorizar como eu fiz, faculdades com qualidade e estrutura de sobra, vale a pena para a carreira.

  4. Marcus Vinícius disse:

    É aquela coisa, toda e qualquer forma de incentivar o seu entendimento e o seu estudo com a psicologia é muito importante, esses jogos me ajudam a estudar muito. E realmente, a qualidade da faculdade conta bastante, já ouvi falar do IESB em Brasília mesmo, para um curso tirar nota 5 pelo mec deve ser muito bom mesmo. Post’s legais. =)

  5. Pedro Paulo disse:

    Muito boa essa matéria.
    Gostaria de estar convidando a todos a conhecerem
    o meu blog de Psicologia.
    http://jornalpsiconoticias.blogspot.com/

  6. biorad disse:

    Be interessante esse post!

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

.

.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM