O último enigma de sexta me deixou bem animado com o Blog. O pessoal demorou para perceber a diferença entre as aranhas Myrmarachne e as formigas, muitos não souberam dizer quais eram as frutas (com exessão -credo! exceção da banana) mas quando coloco um parasita obscuro que ocupa a língua do peixe, todo mundo acerta. Fantástico, me mostra o quão curiosos vocês são!

Cymothoa é o nome de um gênero de crustáceos parasitas. Eles costumam se prender à boca ou às guelras dos peixes e se alimenta de sangue. Mas o Cymothoa exigua é especial. Ele entra pela guelra do peixe e se prende à língua. Lá ele fura a artéria e passa a sugar o sangue. Com a falta de oxigenação, que deixa de ser feita pelo sangue, a língua atrofia e encolhe. Mas o Cymothoa exigua se prende firmemente à base da língua e é levado pelo movimento muscular, de maneira que apresenta as mesmas respostas que a língua normalmente apresentaria.

Por isso o Cymothoa exigua é o único parasita conhecido capaz de substituir um órgão do seu hospedeiro. O peixe continua a se alimentar normalmente enquanto o crustáceo aproveita de muco e restos alimentares dentro da boca. Mais fotos desse bichinho fofo aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...