Se animais falassem: o comportamento governado por regras

Outro dia estava levando minha gata para passear na casa de um amigo e lembrei de uma aula em que o prof. Simonassi perguntou para nós alunos: “qual a maior vantagem do comportamento governado por regras?” (leigos: pensem em algo como comportamentos influenciados pela fala de outras pessoas, em que seguimos instruções). A resposta era: serve como um atalho na aprendizagem.
Como assim um atalho? Imagine que você está em uma cidade desconhecida procurando a casa de um amigo: você pode tentar entrar em toda rua que vê até eventualmente acertar ou usar um mapa ou seguir as instruções de alguém. Assim você poupa um trabalhão imenso. O mesmo vale aprender a dirigir: a aprendizagem é muito mais rápida quando se tem alguém do lado no início do que irmos somente na experiência própria.
20111807_kate.jpg
Eu lembrei disso porque estávamos em um apartamento com uma gata de aproximadamente 2 meses. A minha gata (que é irmã da outra, embora provavelmente elas não soubessem disso) chegou lá e logo ficou à vontade no ambiente novo. Já a moradora estava muito ansiosa e, embora muitos dissessem “ela é sua irmã, não precisa ficar assim”, ela continuou apreensiva até a invasora ir embora. Tudo isso seria evitado se ela pudesse nos entender…
20111807_apes.jpgNossa espécie evoluiu rapidamente nos últimos milhares de anos porque de certo modo cada geração continua onde a última parou: aprendemos por regras o que nossos antepassados passaram e a partir daí temos nossas experiências próprias, que por sua vez serão passadas para a próxima geração em forma de regras.
No final da aula perguntei assim “então quer dizer que se de repente uma outra espécie animal, como os macacos, desenvolvesse o comportamento verbal, ela também evoluiria rapidamente como a nossa?” e a resposta do professor foi: “essa é a história do Planeta dos Macacos”. Quanta viagem!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Discussão - 7 comentários

  1. maria disse:

    adorei! o que será que os gatos diriam?

  2. André Souza disse:

    Há tempos atrás escrevi uma alegoria sobre como teria surgido a fala e lendo este post lembrei dela…Só agora publiquei no meu blog de textos aleatórios (contos e poesias ) e estou colocando aqui
    ____________________________________________________________
    O Princípio
    No princípio Era o Verbo, e o Verbo Estava junto a Deus, e o Verbo Era Deus. E Ele Viu o Rosto na água do lago e O Reconheceu. E então Correu até Mim, e Grunhiu, Apontando para o lago. Fui até lá, e Vi. Era Eu quem Estava no Lago. Ele se Aproximou e então Entendi. Nós Estávamos no dentro lago, Nós Éramos Nós. Nós Éramos. E assim, Nasceu o Verbo.
    Tivemos alguns problemas no início. Todos Queríamos Ser. E Éramos. Outros Estavam por fora e sempre se Confundiam entre Ser e Estar. Alguns visionários associavam Ser e Ter, e por fim, Disseram que Eram eles quem Tinham os meios. Uns, mais revolucionários, não se Contentavam em apenas Ser, e sim Tornar-se. Estes logo Tornaram-se proscritos e Foram Fundar uma dinastia atrás de um muro. Afinal, eles também Sentiam medo daqueles que Tinham a força. Fora isto, não Existiam muitos problemas. Até que um dia alguém Chegou Gritando “Eu Minto!”. E Era verdade.

  3. Aposto que um cachorro não deixaria de copular com sua mãe (que ele não conhecia) caso contássemos a ele sobre seu parentesco com ela. Mas ele adoraria saber sobre tudo quanto sua mãe aprendeu ao longo da vida, e provavelmente também contaria tudo aos seus filhos. Veríamos uma cultura canina se desenvolvendo rapidamente, não é?
    Abraços.

  4. Italo disse:

    Parabéns pelo site Felipe, muito bom e organizado, queria pedir um favor pra você se possível, eu tenho um blog e coloquei o seu como recomendado no meu em LINKS teria como você colocar no seu também o meu? aguardo resposta abraço
    http://reforcadopositivamente.blogspot.com/

  5. vials disse:

    Já pensou!!!!!!!!!!!

  6. Thiago Habib disse:

    Seria a ESCRITA a verdadeira responsável pela explosão de conhecimento passada de geração em geração… (registro material da fala, concordo)

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

.

.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM