Uma solução para a fobia de agulhas

Você sabia que 10% da população mundial tem fobia de agulhas? Eu não estou falando de um simples medo, mas de fobia: a sensação de taquicardia (batimento acelerado do coração), sudorese (suor em excesso) e hiperventilação (respiração acelerada podendo gerar sensação de falta de ar) só de chegar perto de uma agulha. Muitos dizem que preferem morrer a tomar uma injeção (alguns devem ter morrido mesmo por não terem tomado alguma injeção importante).

Embora nossa história de vida modele a pessoa que somos, nunca devemos esquecer que todos nós da espécie humana compartilhamos centenas de milhares de anos de evolução, portanto alguns medos e prazeres são comuns a todos por terem sido importante para a espécie durante a evolução, como o gosto pelo açúcar e o medo de barulhos estranhos na escuridão da noite.

agulha

O tão comum medo de agulhas pode ter parte de sua origem em nossa evolução, em que foi necessário evitar dentes, garras, presas e armas pontiagudas. Em nossa história particular, se tivermos experiências desagradáveis com agulhas esse medo pode se tornar exagerado (fobia) e até se generalizar para outros estímulos associados, como seringas, médicos, jalecos e hospitais.

A terapia comportamental tem um histórico brilhante no tratamento de fobias, com suas técnicas de relaxamento e de dessensibilização. No entanto, estas técnicas podem custar tempo (e dinheiro). Para quem não quer seguir este caminho uma alternativa parece estar próxima: as microagulhas.

Com um décimo da largura de um fio de cabelo, a microagulha não atinge os nervos abaixo da pele, portanto não causa dor. Elas se dissolvem na pele e aparentemente ativam o nosso sistema imunológico de maneira mais eficaz que as injeções tradicionais.

Estas microagulhas ainda estão em fase de testes e devem entrar em circulação só daqui a alguns anos e não substituirão todas as injeções (por exemplo, não servem para coletar amostras de sangue), mas já quebram um galhão pra quem tem fobia de agulha.

Fonte: Cosmos Magazine

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Discussão - 9 comentários

  1. Karl disse:

    Excelente, Felipe. Ia comentar que para coletar exames não dá mesmo. Algumas vacinas já têm tecnologia parecida, como a BCG.
    Doar sangue também, não dá.

  2. [...] informações de: Science Blog e Inovação Tecnológica. /* Avaliação deste artigo medicamentos, [...]

  3. Helen kailen disse:

    Adoro psicologia, se possivel seguir carreira, mais eu tenho uma curiosidade que eu ja ouvi algumas pessoas dizerem que todo psicologo e um pouco doido e eu ja fui diagnosticada com transtorno bipolar compulsivo estranho ne

  4. tenho que tirar amostra de sangue mas toda vez eu passo mal e agora e pro exame periodico da empresa??????

  5. Bruna Santana disse:

    Olá! Gostei bastante da informação e porém tenho uma pequena sugestão.Tenho fobia a agulhas e achei o blog quando fui fazer uma pesquisa sobre isso no google. Se possível, retirem a imagem da agulha, pois pessoas como eu podem nem conseguir ler o texto por causa dela… Consegui ler apenas porque tantei a imagem de longe com uma das mãos… Obrigada!

    • Karoline Duques disse:

      Também concordo que deveria tirar a foto. É agonizante, dá até um frio na barriga, ai!

  6. Edson disse:

    Nossa, quando posso utilizar esta técnica, pois espero por isso a muito tempo.

  7. Kamily disse:

    Pessoal, só de pensar em tirar sangue sinto vontade de chorar, a sensação de quando vou tomar soro na veia ou tirar sangue é de que estou me despedindo do mundo, parece que vou morrer. A pressão abaixa muito, já fazem 8 anos que não tiro sangue e sei que preciso porque tenho muitos mal estares e não sei o que é. D= O que eu vou fazer?

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

.

.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM