Como aumentar a serotonina do cérebro sem drogas

A serotonina é uma das principais substâncias químicas presentes em nosso cérebro. Sabemos hoje que ela tem um papel importante na regulação do humor e por isso o tratamento farmacológico para a depressão e outros transtornos psicológicos costuma envolver modificar os níveis serotoninérgicos.

Mas não seria melhor para nós prevenir a depressão do que esperar chegar ao fundo do poço para começar um tratamento? Enquanto não temos vacinas ou medicamentos preventivos, existem algumas atividades que parecem aumentar os níveis de serotonina no nosso cérebro:

  1. Pensar positivo - Estudos estão sendo feitos para verificar como nossos pensamentos influenciam o metabolismo do nosso cérebro. No entanto, não é novidade que a psicoterapia, por exemplo, pode alterar este metabolismo. Tente ver o lado bom das coisas (e pessoas) ao seu redor e não focar somente nos problemas.
  2. Sair de casa - Se expor à luz do sol pode fazer nosso corpo produzir mais serotonina. Curiosamente, em análises post mortem, os níveis de serotonina de pessoas que morreram no verão costumam ser maiores dos que os que morreram no inverno. Sair de casa também acaba sendo uma boa oportunidade para se engajar em novas atividades e conhecer mais pessoas.
  3. Praticar exercícios físicos - Sabe-se que praticar exercícios regularmente tem um efeito antidepressivo e ansiolítico. Os melhores resultados são vistos quando a pessoa está acostumada a fazer exercícios aeróbicos, ou seja, os resultados não vêm da noite para o dia.
  4. Mudar sua dieta - Algumas substâncias podem melhorar o nosso humor no dia-a-dia, como o triptofano e a α-Lactoalbumina (presente no leite). Além disso, uma boa alimentação poderá te fazer se sentir melhor e melhorar a autoestima.



Essas dicas não são novas, mas acho legal ver um artigo sério demonstrando estas afirmações através de referências científicas. Costumo sempre dizer que nenhum comportamento vem “do nada”, portanto, se a pessoa está deprimida ou simplesmente um pouco triste, é importante rever os aspectos do seu dia-a-dia para encontrar as fontes dessa tristeza. Ninguém consegue mudar o que sente sem mudar o que faz.

ResearchBlogging.orgYoung SN (2007). How to increase serotonin in the human brain without drugs. Journal of psychiatry & neuroscience : JPN, 32 (6), 394-9 PMID: 18043762

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Discussão - 50 comentários

  1. aline disse:

    felipe, adorei este artigo, e o blog todo no geral! parabens e sucesso!!!!

  2. Boas dicas! Contar piadas, encontrar amigos, álcool e chocolate podem ajudar também.

    Viva a serotonina, viva a felicidade!

    • Ops, era sem drogas, esquece o álcool…

    • Elaine disse:

      Guilherme, você retificou mas mesmo assim vale a dica para a depressão o álcool, chocolate, café, não são recomendados. Vale tua proposta, curtir a vida, sair, passear, faze algo de agradável (pintura, leitura), praticar esportes, curtir os amigos…. enfim tudo o que a vida de bom nos oferece.

    • Júlia disse:

      Eu adorei o seu blog, Felipe
      e uma nova maneira de se explicar a ciência,
      e também bem mais compreensível.

  3. Richard Oak disse:

    Dar gargalhadas, rir, também libera serotonina certo? Eu procuro rir todos os dias pelo menos rsrs.

  4. Tô precisando de um pouco de leite e sol! Academia, pensamento positivo, dieta e passeios já estão na lista semanal, rsrsrs…

    Abraço!

  5. Lisandra disse:

    Felipe, adorei sua matéria, tenho fobia social, e venho pesquisando sobre algo que me ajude a sair dessa e deixar o uso de medicamentos, sua frase “Ninguém consegue mudar o que sente sem mudar o que faz.”, me deu um estimulo enorme.

    • Regina Greghi disse:

      Lisandra, é possível sair desta fobia social sem medicamentos, sindrome do panico, além de todas estas dicas, estou me tratando com ortomolecular e homeopatia, olha que demorei 1 ano para encontrar um tratamento, um sucesso em dois meses já obtive resultado positivo. boa sorte e muita fé.

    • J. Carlos Ferreira disse:

      Excelente Lisandra. Bem observado. Este conselho do Felipe é ótimo e vale a pena colocar em prática. Parabéns Felipe.

  6. Regina Blanck disse:

    Adorei o artigo , a leitura sempre nos proporciona novos conhecimentos , ter pessoas como você para nos alertar de tal importância do cuidado com a mente é fundamental .
    Isso nos traz uma confiança de melhora da humanidade.

  7. Adriana disse:

    amei essas dicas tenho falta de serotonina, e a alimentação vai mudar muitooooooooooooo,,,,

    e claro pensamento positivo sempre…

  8. Ednei disse:

    (Ninguem consegue mudar o que sente sem mudar o que faz) O caminho é esse. Começar agora .

  9. Jussara Alcantara Rios Lima disse:

    Gostaria de saber mais sobre a Serotonina pois estou passando por uma situação que não compreendo a causa da minha depressão.Pois sempre fui uma pessoa que gosto de participar de tudo que faz bem a quem precisa.
    Obrigado desde de já.

  10. alice maria de magalhaes disse:

    Tambem gostei desta materia vou começar a praticar agora,Porque ninguem consegue o que sente sem mudar o que faz.

  11. ednaldo disse:

    ola bom dia gostaria de saber o que comer mais para produzir
    serotonina ando um pouco ansioso

  12. Rodrigo disse:

    Até hoje todos depressivos que vi são sedentários que se alimentam mal

  13. elane jardim disse:

    Oi Felipe,boas orientações to seguindo…pode crer,
    um abraço,sucesso.

  14. josé roberto levorato disse:

    Eu descobri que nasci com tendência genética para a depressão(DEPRESSÃO ENDÓGENA) Não se deve descartar nenhum hábito saudável que possa previnir, diminuir ou até mesmo curar a depressão.Eu ainda necessito de remédio,mas só o remédio prescrito pelo médico não é suficiente.A matéria acima deve ser lida e lavada a sério porque tem informações preciosas para todos nós.

  15. Janine Mueller disse:

    Olha eu tomei 14 anos anti depressivos e era o q os médicos diziam q era genético, agora parei de tomar e to com uma dor de cabelça q parece uma irritação. Mas vou seguir isso aí. Não acredito nisso de tendencia genética, hoje vejo q o problema é a convivencia com pessoas com problemas deixa a gente meio lelé. Mas o importante: fica perto de quem te faz bem, não se apaixone por alguém q te faz sofrer e se nada disso adiantar: FAÇA UM FACEBOOK, mas só curta mensagens positivas.:).

    • Valdete Félix disse:

      Gostei da respota Janine, é isso mesmo conviver com certas pessoas te fazem muito mal…A melhor frase do Felipe “Ninguém consegue mudar o que sente sem mudar o que faz”.

    • Maysa disse:

      Janine oi
      Veja, se eu aconselhar as pessoas a não ficarem perto de quem tem problemas. Quando eu tiver o meu ninguém vai ficar perto de mim, e eu vou ficar mais triste.
      Talvez precisamos não sermos influenciadas pelas ventanias da vida dos outros e termos a nossa própria brisa.

  16. cacilda disse:

    Gostei de ler todas estas dicas sobre a serotonina. Estou a trabalhar sériamente, é verdade que o riso tem muitos benefícios na saúde, por isso vamos viver mais alégres e automáticamente mais saudáveis!

  17. Gostei muito da matéria, minha familia tem muita gente depressiva, gostaria de saber mais e mais, quais os produtos de tem sorotonina, se tem capsulas, para vender onde compra-las
    enfim tudo sobre o assunto.

  18. Deyvidson disse:

    você me auxiliou quando estava fazendo estágio… lembra daquela pessoa que estáva revoltado porque tremia de maneira progreciva diante das tensões … poeta … autor da frase: temos que ter um pouco de orgulho não pra passar por cima das pessoas, mas para não deixar que os outros passem por cima da gente. Tive várias experência de superação… venci
    aqueles tremores… talvés passa contribuir em suas teses, pesquisas…
    te considero uma pessoa muito especial….
    parabéns… e obrigado por me traser um conteudo confiável pela internete…

  19. FLAVIO PALEARI disse:

    Gostei muito da matéria, minha familia tem muita gente depressiva, gostaria de saber mais e mais, quais os produtos de tem sorotonina, se tem capsulas, para vender onde compra-las
    enfim tudo sobre o assunto.

  20. Vânia Luz disse:

    Muito bom o post, gostei!

  21. Luana disse:

    Acredito que isso realmente é fundamental para mandar a deprê pra longe, a pessoa tem que querer também se não de nada adianta.
    Todas as pessoas que possuem a depressão geralmente foram ocasionadas por algo que deixou a mesma desmotivado, sem esperança ou traumas e grandes perdas.
    Mas a dica que eu deixo é que olhe ao seu redor e procure levantar o astral por que pessoas que te amam não querem te ver triste, sempre veja pelo lado positivo, e que você pode muito mais.

  22. [...] costumam ser maiores dos que os que morreram no inverno. Sair de casa também acaba sendo uma boa oportunidade para se engajar em novas atividades e conhecer mais [...]

  23. Leandro morais disse:

    Talves muitas tragédias teriam sido evitada se uma campanha de educação alimentar fosse inserida tanto na mídia como nas escolas brasileiras. Somos ignorantes (quase primatas) no que se diz respeito a qualidade de vida. Estresses.. humm.. Isso é causado por cansaço? má alimentação? maus hábitos? baixo nível de serotonina?? O que é serotonina na verdade?? Xii.. complicou…

  24. Flavia Santos disse:

    gostei mto da matéria! estou m levantando aos poucos ainda tá dificil estou seguindo as recomendações dos meus médicos, começo amanha na academia,mas minha vontade é de ficar em um quarto escuro debaixo do meu lençol….

  25. Tinha disse:

    Tive um episodio com sonolencia,tontura,confusão mental,cognitivo baixo, impaciencia, muuita ansiedade e leve irritação.Como sou hipertensa e a pressão estava se elevando muito,sem respeitar os remedios antihipertensivos, comprei por minha conta um remedio chamado hidergine que é umantihipertensivo leve que promete proteger o cerebroecomprei umpolivitaminicocontendopotassiopois o meu estava levementebaixo jáamuitos meses(tomo diuretico). Acatando consselhos de alguns colegas resolvi procurar um psiquiatra que pediu um spect cerebral.O resultado foi uma discreta hipoperfusão cortical heterogenea. Ele passou um antidepressivo o valdoxan. O detalhe é que entre os sintomas,o exame,o resultadodo exame a segunda consulta e a prescrição do valdoxan foi quase 30 dias já tomando o hydergine e o polivitaminico e já estava me sentindo bem melhor. Não curada.Mas, bem melhor mesmo. A sonolencia e tontura sumiram logo.O cognitivo e aansiedade melhoraram mas ainda persistia.Então,resolvi obedecer o medico,terminei o hydergine todo e depois de 5 dias de pausA comecei tomar o VALDOXAN.Resultado: Não vi melhorar nada alem do que já tinha melhorado,só que a irritação e agressividade virou rotina e chega me assustou. depois de 3 semanas resolvi interromper o tratamento masomedicoestava viajando. So agora consegui marcar consulta com ele.Sera que fiz mal em nao insistir no tratamento???? OU MEU CASO ERA SO METABOLICO MESMO???

  26. VILEIDE FARIAS disse:

    gostei demais dos depoimentos das pessoas,até a depressão foi embora,sofre de ansiedade e medo de ficar doente,aprendir que não vou morrer de medo,devo ser positiva sempre,sempre,com certeza já mim sinto curada! Deus abençoe todos nos!

  27. VILEIDE FARIAS disse:

    E MUITO IMPORTANTE SAIR NAO FIQUE EM CASA,LEVANTA DA CAMA,VAI TRABALHAR EU FAÇO ASSIM FAZ HJ 26 DIAS Q ESTOU NESTA SEM REMEDIOS ,AS VEZES TOMO CALMANTE E CHÁS,VOU FAZER FLORAIS,E ATIVIDADE FISICA CAMINHAR FAZ BEM!

  28. VILEIDE FARIAS disse:

    ESTOU INDO PRA IGREJA DIRETO NÃO DEIXO OS PENSAMENTOS TOMAR CONTAR DE MIM ESTOU MIM FORTALECENDO NA PRESENÇA DO SENHOR! FICO PERTO DE PESSOAS POSITIVAS, E QUE ME AMAM DE VERDADE! PARA MIM ESTÁ SENDO UM APRENDIZADO ACHO ATÉ QUE VOU ESCRIVER UM LIVRO SOBRE MINHA DEPRESSÃO!

  29. Julio disse:

    É muito fácil falar de um problema que não se tem, é como mandar alguém que tem diabete parar de tomar insulina e mudar seu estilo de vida. O mal do psicólogo é achar que sabe mais que um psiquiatra.

  30. Auri disse:

    É ! estar na presença do senhor é um fator determinante ,só o senhor é Deus.Viver cada dia contando sua vitória e falar para si mesmo:tudo isso vai passar!!!

  31. Valdete Félix disse:

    Muito bom o artigo, esclareceu muitas dúvidas, obrigada Felipe e muito sucesso,comecei a tomar o remédio e tenho certeza que vai dar tudo certo, amei sua frase ” ninguém consegue mudar o que sente sem mudar o que faz” beijos.

  32. francisca disse:

    muito legal isso ajuda muito as pessoas

  33. regina disse:

    São muitas dicas maravilhosas.Em primeiro lugar procurar DEUS,em seguida procurar alternativas(acupuntura,yoga,exercicios fisicos,amizades verdadeiras,rir muito´.relaxamento)

  34. regina disse:

    Estou procurando coisas que me ajudem.Faço acupultura,exercicios fisicos,massoterapia,igreja,homeopatia e ortomolecular.Estou procurando respostas para acabar com esses sintomas de depressão.

  35. silvia disse:

    e gostoso fazer amizades com pessoas com mesmo tipo de problemas
    vcs estao de parabens um ajudando o outro com historias diferentes e gratificante ..

  36. Márcio disse:

    È realmente essa é a doença do século, como muitas pessoas eu não entendia essa doença e até criticava quem tem. Só hj depois que começei a conviver com essa doença que pude ver o quanto é ruim. Uma dica pra quem tá começando a conviver agora com a depressão, é que realmente não é fácil, tem que fazer uma série de coisas para sair ou pelo menos aprender a conviver com a depressão. Como muitos já falaram a alimentação, o exercicio, procurar um acompanhamento pisicológico e pisiquiátrico, tudo o que vc puder fazer p combater é válido, muitas vezes o que não dá muito resultado p uns pode ser de grande valia p outros, as vezes uma pequena coisa que vc acha que é pouco já ajuda, até mesmo o ato de ler comentários sobre a doença sobre beneficios ou ate mesmo depoimentos já te ajudam. O que aconteçe é que a cura mesmo é demorada e enquanto não aconteçe temos que aprender a conviver com isso. O importante para quem está em uma faze bem critica é saber que a melhora é bem demorada, depois de todas as medidas p se curar vc tem que ter paciência é uma vitória por dia, no começo eu ficava mais preocupado por n melhorar e isso me fazia ficar mais p baixo, depois que comecei a perceber que mesmo ruim eu melhorava a cada dia uns 5% eu percebi que isso fazia parte do tratamento. Espero que tenha contribuido um pouco para a recuperação de laguem.

  37. MARIA LUCIA DE BRITO disse:

    GOSTEI BASTANTE QUERO AJUDA , EU TENHO MUITO SONO MAU-HUMOR FOME E MUITAS DORES COMO POSSO ME CURAR ?

  38. severino antonio rodrigues disse:

    oi , sou policial militar e sofro de depressão há muito tempo, só que os remédios que o médico passa só fez piorar aí abandonei sinto dores nas pernas e tomo Rivotril há bastante tempo e já estou dependente não sei como saí dessa espero uma ajuda dos amigos a sair desse inferno, dormir só no Rivotril de 2mg e ainda e ainda é pouco.

    • Fábio Ertel disse:

      Severino, procure um hipnoterapeuta que faça HIPNOSE CONDICIONATIVA. Fiz a pouco tempo e estou me sentindo muito melhor.

  39. Ana Paula disse:

    Olá. Comecei apresentar sintomas de fobia social em 2012. Procurei um psiquiatra e faço tratamento com fluoxetina 20 mg e rivotril 0,5 mg. Os sintomas estão sob controle e me sinto muito mais segura hoje. Já estou no 8º mês de tratamento. É só acreditar e buscar uma saída, o que não dá é ficar parado sentindo algo ruim, e esperar que a resposta caía do céu. Deus está do nosso lado sempre, mas é imprescindível fazer a nossa parte…. buscar…acreditar….lutar pela vida sempre!!!!! Ela vale muito a pena.

  40. Consuelo Kuchler disse:

    Iniciei a tomar fluoxetina é percebi nitidamente a mudança em meu animo. Não me aborreço mais com facilidade, parece que a paciência esta mais presente no meu dia a dia. Tenho um marido com esclerose múltipla é precisa de meus cuidados para ir ao banheiro, passo sonda 4 vezes por dia, dou banho faço barba etc, tenho meu trabalho, sou esteticista é não abro mão disso pois é onde me realizo é me distraio. Verdade que deixei de fazer exercícios (Pilatos) pois tenho que me organizar nos horários. Gostaria de parar de tomar remédios pois pelo que percebi não posso tomar nos fins de semanas meu Whisky ou até mesmo uma cerveja Quando tomei tive dor de cabeça com só 2 latinhas! Seja que pode causar problema sério? Outra coisa, parece que fico meio que esquecida em alguns casos.

  41. ANTONIO disse:

    A melhor coisa pra se fazer para o aumento da SOROTONINA CENTRAL é a pratica de atividades físicas, procurar estar sempre perto de pessoas alto astral,. e se for casado praticar pelo menos 3 vezes por semana SEXO isto é infalível, renova tudo,

  42. Bárbara disse:

    A vitamina D tem alguma relação com a produção de serotonina?

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

.

.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM