Perfil

Atila Iamarino Meu nome é Atila Iamarino, sou biólogo e doutorando em evolução de HIV-1. Apaixonado por ciência e viciado em informação.

  • Prêmio ResearchBlogging

    Também escrevo

    Twitter

    Me Siga no Twitter

    Busque no Blog

    Please translate this!

    Posts recentes

    Comentários Recentes

    Categorias

    Blogs Científicos

    Recomendo

    Estou lendo

    LIvro_de_ouro_da_evolucao_mini.jpg


    Outros

    Adicionar aos Favoritos BlogBlogs

    Add to Technorati Favorites

    Creative Commons License
    Esta obra de Atila Iamarino é licenciada sob Creative Commons by-nc-sa.



    01talkthumb.gif

    06blogthumb.gif

    10quackerythumb.gif

    43transdiscplinarythumb.gif

  • « Prevenindo a infecção feminina por HIV | Main | O que torna um vírus da gripe mais letal do que outros »

    O que você precisa saber sobre a gripe suína

    Category: doençasvírus
    Posted on: abril 26, 2009 7:10 AM, by Atila

    Se você quer saber sobre o vírus H1N1 resistente ao Tamiflu clique aqui.

    Se você quiser saber de onde veio o vírus H1N1 clique aqui.

    Para acompanhar a história do H1N1 da gripe espanhola em 1918 até a gripe suína de hoje, clique aqui.

    Para saber porque um vírus da gripe é mais perigoso do que outro, veja este outro texto.



    Para saber sobre a vacina, se é perigosa e por que só alguns serão vacinados, clique aqui.
      E Aqui


    O que é a gripe suína, e porque ela pode ser muito perigosa? Resposta em 8 etapas:

    1 - O que é o vírus da gripe e o que quer dizer H1N1:
    2 - Qual o perigo de um vírus diferente?
    3 - E como é o vírus suíno?
    4 - Por que a gripe suína é perigosa?
    5 - Como está a situação atual?
    6 - Qual o risco de uma pandemia?
    7 - Quais defesas nós temos contra o vírus?
    8 - Atitudes individuais que podem ajudar.



    porquinha.jpg 

    1 - O que é o vírus da gripe e o que quer dizer H1N1:


    Existem 3 tipos de influenza, o vírus que causa a gripe, o A, B e C. O influenza A é o mais variável e que causa mais estragos todos anos. Ele tem 8 pedaços de RNA (RNA mesmo, não é DNA) dentro de uma cápsula. Duas proteínas deles são mais importantes para entendermos. Uma é chamada de Hemaglutinina, fica do lado de fora do vírus e serve para fazer contato com a célula. Como ela se liga em células, quando o colocam o vírus em uma gota de sangue, os glóbulos vermelhos ficam aglutinados (hemo aglutinina, hemaglutinina). A outra é a Neuraminidase, ela quebra os açúcares onde a hemaglutinina se liga para liberar os vírus recém formados.

    Como a hemaglutinina e a neuraminidase ficam para fora do vírus, são as proteínas mais reconhecidas por anticorpos e usadas nos testes de diagnóstico. Por isso as linhagens de influenza são nomeadas pelas letras HN, como H1N1, H3N2, de acordo com o tipo de cada uma.

    São conhecidos 16 tipos de Hemaglutinina e 9 de Neuraminidase. Só alguns são frequentes em seres humanos, H1, 2 e 3 e N1 e 2. Todos os outros são encontrados em aves aquáticas, principalmente patos, que são o reservatório natural do Influenza A. As aves migratórias misturam os vírus em escala mundial pois nelas a gripe não causa sintomas, e infecta o sistema digestivo ao invés do respiratório. Quando param em lagos para comer durante a migração, defecam e a água fica forrada de influenza. Num lago com água fria o vírus chega a durar 30 dias. Os mais perigosos, que matam mais galinhas e pessoas quando transmitidos, são os H5 e H7. [1]

    influenza.jpg
    Microscopia eletrônica do vírus influenza

    2 - Qual o perigo de um vírus diferente?


    O motivo para não sermos imunes ao influenza A depois de uma gripe é que o vírus muta muito [2]. Dois fenômenos são importantes, o drift, onde o vírus acumula pequenas mutações nos genes H e N, suficientes para no ano seguinte nosso sistema imune não reconhecer o vírus. Mais importante (e mais frequente do que se imaginava) é o shift. O shift acontece quando dois influenza diferentes entram na mesma célula e ao saírem misturam seus cromossomos, e dos oito pedaços que levam, alguns são do vírus x e outros do y. Quando isso acontece, o vírus muda abruptamente e nosso sistema imune fica completamente despreparado. É o que faz com que vacinas falhem. Na verdade, existe um atraso entre coletar o vírus e produzir a vacina, de maneira que todo ano temos que estudar o vírus e tentar prever qual vai ser a forma mais importante na epidemia.

    As maiores epidemias recentes de gripe ocorreram quando houve rearranjo entre o vírus humano e o vírus aviário, como na gripe asiática de 1957 (H2N2) e Hong Kong 1968 (H3N2). o vírus da gripe espanhola, é H1N1 e aparentemente saltou direto dos patos para o ser humano, sem rearranjo [3]. Quem intermedia o rearranjo, contraindo o vírus humano e aviário? Os porcos e galinhas.

    Isso explica porque a maioria das pandemias de gripe começa na Ásia. Imagine mercados populares lotados de gente, onde se vendem em barracas patos, patos selvagens, galinhas, gansos e porcos. Soma a isso a técnica de alimentação dos porcos, onde eles colocam a gaiola dos patos e das galinhas em cima da dos porcos, e dão comida apenas para as aves. Isso gera as condições ideais para o surgimento de vírus aviários infectando humanos.



    3 - E como é o vírus suíno?

    O vírus mais comum em porcos é o tipo H1N1. São várias linhagens diferentes circulando na Europa, Ásia e nas Américas, e nenhuma delas é próxima da linhagem da Gripe Espanhola.

    Este vírus que infectou pessoas no México e na Califórnia foi sequenciado por uma equipe canadense, e foi descrito pelo CDC aqui. Segundo o CDC, a Hemaglutinina e alguns outros genes são próximos dos vírus que normalmente circulam nos EUA, mas a Neuraminidase e outro gene são de linhagens européias e asiáticas, além de um gene parecido com o influenza humano, o qué é novo. Em local nenhum no site do CDC encontrei referências a algum gene ser próximo do H5N1, causador da Gripe Aviária, nem nada que diga que este vírus é próximo do da Gripe Espanhola.
    [update] O vírus H1N1 é um rearranjo de duas cepas suínas, uma que circula nas Américas e outra que circula na Europa. Não há genes do vírus aviário ou de alguma cepa humana.

    [update 2] O vírus H1N1 é um rearranjo de três cepas suínas, duas que circulam na América do Norte e outra que circula na Europa e Ásia. Os genes que vieram de humanos e aves são de duas das cepas, mas já circulam em porcos há pelo menos 20 anos.


    4 - Por que a gripe suína é perigosa?


    Os porcos e as aves domésticas são os "atravessadores" dos vírus que circulam em aves migratórias para os seres humanos. Por isso os vírus que eles nos transmitem são perigosos, por serem muito diferentes do que nosso sistema imune encontra normalmente. Além de poderem ser um ponto de rearranjo entre um vírus diferente e um vírus adaptado ao ser humano.

    Aparentemente, o que impede o H5N1 (Gripe Aviária) de ser transmitido de humanos para humanos, é o receptor celular que o vírus usa. Até hoje, H5N1 só foi transmitido de aves para seres humanos (uma possível exceção é uma transmissão entre mãe e filha, mas o contato entre elas foi intenso) porque o vírus infecta melhor o sistema respiratório e digestivo das aves do que o humano.

    O perigo é que, as células do sistema respiratório dos porcos são mais parecidas com as nossas, de forma que um vírus adaptado ao porco teoricamente pode ser transmitido entre humanos do que um vírus aviário. [4]

    Outro fator preocupante é que o vírus da gripe suína atual tem infectado principalmente jovens. Normalmente, crianças e idosos sofrem de gripe. O padrão de vírus agressivo que ataca jovens, com o sistema imune bem saudável, lembra muito o da Gripe Espanhola de 1918.



    5 - Como está a situação atual?

    Nos Estados Unidos, até agora (25/04/2009) foram confirmados 11 casos, todos de gripe forte, mas nenhum fatal.

    Já no México, são três eventos separados:
    Um começa em 18 de março no Distrito Federal do México, a capital do apís, e até 23 de abril são mais de 850 casos de pneumonia, dos quais 59 morreram.

    Em São Luis Potosi, região central, são 24 casos com 3 mortes.

    Em Mexicali, próximo dos EUA, são 4 casos e nenhuma morte.



    6 - Qual o risco de uma pandemia?

    Este não é o primeiro surto de Gripe Suína. O surto mais importante aconteceu em Fort DIx, um acampamento militar americano, em 1976, e ensinou uma grande lição para as entidades de saúde. Na época, esperava-se um grande surto de Influenza, e tudo indicava que o vírus da gripe suína que estava atacando os jovens militares poderia ser o responsável. A pressão de 500 pessoas doentes e uma morte fez com que decisões erradas fossem tomadas, e iniciou-se uma vacinação em massa nos EUA com consequências drásticas. Recomendo a leitura do livro A Próxima Peste, de Laurie Garret, que explica em detalhes esta ocasião.

    O ponto é, a OMS (Organização Mundial de Saúde), órgão responsável entre outras coisas por monitorar surtos de gripe pelo mundo, não trabalha com SE teremos uma pandemia de gripe, trabalha com QUANDO teremos. Com o tamanho de população que atingimos, e a facilidade de transporte que temos atualmente, é muito provável que uma linhagem perigosa de influenza cause um grande estrago. Seja essa pandemia causada pelo vírus da gripe aviária, suína ou qualquer outro.

    Aqui uma parte nada animadora da lista de 10 itens sobre a Pandemia de Gripe da OMS:

    Estamos à beira de um surto. Todos os países serão afetados. Os suprimentos médicos serão inadequados. Vão ocorrer muitas mortes. O rompimento econômico e social será enorme.


    A OMS tem uma escala de alerta mundial que vai de 1 a 6 , 1 tudo tranquilo, não existe nenhuma doença perigosa, 6 fudeu tudo a coisa está complicada, a pandemia está correndo solta. Estamos no estágio 3, existe uma doença mas por enquanto não circula por contágio pessoa a pessoa. Ainda não houve motivos suficientes para passarmos para o nível 4, onde há transmissão entre humanos frequente.




    7 - Quais defesas nós temos contra o vírus?

    Existem poucos remédios antivirais porque os vírus usam as células para se reproduzir, possuem pouca coisa própria, ao contrário das bactérias. No caso do influenza, existem os inibidores da neuraminidase, que impedem o vírus de se liberar da célula, como a Amantadina e o Tamiflu. Mas, o vírus muta e desenvolve resistência facilmente a essas drogas, e não se sabe qual a facilidade disso acontecer com o H1N1.

    A linhagem atual é resistente a Amantadina e Rimantadina, mas suscetível a Tamiflu e Zanamivir. Embora ocorram alguns casos de resistência, eles são esperados e até agora não estõa sendo transmitidos.
     
    Outra defesa são as vacinas. Elas são a forma mais barata e rápida de se proteger da gripe. O problema está na agilidade de desenvolver uma vacina para o vírus certo e em tempo hábil para distribuir a população. E existe uma ordem de prioridades na vacinação. Primeiro pessoas em situação chave, como funcionários do governo, médicos, depois pessoas mais suscetíveis, como idosos e crianças, e por último a população como um todo.




    8 - De qualquer forma, há atitudes individuais que podem ajudar:

    Lave bem as mãos, e frequentemente. Ao contrário do que se imagina, é mais fácil contrair o Influenza com um aperto de mão do que com um beijo no rosto. Se alguém resfriado espirra com a mão na frente da boca, e damos a mão a esta pessoa, podemos colocar a mão em contato com o olho e nariz, e contrair o vírus. Ou seja, lave bem as mãos, regularmente, e se estiver gripado, cubra o espirro com um lenço e jogue fora.

    Evite aglomerações e locais fechados, principalmente com ar-condicionado. O Influenza dura mais tempo no ar em clima seco e frio, e um lugar fechado com ar-condicionado mistura várias pessoas em condições propícias para o vírus. [5]

    E como bem disse o Carlos, DON'T PANIC!


    Aproveite que você já leu o texto e responda a esta enquete:






    Recomendo:

    gripe.jpgGripe: a História da Pandemia de 1918. Gina Kolata, 2002. 383 páginas. - Ótimo livro sobre a gripe em geral, descreve muito bem a pandemia de 1918, o evento de 1976 e como o vírus da gripe espanhola foi recuperado de cadáveres congelados e amostras de pacientes armazenadas.




    The Coming Plague: Newly Emerging Diseases in a World Out of Balance de Laurie Garret. Um livro bem completo, que entre outras coisas trata da gripe espanhola, da gripe suína de 1976 e das perspectivas.





    Fontes (além dos links que já estão no texto):


    [1] Webster, R G, W J Bean, O T Gorman, T M Chambers, e Y Kawaoka. "Evolution and ecology of influenza A viruses." Microbiological Reviews 56, no. 1 (Março 1992): 152-179


    [3] Reid, Ann H., Thomas G. Fanning, Johan V. Hultin, e Jeffery K. Taubenberger. "Origin and evolution of the 1918 "Spanish" influenza virus hemagglutinin gene." Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America 96, no. 4 (Fevereiro 16, 1999): 1651-1656


    [4] Suzuki, Yasuo. "Sialobiology of influenza: molecular mechanism of host range variation of influenza viruses." Biological & Pharmaceutical Bulletin 28, no. 3 (Março 2005): 399-408


    [5] Lowen, Anice C, Samira Mubareka, John Steel, e Peter Palese. "Influenza Virus Transmission Is Dependent on Relative Humidity and Temperature." PLoS Pathog 3, no. 10 (Outubro 19, 2007): e151.

    No TrackBacks

    TrackBack URL: http://scienceblogs.com/mt/pings/107996

    Comments (167)

    1

    Atila muito bom post, muito esclarecedor.

    Obrigado!

    Posted by: Max | abril 26, 2009 12:13 PM

    2

    Atila, suas informações foram muito úteis. Parabéns pelo conteúdo e embasamento. Sou jornalista. Vou repassar para o maior número de pessoas que conheço. É só assim, disseminando conhecimento que teremos um mundo melhor. Estou te adicionando no twitter. Grande Abraço.

    Posted by: Jota | abril 26, 2009 1:20 PM

    3

    Excelente texto! Parabéns pelo trabalho.

    Posted by: Ricardo Lage | abril 26, 2009 1:59 PM

    4

    vírus da gripe suína

    Posted by: alessandra | abril 26, 2009 3:24 PM

    5

    Átila, conforme comentei no post do Carlos, adorei o seu post. É bom ler a análise de um biólogo sobre esse assunto, foi bastante esclarecedor. E o que mais gostei, foi sobre as atitudes individuais que podem ser tomadas.

    Posted by: Liliane Catone | abril 26, 2009 3:40 PM

    6

    Parabéns pelas explicações.
    Vou começar o estoque de mantimentos! :-)

    Posted by: Luís Brudna | abril 26, 2009 3:56 PM

    7

    Completíssimo. Um post como esse com todas as referências é algo que realmente dá prazer de ler. Precisamos fazer mais isso e destronar a tristeza que é o jornalismo científico no país.

    Posted by: Luiz Bento | abril 26, 2009 4:44 PM

    8

    As melhores e mais bem reunidas informações sobre a gripe suína que eu li até agora... muito bom mesmo!!!

    Vou tuitar pra espalhar a notícia (por enquanto, tá correndo mais que o vírus... hehehe) e ver se o povo fica mais esperto...

    E não esqueçam: DON´T PANIC!!!

    (E lave as mãos...)

    Bjo,

    A.

    Posted by: Aninha Arantes | abril 26, 2009 5:52 PM

    9

    Gripe do Frango 2.0, Bug do Milênio XP...
    Eu queria realmente conseguir me preocupar, mas nem estando resfriado neste momento eu consigo.
    E Tamiflu é o remédio dos campeões, né? Era também o único bom o suficiente para combater a gripe aviária.

    Posted by: Igor Santos | abril 26, 2009 6:29 PM

    10

    Ótimo post !

    Devia republica-lo em alguma revista de divugação, como a CH. Há uma coluna para leitores.

    Posted by: MHL | abril 27, 2009 1:56 AM

    11

    Uma duvidinha...
    Vc disse que existem 16 tipos de H e 9 de N.
    Depois, vc fala de mutação no gene H e N que torna as proteínas irreconhecíveis... então não existiriam infinitos "tipos" de H e N? Ou o que muda nas proteínas não é suficiente para considerar uma mudança de "tipo"??
    Obrigada!

    Posted by: Bel | abril 27, 2009 9:43 AM

    12

    Foi o melhor e mais esclarecedor artigo que lí sobre a gripe suína, principalmente referente aos sintomas da doença. Com certeza, irei divulgá-los.
    Abrç
    Susy

    Posted by: Susy G. Silva | abril 27, 2009 9:46 AM

    13

    @Bel
    Exatamente. Existem 16 grupos de H, que variam bastante dentro deles, mas dá para distinguir um do outro. Da mesma forma que organismos de uma espécie diferem mas você consegue agrupá-los.
    Quando a mudança é muito grande, ou se percebe uma história evolutiva que distingue um grupo de proteínas, tem-se um novo tipo.

    Posted by: Atila Author Profile Page | abril 27, 2009 10:18 AM

    14

    Muito interessante a parte sobre o WHO. Acho que em breve teremos um filme sobre pandemia estreando nos cinemas (acho que os filmes feitos até o momento foram insatisfatórios, no sentido de realismo: Os 12 macacos, Fim dos tempos, etc).

    Posted by: Jeever | abril 27, 2009 1:00 PM

    15

    Oi, Átila,

    Primeiro, pequenas correções: - Na pergunta 4, é exceção e não excessão; é crianças e não crianás.

    Segundo, obrigado pela grande quantidade de informação que você condensou no seu artigo. Muito bom, prestou um grande serviço com ele.

    Terceiro, uma dúvida. O vírus influenza infecta o aparelho digestivo apenas de patos ou de todas as aves? Na resposta da pergunta 4 você disse que infectava o aparelho respiratório das aves.

    Posted by: Patola | abril 27, 2009 1:20 PM

    16

    Existe a possibilidade de a gripe suína sofrer uma mutação e causar uma invasão zumbi?

    Ops, escapou. =(

    Muito legal o texto, parabéns! Ele tá famoso, chegou até mim por 3 vias diferentes!

    Posted by: Max Reinhold Jahnke | abril 27, 2009 1:45 PM

    17

    Oi Patola,

    Valeu pelas correções!!

    Então, pode infectar tanto o sistema respiratório quanto o digestivo, mas o principal é o digestivo, e os receptores estão lá tb.

    Leitor atento :)

    Posted by: Atila Author Profile Page | abril 27, 2009 2:13 PM

    18

    Atila tenho uma dúvida, na verdade são várias, mas uma em especial:
    As medidas sanitárias e educativas que você bem informou: as práticas higiênicas tradicionais e universais como lavagem de mãos, tão importantes na profilaxia de várias doenças, principalmente nas gastroenterites por diversos patógenos, parecem não ter grande impacto na incidência da infecção pelo rotavírus. Evidências nesse sentido são as extensas epidemias cíclicas da doença em países desenvolvidos. Então a minha dúvida, no atual surto da gripe suína qual é a profilaxia mais eficaz.

    Outra pergunda, não resisti, o nosso sistema de pronto-atendimento está preparado para o correto diagnóstico da doença, já que até hoje não está no caso da dengue?

    Um grande abraço.

    Posted by: Jose Ildefonso | abril 27, 2009 3:46 PM

    19

    Mesmo nesses países desenvolvidos, nada garante que eles lavem as mãos constantemente, embora haja o ciclo, a população atingida costuma ser menor.

    No caso da gripe, o que acontece é que através do espirro o espalhamento é em três dimensões, enquanto na superfície das mãos os vírus se distribuem apenas em duas. Além disso, nosso pulmão está mais equipado para lidar com patógenos (muco, células ciliadas, macrófagos) do que a mucosa do olho, por exemplo.

    Com a doença em evidência na mídia, quem é diagnosticado com gripe já entra em observação (vide os países da Europa). Mas NENHUM país tem um sistema de vigilância que dê conta de isolar todos os casos. O que considero atenuante é esta epidemia se dar nos EUA e redondezas, dado o histórico de negligência e omissão de crises em locais como a China.

    Posted by: Atila Author Profile Page | abril 27, 2009 3:56 PM

    20

    Olá, parabéns pelas informações. Há jornais informando taxa de mortalidade de 6% para essa nova cepa, 12 vezes mais do que uma gripe normal. Essa informação procede? Vou já encomendar uma cópia do "A próxima peste", mas gostaria de saber quais foram os índices de outras pandemias famosas, como a Peste negra, Gripe espanhola, Ébola, SARS, etc. Outra dúvida: no caso de uma pandemia, os sobreviventes serão apenas os resistentes ao vírus ou muitos poderão sobreviver somente por não ter entrado em contato com o mesmo? Pergunto isso porque parece que a Austrália conseguiu se isolar por alguns anos contra a gripe espanhola, mas não teve jeito, depois a infecção fez as suas vítimas por lá...

    Posted by: Wagner | abril 27, 2009 4:01 PM

    21

    Oi Wagner,

    Acho que ainda é muito cedo para se estimar a taxa de mortalidade dele, já que ainda falta diagnosticar o tipo de gripe de muitas pessoas.

    O problema nas pandemias é a taxa de infectados, isso conta mais do que a mortalidade no fim das contas. Algumas variantes do Ebola matam mais do que 80% dos infectados, mas ele é pouco transmitido, nunca matou mais do que 5 mil pessoal, enquanto a gripe mata 0,1% de milhões de infectados, mais de 10 mil todos os anos só nos EUA.

    Quanto à pandemia de gripe, o mais severo não são as mortes, é o impacto que isso tem na economia e na sociedade, milhares de pessoas sem condições de trabalhar, lugares públicos fechados e afins.

    Posted by: Atila Author Profile Page | abril 27, 2009 4:13 PM

    22

    Muito bom, Átila. Obrigado pelas informações tão bem compiladas. Vou linkar no Ecce Medicus.

    PS. Nenhum sistema de saúde está preparado para um pandemia com as proporções que as estimativas catastrofistas estão anunciando.

    Posted by: Karl | abril 27, 2009 5:21 PM

    23

    Atila... é importante dizer que o consumo da carne de porco (cozida a 7o graus, como é recomendado)está liberado né?
    Se não fica aquelas notícias alarmistas na imprensa.. que de propósito não explicam nada... Fala aí pra nós! abs

    Posted by: ALEX | abril 27, 2009 5:41 PM

    24

    Com certeza Alex. Carne de porco preparada não é problema nenhum! Desde sempre os porcos tiveram influenza, e isso nunca foi problema na comida. O problema agora é (talvez seja) essa linhagem de influenza, e transmitido por outras pessoas ;)

    Posted by: Atila Author Profile Page | abril 27, 2009 5:44 PM

    25

    Oi, Átila. A Globo News acabou de comunicar que o WHO mudou o índice de nível 3 para nível 4. Assustador, no mínimo.

    Posted by: Mauricio Simões | abril 27, 2009 6:30 PM

    26


    Atila, boa tarde. Gostaria de parabenizá-lo pela excelente descrição do vírus H1N1. Fiz uma breve pesquisa sobre os medicamentos utilizados como tratamento, os preços não são acessíveis a grande população. E fiquei ainda mais preocupada. Você saberia explicar as complicações potencias que poderiam ocasionar a morte? Li algo sobre pneumonia. Mas, nada explicando a evolução fisiopatológica. E, em relação ao mecanismo de transmissão, seria aéreo, gotícula ou contato? Ou ambos?

    Um grande abraço.

    Posted by: Kátia Sereno | abril 27, 2009 7:28 PM

    27

    oi Kátia,

    É exatamente sobre isso que estou escrevendo! Prometo as respostas no próximo post, ainda hoje!

    Posted by: Atila Author Profile Page | abril 27, 2009 7:31 PM

    28

    bruno,eu estou precisando de falar com voce, em particular ,luis da leia,falo brunao

    Posted by: luis gu.ty @ rotimail .com | abril 27, 2009 9:47 PM

    29

    Oi Átila!
    Tô passando só pra agradecer por vc ter respondido a minha pergunta!
    Diante do alarde feito por algumas pessoas em relação à gripe suína, é bom ter acesso a um texto sério e coerente. Ainda mais qdo o autor ainda arruma tempo de fazer a gentileza de virar plantão de dúvidas!
    Mais uma vez obrigada e parabéns pelo blog!

    Posted by: Bel | abril 27, 2009 11:14 PM

    30

    Magina Bel, estamos às ordens. Logo tem mais um no ar ;)

    Posted by: Atila Author Profile Page | abril 27, 2009 11:21 PM

    31

    Oras, respondendo o post acima teve o filme "Epidemia" com o Dustin Hoffman...uma piada..onde já se viu conseguir uma vacina (ou será que foi soro?) em tão pouco tempo e com apenas um macaco? e ela fazia efeito imediato....

    Posted by: paulo | abril 28, 2009 12:55 AM

    32

    Oi Atila!!!!!!!!!!!!!
    Obrigada e parabéns pelas informações. Vou passa-las a diante para o maior numero de pessoas possível.abraço e sucesso

    Posted by: JANE KLEIN | abril 28, 2009 12:56 AM

    33

    como surgiu essa doença ante de chegar no porcoo ???


    me responde vlw eu quero quem esta por volta dessa doença

    como surgiu esta doença ante do porcooo


    um abraço fuiii espero a sua resposta... vlww

    Posted by: Rhuan Mendes | abril 28, 2009 4:41 AM

    34

    eu vivo em angola, especialmente em luanda, e HOJE 8DIAS ATRAS, tive que ir ao hospital devido o mau estar que tinha,o medico que me atenteu manda fazer exames de sangue para ver se era paludismo,infecçao, e um hemograma completo,mas so dianostico gripe.uma gripe que veio do meu filho passou para me, e tambem a minha filha ja se queixa com as mesmas dores.o medico deu-me vitamina.C,amoxicilina,dipirona e recomendou para tomar muitos liquidos,mas hoje comecei rebentar a boca como se fosse uma flor. O QUE SERA.ajuda-me

    Posted by: IRMA SOBRAL AHMED | abril 28, 2009 6:19 AM

    35

    Obrigada pela iniciativa, o assunto sobre a Gripe Suina foi muito bem explicado, achei excelente ! Usei as informaçoes obtidas para divulgar para meu grupo rotariano.Sou responsavel pelo site do clube e sempre que posso elaboro mails informativos para serem divulgados com o objetivo de orientar e educar "minha turma".Parabens !

    Posted by: Denise Alonso | abril 28, 2009 10:31 AM

    36

    @Rhuan

    Essa doença surgiu de aves aquáticas, como os patos. Deles passou para os porcos e dos porcos e das aves para os seres humanos. Nas referências tem um artigo que explica isso ;)

    Posted by: Atila Author Profile Page | abril 28, 2009 12:30 PM

    37

    @Irma

    Há muitas outras doenças que causam dores no corpo, dor de cabeça e afins. Mesmo outras linhagens de gripe que não são perigosas.
    A agitação dos médicos é no sentido de garantir que uma pessoa com gripe suína não passe desapercebida. A idéia é testar todos os suspeitos, por mais que as chances sejam pequenas.

    Posted by: Atila Author Profile Page | abril 28, 2009 12:33 PM

    38

    Ótimo texto, muito esclarecedor.

    Só precisa dar uma revisada, pois existem vários erros ortográficos.

    Posted by: Hawk | abril 28, 2009 5:14 PM

    39

    Valeu pelo aviso @Hawk ! Odeio tremas, mas fora isso, corrigi lá.

    Posted by: Atila Author Profile Page | abril 28, 2009 5:19 PM

    40

    muitooo obrigadooo foi bem esclarecedor

    Posted by: erika | abril 28, 2009 6:13 PM

    41

    Atila, obrigada pelas informacoes!
    Sou medica e estava me sentindo MUITO desinformada a respeito da Gripe pela midia. Tudo o que eu esperava da imprensa voce falou, inclusive muito mais. Bastante esclarecedor! Te adicionei. :)

    Posted by: Paula | abril 28, 2009 11:51 PM

    42

    Legal a matéria. Não vou mais cumprimentar as pessoas de mão e nem beijinhos no rosto. Parece brincadeira da minha parte mas é uma ótima forma de propagação do virus. Em locais de surto, essa prática com certeza tem que ser evitada.

    Posted by: Mario Lago | abril 29, 2009 9:25 AM

    43

    poxa, amei essa explicação, isso me fez ter mais cuidado com minha saúde e com a saúde das pessoas à minha volta, muito esclarecedor.Obrigada Atila!

    Posted by: mácia | abril 29, 2009 9:48 AM

    44

    Bom dia Atila

    Parabéns pela iniciativa. A síntese e clareza das informações com certeza esclarecerá as dúvidas e curiosidades de diversas pessoas. Trabalho no SESC em Curitiba no setor de Educação em Saúde e estamos lançando um informativo sobre a gripe suína. Mas várias pessoas, frequentadoras da Unidade, têm dúvidas mas não possuem acesso à internet. Posso repassar as perguntas para você responder, e colocamos seus créditos no informativo? Gostaria de conversar à respeito.
    Aguardo retorno.

    Posted by: Juliana Antunes | abril 29, 2009 12:07 PM

    45

    parabens!!!!
    infelizmente nao nos deparamos todos os dias com informaçoes importantes de uma forma inteligente e necessaria como esta.
    Muito obrigada!

    Posted by: alessandra | abril 29, 2009 12:44 PM

    46

    Atila, obrigada pelas informaçães importantes a todos quanto desejarem ler,não sou estudiosa no assunto mas me pareceu convincente,meu jovem só não use mais se possivel palavrões em sua escrita,no resto você é prodigiu. Obrigada.

    Posted by: Delma Correa | abril 29, 2009 4:03 PM

    47

    Delma, gosto de pensar que meu público é principalmente de adultos, e algumas situações pedem um pouco mais de ênfase.

    Posted by: Atila Author Profile Page | abril 29, 2009 4:12 PM

    48

    Boa noite,
    nao entend bem como o virus chegou a manifestar nos humanos.Poderia me da uma luz assim? Num consegui entender.

    Posted by: je | abril 29, 2009 10:46 PM

    49

    Parabens pelo texto, muito esclarecedor.

    Posted by: Chico | abril 29, 2009 10:49 PM

    50

    Texto muito esclarecedor, parabéns pela lucidez.

    Posted by: Wendell | abril 30, 2009 12:55 AM

    51

    Um ótimo artigo Átila, merece ir para uma revista de divulgação cientifíca.
    Sinceramente eu acredito que isto tudo não passa de um alarme exagerado. Procurando agora os casos de mortes pela gripe aviária encontrei na wikipedia um gráfico com dados da Organização Mundial de Saúde. Vejamos os números : de 2003 a 2009 foram registrados 421 casos com 257 mortes. Isso levando em consideração todos os casos registrador no mundo.

    Vou arriscar uma comparação tosca mas o número de vítimas fatais para vasos de plantas que caem de varandas deve ser bem superior a 500 casos em 6 anos.

    Fonte dos dados: http://en.wikipedia.org/wiki/Human_mortality_from_H5N1

    Posted by: André Nunes | abril 30, 2009 2:25 PM

    52

    Só podia ter traduzido o "WHO" né ? Dado que todo mundo em português chama de "OMS" (Organização Mundial de Saúde).

    Do jeito que fico escrito, dá a impressão de ser um orgão desconhecido e que cuida apenas da questão da gripe...

    ps: Que coincidência, o comentário acima do meu é de um Wendell O_o

    Posted by: Wendel | abril 30, 2009 3:21 PM

    53

    O Ministério da Saúde conta com uma página exclusiva (http://portal.saude.gov.br/portal/saude/profissional/area.cfm?id_area=1534) na qual você encontrará respostas para todas as suas dúvidas a respeito da gripe suína. Além disso, você pode buscar mais informações no Disk Saúde 0800 61 1997. O Brasil está preparado para enfrentar os casos suspeitos e manterá a população bem informada!

    Assessoria de Comunicação.
    Ministério da Saúde

    Posted by: Ministério da Saúde | abril 30, 2009 4:34 PM

    54

    @Wendel (2),

    Bola fora minha, bem lembrado. Li tudo em inglês e nem me preocupei em traduzir, jajá acerto o texto.

    Posted by: Atila Author Profile Page | abril 30, 2009 4:40 PM

    55

    Parabens pelo excelente artigo que nos esclarece e nos previne sobre esse mau que está deixando o Mundo apreensivo.

    Posted by: Marivaldo | abril 30, 2009 5:04 PM

    56

    na verdade,acho que tudo isso e´obra do proprio governo com o anti-cristo, o tal"ma-bus".
    creio que vamos ser aniquilados.certa parte da populaçao humana, outra parte "ira´" por volta do ano que vem o restante ficara sob o dominio do governo para eles poderem ter dominio da populaçao restante.como um peneira.minoria.
    acredito eu,que muita coisa vira aos nossos olhos.et's,chips,mais doenças,fome e miseria, em conseguencia disso o dominio sobre nossas vidas.
    acordem!
    o governo e´uma anarquia camuflada!VEJAM verdades ocultas, ai voces irao me entender.

    Posted by: valeria | maio 1, 2009 2:12 AM

    57

    Atila, gostei do material do seu Blog. Bastante útil e esclarecedor.
    Me tire uma dúvida? Por que os exames de confirmação dessa doença no Brasil demoram tanto? 10 dias não é tempo demais? Sabe se estão fazendo alguma coisa para acelerar os diagnósticos? Na hipótese da pandemia alcançar o Brasil, vai ficar impossível controlar a situação com essa demora toda...
    Obrigada

    Posted by: Lucy | maio 1, 2009 6:12 PM

    58

    Lucy,

    Não sei se o exame pode ser mais rápido, mas te digo, 10 dias para diagnóstico é muito pouco, ainda mais considerando a quantidade de exames que estão sendo pedidos. Infelizmente lutamos contra o tempo quando se trata de uma epidemia, e ela costuma levar a melhor por isso.

    Posted by: Atila Author Profile Page | maio 1, 2009 9:27 PM

    59

    uahsuahsuash olha essa, a gripe suina confirmada no brasil http://www.noticiasbizarras.com.br/2009/04/comer-porco-da-sim-a-famosa-gripe-suina/

    [Atila] Link para uma notícia que não tem nada a ver com gripe suína, ainda NÃO HÁ CASO CONFIRMADO DE GRIPE NO BRASIL.

    Posted by: Andre | maio 1, 2009 10:38 PM

    60

    Parabéns pelo excelente serviço de esclarecimento ao público. Virei sua fã!

    Posted by: Áurea | maio 2, 2009 10:32 AM

    61

    Parabéns pelo artigo. Além de ser objetivo foi claro nas informações. Trabalho na área de segurança e saúde e este artigo vai muito contribuir para esclarecimentos de dúvidas. Além de inteligente, é bastante simpático.

    Posted by: Beth | maio 2, 2009 5:06 PM

    62

    obrigado pelos esclarecimentos, por tirar nossas dúvidas, achei muito útil além de interessante; gostei do seu blog. Até mais.

    Posted by: Naiane | maio 4, 2009 3:31 PM

    63

    Atila, a mídia tem informado que não há risco em consumir carne de porco cozida. E quanto à manipulação da carne de porco crua? Há risco de contaminação? Lembro que no caso da gripe aviária havia esse risco.
    Obrigada

    Posted by: Lucy | maio 5, 2009 3:15 PM

    64

    @Lucy,

    Do meu achômetro, sem artigo pra confirmar: Acredito que, a não ser que estejam manipulando o sistema respiratório do porco, como pulmões, o risco é muito baixo.

    Manipulamos carne de porco desde sempre, e não são comuns os casos de criadores pegando gripe suína, e este vírus atual ainda nem foi encontrado em porcos.

    Posted by: Atila Author Profile Page | maio 5, 2009 3:22 PM

    65

    Olha o que acabei de achar...
    • Meat from pigs infected with the new H1N1 virus shouldn’t be used for human consumption, the WHO cautioned on Wednesday, adding it was drawing up guidelines to protect workers handling pigs. The WHO, however, said it was possible for flu viruses to survive the freezing process and be present in thawed meat, as well as in blood.
    Chequei no site da OMS e a informação procede. Coloque "pig meat" no campo de busca e veja o que aparece lá...

    Posted by: Lucy | maio 7, 2009 6:48 PM

    66

    @Lucy,

    Encontrei a notícia com esse parágrafo em vários locais na rede, mas não achei nada no site do WHO. Apenas os avisos de que a carne cozida não representa problemas. Se você tiver o link, por favor me passe.

    Posted by: Atila Author Profile Page | maio 7, 2009 7:06 PM

    67

    Jose Ildefonso, cada estado do Brasil recebeu, na última quinta-feira, 20 tratamentos completos. Rio de Janeiro e São Paulo já possuem 200 tratamentos.De imediato, o país já adquiriu 6.250 tratamentos para uso adulto e a mesma quantidade para uso pediatrico. Além disso, o Ministério da Saúde comrou matéria prima para fabricar o medicamentos, para atender aos casos necessários. Os medicamentos só não foram prontamentes produzidos porque são perecíveis.

    Posted by: Ministério da Saúde | maio 7, 2009 10:12 PM

    68

    Resposta a Atila:
    link para o documento que cita os riscos de manuseio da carne de porco. É um documento em pdf. Se vc escrever pig meat na seção de busca o documento aparecerá como primeiro da lista.
    www.who.int/entity/foodsafety/fs_management/No_02_influenza_Apr09_en_rev1.pdf

    Posted by: Lucy | maio 8, 2009 4:58 PM

    69

    Eu tinha lido este pdf, mas só vi recomendações contra carne de porcos doentes:

    The risk of infection of H1N1 virus through ingestion pig meat or other products derived from pigs has never been established. In any case, heat treatments commonly used in cooking meat (e.g. 70 °C/160 °F) or other appropriate processing will readily inactivate any viruses potentially present in raw meat products. It can therefore be concluded that pork meat and its products,handled in accordance with good hygienic practices recommended by the Codex Alimentarius Commission and the OIE, will not be a source of infection. Food safety recommendations (in general):
    - Pork meat and pork products from healthy pigs can be safely consumed provided these
    items are properly cooked (i.e. 70 °C/160 °F in all parts of the food, no pink meat and the
    juices run clear) and properly handled during food preparation to avoid cross-contamination.
    - Good hand hygiene and proper cleaning and disinfection of surfaces and utensils are always
    important.
    - Meat from sick pigs or pigs found dead should not be processed or used for human
    consumption under any circumstances7.

    Posted by: Atila Author Profile Page | maio 8, 2009 5:06 PM

    70

    AKI .VC SABE COMO QUE ESTA GRIPE A(H1N1) COMEÇO?

    Posted by: JESSICA | maio 8, 2009 8:51 PM

    71

    @Jessica,

    Não! Ainda não encontraram porcos com o vírus, e ele parece estar circulando entre humanos há algum tempo sem que tenhamos percebido, o que só complica saber se ele apareceu primeiro em um porco ou se surgiu em humanos diretamente.

    Posted by: Atila Author Profile Page | maio 8, 2009 9:09 PM

    72

    ESSAS DOENÇAS QUE ESTÃO APARECENDO EU ACHO QUE É A MANIPULAÇÃO DE VIRUS PELAS GRANDES EMPRESAS FARMACEUTICAS QUE EM ALGUNS CASOS ACABAM POR NÃO SEI QUE MOTIVO LANÇANDO ESSES VIRUS NO AR.

    Posted by: ANDERSON | maio 10, 2009 1:36 PM

    73

    Olá,
    sobre o comentário do Anderson (Posted by: ANDERSON | maio 10, 2009 1:36 PM). Eu já pensei que as indústrias de software fazem isso de vez em qndo... :)

    Posted by: Marcelo | maio 12, 2009 12:39 AM

    74

    Atila, hoje fiquei bem preocupada, pois, pessoalmente, não creio muito no que sai na mídia... enfim, a demonização também não nos levará a nada... Parece o caso do início da AIDS, ninguém sabia de nada, e as especulações correm soltas. Que "ufa" ler seus comentários e artigos! Mas, o caso do menino mexicano considerado "caso zero", é errôneo então?
    Abraços e bom trabalho!
    Adélia

    Posted by: adélia | maio 12, 2009 10:55 PM

    75

    Brigado Adélia! Quanto ao menino, acho uma sacanagem isso, mesmo pq q assinatura genética do vírus indica que ele já estava circulando há meses, e em humanos. Ficou sob o radar por um bom tempo antes do menino caso zero.

    Posted by: Atila Author Profile Page | maio 12, 2009 11:00 PM

    76

    brigado vc min ajudou o meu trabalho

    Posted by: Gean Douglas Gomes da Fonseca | maio 14, 2009 11:02 AM

    77

    EXCELENTE ARTIGO!
    Parabéns!!!

    Posted by: Jôse Santos | maio 14, 2009 2:19 PM

    78

    nossa todas as informaçoes eu consegui serviu e muito pessoal me add ai

    orkut- natalia_mansoldo@hotmail.com.br

    msn- natalia_mansoldo@hotmail.com

    valew

    Posted by: nati | maio 15, 2009 2:54 PM

    79

    Lucy,
    A manipulação da carne de porco contaminada deve ser feita com os devidos cuidados e equipamentos. Porém, isso não é exclusivo do Influenza A (H1N1). Todo animal doente deve ser manuseado com o cuidado específico, assim como para no caso deste vírus. Muito obrigada. Para mais informações: fernada.rocha@saude.gov.br

    Posted by: Ministério da Saúde | maio 18, 2009 7:31 PM

    80

    Atila, parabens pelo esclarecedor post. Mas eu estou com dúvida em uma coisa: você disse que o virus sobrevive mais quando em local fechado com ar seco e frio, e escreveu que o virus costuma durar cerca de 30 dias em um lago frio. Até aí, tudo OK, mas esses virus não conseguem se cristalizar para poder sobreviver mais tempo?

    Outra coisa: Vou iniciar meu curso de Biologia na UFF (Universidade Federal Fluminense) no meio do ano. Eu sei que é cedo para pensar nisso, mas, caso eu venha a fazer um mestrado, em que área você acha que eu deveria fazer minha pós-graduação?

    Gracias!

    Posted by: Alan Bonner da Silva Costa | maio 19, 2009 2:55 PM

    81

    @ Alan,

    O ar seco e frio é bom para o vírus se dispersar em gotículas de saliva, por exemplo. Já no caso do lago, o vírus vai parar na água nas fezes das aves, e isso provavelmente contribui para ele durar mais. Quanto à ele se cristalizar, acho difícil, pois ele possui um envelope de lipídios que rouba da célula infectada, que imagino ser bem frágil.

    Quanto ao seu mestrado, realmente não sou a pessoa mais indicada para palpitar, levei meses para optar por evolução molecular de vírus. E tanto não me decidi completamente, que contiunuo escrevendo sobre outras coisas que acho interessante e não consigo abrir mão. :)

    Posted by: Atila Author Profile Page | maio 19, 2009 3:00 PM

    82

    a gripe suína no brasil e no mundo inteiro está causando muita pessoas mortas
    já tem mais de 140 pessoas mortas no mundo inteiro
    muita gente pegunta se pode comer carne de porco.
    pode mas frite bem ela
    isso é muito bom cuide bem da sua vida

    Posted by: Ana ribeira | maio 25, 2009 6:37 PM

    83

    Adorei seus esclarecimentos sobre esse assunto da gripe suina. Ouvimos falar sobre ela na tv e em jornais, mas nada se compara ao que voce escreve.Muito obrigada, essas informaçoes que voce nos da ajuda no nosso dia-a-dia. Parabens!

    Posted by: evanda de fatima | maio 28, 2009 3:58 PM

    84

    Ola, boa noite! Em primeiro lugar, parabéns pelo blog.
    Tenho uma duvida, vamos ver se vc pode me ajudar.
    Eu estive na Argentina e gostaria de saber por quanto tempo tenho que permanecer em alerta sobre os sitomas da nova gripe. Com apenas um dos sistomas ja devo procurar um médico?
    Grata,
    Lucilene

    Posted by: Lucilene | junho 23, 2009 8:20 PM

    86

    Lucilene,
    É importante observar os sintomas da Influenza A (H1N1) até sete dias após sua volta para o Brasil. Se nesse período você apresentar alguns desses sintomas da doença, é necessário procurar assistência médica para que seja feita uma avaliação. Estamos à disposição para mais informações: fernanda.rocha@saude.gov.br.

    Posted by: Ministério da Saúde | junho 29, 2009 4:39 PM

    87

    se apresentarmos sintomas devomos procura algum médico, sem ter tido contato com uma pessoa contaminada

    Posted by: kelly cristina de paiva | julho 5, 2009 6:01 PM

    88

    Parabéns pela informação.
    Ando mt preocupada.
    Precisamos refletir mais sobre o valor da vida. Essa doença pode nos pegar desprevenidos....e ai? E a nossa vida espiritual, como anda? Vamos pensar mais nela e confiar mais em Deus, Ele que tudo pode.
    Senhor Deus e rei do universo proteje seus filhos de todo o mal e perdoa os nossos pecados. Vinde em nosso auxílio.

    Posted by: Maria Célia M, Corrêa Neto | julho 5, 2009 6:48 PM

    89


    Fora esta gripe suina que esta havendo por ai no momento, esta acontecendo um gripe muito forte que vem pegando as pessoas e jogando na cama.Eu por exemplo peguei esta gripe e tenho notado uma dificuldade muito grande em acabar os sintomas.
    SINTOMAS, dor de cabeça, calafrios fortes, febre, vômitos, faquesa. Me respondam por favor isto é um rotavirus? As pessoas vem fazendo muito terrorismos e isto nos deixa preocupados.

    Posted by: Nilton de Barros | julho 6, 2009 12:00 PM

    90

    Kelly, as transmissões estão limitadas a pessoas que viajaram a países em que há circulação sustentável do vírus e a quem teve contato próximo com alguém infectado. Vale lembrar que, até o momento, não há evidências da circulação desse vírus no Brasil. Procure um médico da sua confiança para fazer um diagnóstico do seu estao de saúde.

    Assessoria de Imprensa
    Ministério da Saúde

    Posted by: Ministério da Saúde | julho 6, 2009 5:16 PM

    91

    Procurando informações sobre a gripe suína no google vim parar no seu blog. Que satisfação em ver que foi a melhor fonte em português sobre o assunto! Parabéns Átila.

    []s

    Posted by: widson reis | julho 7, 2009 11:53 AM

    92

    :D

    Posted by: Atila Author Profile Page | julho 7, 2009 12:02 PM

    93

    Muito bom seu artigo, esclarecedor. Não acho que se deva entrar em pânico realmente, sempre, na história mundial, ocorreram surtos e foram combatidos. Alguns é claro dizimaram uma boa parte da população, o que acredito não ser o caso dessa gripe: apesar da contaminção ocorrer com maior facilidade devido às diversas e intensas ligações entre os países, por outro lado temos também tecnologia suficiente para barrar este processo em tempo record (apesar da população de uma forma geral achar que nada tem sido feito).
    Mas uma questão me afligiu essa semana. Egostaria imensamente de tentar desmentir essa talvez fofoca. Escutei que o vírus da gripe não tem cura. Que mesmo saindo da quarentena, mesmo se dizendo curados, os pacientes que tiveram a gripe suina confirmada, terão o vírus para a vida toda... Gostaria imensamente de ter uma notícia sobre isso. Já ouviu falar algo? É apenas boato? Espero imensamente que sim.
    Abraços
    Sueli

    Posted by: Sueli | julho 7, 2009 12:59 PM

    94

    @Sueli,

    NADA ATÉ HOJE MOSTRA QUE UM VÍRUS DA GRIPE CONTINUA NO ORGANISMO DE ALGUÉM. Nem o vírus da gripe comum nem o vírus da gripe suína. É PURO BOATO.

    De novo, pra deixar claro O VÍRUS NÃO FICA NO ORGANISMO, ISSO É PURO BOATO. Ok?

    Posted by: Atila Author Profile Page | julho 7, 2009 1:21 PM

    95

    queria saber qual o resultado de um hemograma em um paciente com gripe suina ??? se tem alguma leucopenis por exemplo , alguma coisa deste tipo ??? quem puder responder responda ???


    obrigado a todos
    Dr.Marcell ( cirurgião dentista )

    Posted by: marcell cormack da silva | julho 10, 2009 9:24 PM

    96

    qual hospital procura quando ouver um suspeita?
    e que atitudi tomar?

    Posted by: kely | julho 15, 2009 4:41 AM

    97

    Para mais informações: fernanda.scavacini@saude.com.br

    Posted by: Atila Author Profile Page | julho 15, 2009 11:27 AM

    98

    meu filho esta muito gripado,com febre de 38 a 39,tosse,e com nariz com coriza,oq devo fazer?? È um sintoma da gripe suina?? devo leva lo ao hospital??oq faço??

    Posted by: andrea | julho 17, 2009 9:57 PM

    99

    Excelente o seu blog, com importantes esclarecimentos.
    Um dos melhores que encontrei até agora.
    Adorei. Parabéns!!!!
    Mas gostaria que você me permitisse postar um texto com uma outra visão, mas direcionada para a reflexão sobre como o H1N1 está sendo tratado pela imprensa e o Ministério da Saúde. Então, aí vai:
    INFLUENZA, NECESSIDADE DE REFLEXÃO
    Seria surpreendente, caso fosse possível, tratar aqui, nessas poucas linhas, das diretrizes políticas e econômicas adotadas por cada um dos países após o estouro da última crise econômica mundial. Mas, diferentemente do tamanho da crise, o espaço aqui é pouco, e por isso parte desse texto será dedicado a questões diretamente relacionadas à forma com que alguns órgãos e a sociedade estão encarando determinadas questões provenientes do vírus influenza A (H1N1), popularmente conhecido como gripe suína.

    Então, vamos lá. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), a pandemia de gripe de 2009 - inicialmente designada como gripe suína e em abril de 2009 como gripe A - é um surto global de uma variante de gripe suína cujos primeiros casos ocorreram no México em meados do mês de março de 2009 e começou a se espalhar por vários países. Com isso, tornou-se comum entre os povos chamar a doença de gripe suína, sendo que os especialistas preferem denominá-la de influenza A (H1N1).

    Em decorrência disso, aqui no Brasil, nasceu uma grande controvérsia sobre as ações e postura do Ministério da Saúde e da grande maioria dos veículos de comunicação no trato do assunto. Tudo porque, em meados do mês de abril, o Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, divulgou nota informando que o Brasil havia intensificado o monitoramento nos aeroportos para evitar a entrada de pessoas infectadas pelo vírus da gripe suína, nos vôos procedentes do México e dos Estados Unidos.

    Foi a partir dessa nota que a situação se complicou. Haja vista que enquanto parte da imprensa e da população viu na nota uma excessiva precaução, uma outra, também composta por integrantes do chamado quinto poder e por uma outra parte do povo brasileiro, ficou surpreendentemente preocupada com a possibilidade de possíveis consequências mais graves.

    Agora, passados três meses do primeiro pronunciamento do Temporão, a polêmica permanece, só que com traços diferentes, pois os números oficiais indicam a existência de centenas de brasileiros contaminados, alguns óbitos e a indicação de que o vírus H1N1 já circula livremente pelas bandas tupiniquins.

    A cada dia que passa a polêmica cresce, mas mantém seu contorno inicial. Principalmente porque a grande maioria dos “nossos” jornais, revistas e redes de TV´s continuam apenas divulgando as ações, linha e números apresentados pelo Ministério da Saúde brasileiro, sem nenhuma demonstração de aprovação, repúdio, contestação ou crítica à tal postura. Desta forma, cresce ainda mais as insatisfações dos que condenam a passividade evasiva dos considerados “formadores de opinião”.

    Assim sendo - por falta de informações mais concretas e abrangentes, além de orientações práticas e objetivas -, é que o povo brasileiro de uma forma geral, não está conseguindo debater o assunto com a calma e a profundidade que ele aparentemente requer e necessita. Apenas a “sociedade virtual”, composta em sua grande maioria por “blogueiros”, é que desde o início provoca a chama do debate que mantém acesa a luz da necessária reflexão sobre tão importante assunto.

    Em decorrência dos inúmeros e diários posicionamentos via internet, mesmo sendo alguns a favor e outros contra, sobre a postura e métodos do governo brasileiro e dos famosos veículos de comunicação, é que a “sociedade virtual” vem conseguindo tirar suas conclusões sobre como o povo deve se relacionar, conviver e se precaver dos possíveis males oriundos do H1N1.

    Enquanto isso acontece na virtualidade, os concretos jornais e TV´s continuam apenas divulgando frios números, sem nenhuma possibilidade de uma reflexão mais profunda ou formação de opinião que auxilie a grande massa de brasileiros na escolha da conduta correta frente a pandemia ou epidemia, seja lá a denominação que queiram dar, causada pela gripe suína. Resultado: parte da sociedade brasileira não está nem aí para a questão e outra vem apresentando perplexidade e medo.

    Tendo como base todos esses fatos e hábitos, é impossível alguém se furtar das seguintes interrogações: será tudo isso uma questão cultural, excesso de precaução ou falta de responsabilidade?

    EDILSON DINIZ - www.--–--–.blogspot.com Link editado, copiar e colar o texto em comentários de vários blogs é spam

    Posted by: Edilson Diniz | julho 18, 2009 4:35 PM

    100

    boa noite ... parabens pelo seu blog informativo ... trabalho em um hospital e estamos com dois pacientes estado critico com suspeita da gripe suina e isso causou uma certa perocupaçao entre os funcionarios ... e temos poucas informaçoes nao sabemos até que ponto nos que estamos em contato direto com esse pacientes quai sao os cuidados especifivos que devemos ter ao chegar em casa ... tenho criança pequena ... e nao sei se existe a possibilidade de eu estar trazendo este virus para minha casa. Acredito que o Ministerio da saude alem de passar informaçoes para populaçao, deveria realizar informativos mais especificos principalmente para os funcionarios da area da saúde para que possamos saber a real situação da gripe , o governo diz que nao é uma situaçao para se alarmar, porem que eu vejo essa gripe chegando mais perto, e o meu maior medo que ela se torne incontrolavel se ja nao esta acontecendo isso ...
    Mais uma vez parabens .. atraves do seu blog deu para entender oque é a grpe suina.
    muito obrigado
    atenciosamente,
    Cidinha

    Posted by: Cidinha Brito | julho 19, 2009 9:11 PM

    101

    Andrea, não tenho formação médica, você deve levar seu filho para um hospital.

    Posted by: Atila Author Profile Page | julho 20, 2009 2:56 AM

    102

    @Cidinha,

    Vou te dizer o que disse em outros comentários. O risco dessa gripe até agora é infectar muita gente, por causa da falta de imunidade da população. Os riscos que você corre com essa gripe são os mesmos que com uma gripe comum.

    Quanto a informações para a população e funcionários de saúde, concordo. Esta gripe está servindo para percebermos o quão despreparados estamos, e aprendermos a reagir melhor contra algo grave.

    Posted by: Atila Author Profile Page | julho 20, 2009 3:17 AM

    103

    GOSTARI

    Posted by: DOCEU | julho 25, 2009 9:58 PM

    104

    Boa noite.
    Tenho procurado informações sobre a evolução da gripe suina, e duvidas q nao consigo exclarecer em nenhum site.
    Existe a possibilidade de uma pessoa ter contraido o virus e não ter apresentado nenhum ou poucos dos sintomas da gripe suina, sem que a mesma sinta a necessidade de ir a algum hospital para possivel averiguação? Ou essa hipotese é improvavel? O tempo dos sintomas são de cinco dias, ou existe a possibilidade de variação de até dois dias?
    Parabéns pelo trabalho e dedicação, de forma clara e util

    Posted by: Rosa Mayumi | julho 29, 2009 12:32 AM

    105

    @Rosa,

    até 30% dos portadores da gripe comum não apresentam sintomas e podem transmitir o vírus sim. E 5 dias é a média do tempo que as pessoas apresentam os sintomas, pode variar para mais ou para menos.

    Posted by: Atila Author Profile Page | julho 29, 2009 12:57 AM

    106

    Tenho, programada para sexta(31/07), uma viagem para Curitiba. O evento é religioso e tem a proposta de reunir muitos jovens. Ate o presente momento os organizadores não falaram em cancelar. Estou apreensiva e gostaria de saber onde eu poderia verificar graficos sobre o desenvolvimento do H1N1 em Curitiba, desde o primeiro caso registrado.
    Obrigada.
    Seu trabalho me ajudou bastante.

    Posted by: edie | julho 29, 2009 1:54 AM

    107

    Atila, parabens pelo trabalho...
    por favor, pode me esclarecer uma dúvida: Por que a gripe comecou no Mexico??

    Posted by: Edel | agosto 1, 2009 4:06 PM

    108

    adoreia as dicas e como ta sendo ese viros h1n1 e otimo

    Posted by: romulo | agosto 3, 2009 4:05 PM

    109

    Oi Átila, gostei do seu artigo muito bom, sou farmacêutica e tenho uma duvida, por que essa gripe está evoluindo tão rapidamente para pneumonia, atacando jovens que não eram do grupo de risco e ja vi muitod casos de pneumonia na farmácia mas todos tiveram tratamento e cura, minha duvida é : por que estão morrendo tão facilmente de pneumonia, ela não é mutante como o virus da influenza, ou é?

    Posted by: Jaqueline | agosto 3, 2009 5:55 PM

    110

    esse site é uma PORCARIA

    Posted by: rayane | agosto 3, 2009 7:28 PM

    111

    Olá Átila sou Biólogo também, e quero parabenizar você pelo seu trabalho de esclarecimento sobre o vírus H1N1, nós precisamos de pessoas com conhecimento falando sobre o assunto e você chegou em boa hora. Na net tem muito babaca falando asneiras e voce tem feito um otimo trabalho.
    Continue assim Dr.

    Posted by: Alessandro de David | agosto 3, 2009 7:29 PM

    112

    na minha cidade nao temos muito resucurços para saber se estou com gripe suina.E nesse momento estou com toce , dor de cabeça, e espirrando.Nesse caso eu devo fazer oq?

    Posted by: Joana | agosto 4, 2009 12:48 PM

    113

    olha se voces estam pensando que asituaçao irá melhorar,estam muito enganados pois jesus disse na biblia que antes de voltar pra buscar aqueles que aceitaram a ele como seu salvador aconteceria essas coisas,como[epdemias,os pais fazendo coisas erradas com os filhos e outras coisas fora do comum].

    Posted by: geovana caroline | agosto 4, 2009 9:39 PM

    114

    essa epidemia ai é a maior furada só mesmo nos brasileiros pra acreditar nela

    Posted by: pierre | agosto 5, 2009 11:28 PM

    115

    Estamos diante de uma questão sanitária das mais preocupantes, e não podemos perder tempo quando procuramos informações, com besteiras como a deste pobre ignaro "pierre" ou desinformações como a da geovana caroline: minha filha, Jesus nunca disse nada na biblia que começou a ser compilada 75 anos apos sua morte.Ele próprio não deixou nada escrito. O caso é de higiene, saude , não de "pierrismos" conspiratórios ou evangélicos.Tosse, febre por volta de 38 graus, e falat ou sensação de falta de ar: ALERTA - corra procurar um médico, posto de saúde etc...

    Posted by: denis | agosto 7, 2009 6:38 PM

    116

    queria saber uma coisa estão dizendO q o exercito vai invadir as ruas e todo mundo vai ter q ficar em casa fechados sem saii !!
    é verdade??

    Posted by: amanda | agosto 8, 2009 10:46 PM

    117

    Gostei muito!! Não sei se vc lê estes comentários, mas irrita ler tantos erros de português nestes comentários!!! Tosse com c e outros mais, ninguém merece!!!!!

    Posted by: fabiana | agosto 13, 2009 1:00 AM

    118

    @ Fabiana,

    leio todos os comentários.

    Posted by: Atila Author Profile Page | agosto 13, 2009 1:05 AM

    119

    e denis concordo com vc.tenho pena de vc pierre... vc nao paça de um ignorante q nao sabe o q diz, talvez seja por causa de pessoas como vc q o brasil nao vai pra frente, quem sabe quando um de seus familiares morerem de gripe vc passe a se preocupar com a cura da doença, para suainformaçao essa gripe tem um pouco a ver com a gripe espanhola q ocorreu em 1918 a 1919 merreu por volta de 20 a 40 milhoes de pessoas e vc tbm acho q nao passa de uma "FURRADA"antes de dizer bobagem c informe

    Posted by: brenda | agosto 13, 2009 2:31 PM

    120

    gostaria de saber se quem ja pegou a gripe pode pegar novamente ou o organismo fica resistente ao virús.obrigada.

    Posted by: MARLY BARROS VIEIRA | agosto 17, 2009 12:28 PM

    121

    Marly Barros Vieira,

    O risco de contrair a Influenza A (H1N1) mais de uma vez pode ocorrer em caso de mutação do vírus. Mas, até agora, não há nenhum registro que isso tenha acontecido no Brasil.

    Para mais informações:
    fernanda.scavacini@saude.gov.br
    Assessoria de Comunicação
    Ministério da Saúde

    Posted by: Ministério da Saúde | agosto 17, 2009 5:54 PM

    122

    ai eu siu jovem eu to morrendo de meudo da gripe oq eu fasso

    Posted by: vini | agosto 18, 2009 11:36 PM

    123

    O motivo para não sermos imunes ao influenza A depois de uma gripe é que o vírus muta muito [2]. Dois fenômenos são importantes, o drift, onde o vírus acumula pequenas mutações nos genes H e N, suficientes para no ano seguinte nosso sistema imune não reconhecer o vírus. Mais importante (e mais frequente do que se imaginava) é o shift. O shift acontece quando dois influenza diferentes entram na mesma célula e ao saírem misturam seus cromossomos, e dos oito pedaços que levam, alguns são do vírus x e outros do y. Quando isso acontece, o vírus muda abruptamente e nosso sistema imune fica completamente despreparado. É o que faz com que vacinas falhem. Na verdade, existe um atraso entre coletar o vírus e produzir a vacina, de maneira que todo ano temos que estudar o vírus e tentar prever qual vai ser a forma mais importante na epidemia.

    Posted by: MARIANA XD | agosto 19, 2009 11:57 AM

    124

    quen ta lendo esse comentario é para ler mesmo tou de brincadeira olha a gripe suína é muito perigosa e pode matar então não fique desprotegido no principel mente no colegio eu já voltei as aulas tenho 10 anos quero falar que gripe a ou gripe suína são muito perigosos então sempre lava a mão sempre qualdo augeni quiser espirar vc sai de perto entenderão? se tever sintoma da gripe vai paro o medico e não toma neun remedio antes porque é perigoso eu só estou avisando porque é muito ruim ficar com gripe suí na vc pode morrer porfavor se proteja eu estou escrevendo um testo enorme e eu odio mais se for por vida de pessoas eu escrevo muitas estão com isso então cuiedese para não ficar como elas eu escrevo e acabo com muito amor e sinseridade bj para que ta lendo e para os amigos pode comesar a faser isso que ta escrito e á fala para seus amigos também não quer perder amigos né bj e fique com deus

    Posted by: karina | agosto 19, 2009 7:59 PM

    125

    gostei muito me ajudou no trabalho da escola muito obrigado tirei nota 10 . continue assi bjssss

    Posted by: sabrina | agosto 19, 2009 8:18 PM

    126

    brenda

    vc nunca ouviu o ditado quen tem pena se depena sua porca ignorante?? o governo ja feiz sua cabeça sua porca. não minha familia é muito pequena se informe vc antes de dizer merda ok?? porca ignorante o governo ja fez tua cabeça a muito tempo leia leia muito antes de me criticar aposto que vc é trabalha em alguma farmacia eficou ofendida coitada aposto que se o governo te mandar ficar de 4 vc fica marionete do governo o país não vai pra prefente por causa de porcas burras e fedorentas feito vc leia muito ums 1000 livros no minimo antes de me criticar

    Posted by: Pierre | agosto 21, 2009 2:26 AM

    127

    brenda |

    e vc é linda e ignorante quer compara a gripe espanhola de 1918 com uma simples gripe como essa vc realmente é uma linda e fedorenta e ignorante aquilo sim foi uma bela gripe matou só 50 milhoes de pessoas perto dessa gripe do caralho ai a gripe suina e mel na chupeta, sugiro e com maxima urgencia que vc leia mais leia mesmo ums 1000 livros no minimo antes de me criticar ok mais suponha que vc mal deve saber ler maironete de fezes do governo brasileiro va ve Faustão e cia que é a unica coisa que a sua cabeça miuda suporta

    [por Atila] Coment'ario levemente editado.

    Posted by: pierre | agosto 21, 2009 2:46 AM

    128

    sr proprietario deste blog

    não le dei autorização para modificar minhas mensagems
    e vc é linda cheirosa e sábia se quer compara a gripe espanhola de 1918 com uma simples gripe como essa vc realmente é uma boa pessoa e consciente aquilo sim foi uma bela gripe matou só 50 milhoes de pessoas perto dessa gripe forte ai a gripe suina e mel na chupeta, sugiro e com maxima urgencia que vc leia mais leia mesmo ums 1000 livros no minimo antes de me criticar ok mais suponha que vc mal deve saber ler maironete de fezes do governo brasileiro va ve Faustão e cia que é a unica coisa que a sua cabeça miuda suporta

    [por Atila] pierre, vc está comentando no meu blog :) e sei ver os ips dos comentários antes de aprovar :P

    Posted by: pierre | agosto 21, 2009 2:04 PM

    129

    Andrea, não tenho formação médica e só vendo não informo de graça, você deve levar seu filho para um hospital. portanto é problema seu e não meu ok se vire pois o filho é seu e não meu

    Posted by: pierre | agosto 21, 2009 2:08 PM

    130

    sr proprietario deste blog

    não le dei autorização para modificar minhas mensagems
    e vc é ignnorante se quer compara a gripe espanhola de 1918 com uma simples gripe como essa vc realmente é uma pessoa burra e ignorante aquilo sim foi uma bela gripe matou só 50 milhoes de pessoas perto dessa gripe forte ai a gripe suina e mel na chupeta, sugiro e com maxima urgencia que vc leia mais leia mesmo ums 1000 livros no minimo antes de me criticar ok mais suponha que vc mal deve saber ler maironete de fezes do governo brasileiro va ve Faustão e cia que é a unica coisa que a sua cabeça miuda suporta


    [por Pierre] o blog é seu mais não deilhe autorização para tentar me ricularizar ok não porque o blog é seu que vc pode tentar riducalirizar os seus leitores ok se vc quer comprar briga comigo dirija vc sua palavra exclusivamente a minha pessoa e não por de tras de meus comentarios ok

    Posted by: pierre | agosto 21, 2009 6:37 PM

    131

    @Pierre,

    Seus comentários são sempre bem-vindos aqui, editados ou não ;)

    Posted by: Atila | agosto 21, 2009 10:13 PM

    132

    Não entendo pq alguém q não sabe usar nem vírgulas faz por aqui discutindo vírus e pandemias...

    Posted by: fulanoman | agosto 21, 2009 10:41 PM

    133

    : fulanoman


    eu escrevo do jeito que eu kero ok?? seu quiser escrevr de letra minuscula eu escevo se eu quiser escrever de letra maiuscula o problema é meu ee eu escrevo do jeito em que eu quiser ok

    Posted by: pierre | agosto 22, 2009 1:09 AM

    134

    Sr. "Pierre", venho por meio deste blog informar-lhe que a partir de agora vossa senhoria está sob investigação por suposta contravenção, que enquadrar-se-á como Crime Eletrônico de Disseminação de Falsas Informações sobre o Governo Federal e Suas Políticas.

    Tenha um bom dia.

    Posted by: Agente Santos | agosto 26, 2009 9:36 AM

    135

    @Pierre,

    o ip do fulano aí em cima é de Brasília, me pediram seu ip e seu e-mail informado. Me avise se alguém falar com você.

    Posted by: Atila Author Profile Page | agosto 26, 2009 11:00 AM

    136

    O assuntador é que trancorridos vários meses e a pandamia instalada, a imprensa e o governo pararam de informar sobre o numero de mortos. É como se nada estivesse acontecendo. Uma verdadeira vergonha.

    Posted by: Imobiliárias Rio de Janeiro | agosto 26, 2009 11:24 AM

    137

    ja estamos cansados de ouvir falar dessa gripe do casete na escola nao param de falar dessa merda de gripe de influenzaentao entao para de divulgar essa merda de gripe se morre eles que se dane eu nao to nem ai para eles vsf tudo vcs desse site podrao a para mim so se esquecer manda um salve para minha mae e para os manos da xuruipita falo ate +...

    Posted by: douglas e weslany | agosto 26, 2009 5:30 PM

    138

    @Imobiliárias, o Google e as agências de notícia do país discordam de você.

    Posted by: Igor Santos | agosto 27, 2009 11:55 AM

    139

    Atila, por gentileza, você sabe pq a influenza começou no Mexico???
    Parabens pelo seu trabalho,obrigado

    Posted by: Chris | agosto 27, 2009 9:28 PM

    140

    Chris, sinceramente? Sei não!

    Posted by: Atila Author Profile Page | agosto 27, 2009 10:48 PM

    141

    gripe suina

    Posted by: vitor | agosto 31, 2009 10:10 AM

    142

    Atila, parabens, estarei usando-o como referencia para um trabalho na faculdade... agora o vc quis dizar com "Os porcos e as aves domésticas são os "atravessadores" dos vírus que circulam em aves migratórias para os seres humanos."... poderiamos chamá-los então de depositarios?

    Posted by: Rodrigo | setembro 1, 2009 12:53 PM

    143

    @Rodrigo,

    Você pode dizer que são vetores ou intermediários.

    Posted by: Atila Author Profile Page | setembro 1, 2009 1:24 PM

    144

    legal gostei muito me add ai /paty_puxe@hotmail.com

    Posted by: patricia | setembro 3, 2009 5:09 PM

    145

    Olá Átila , perdi minha irmã de 25 anos por causa da gripe há um mês e tenho ouvido dizer que em 2010 este vírus tende a piorar muito mais , o que você sabe a esse respeito?


    Obrigada!

    Posted by: Dalila | novembro 27, 2009 10:27 PM

    146

    Olá Atila, muito bom seu blog, acompanhei e tirei minhas dúvidas.
    Estamos em novembro certo, a gripe suína causou mais de 1000 mortes no mundo, então será que de acordo com a OMS já estamos no nível 6?
    Valeu! :D

    Posted by: João Victor | novembro 28, 2009 11:01 AM

    147

    @Dalila,
    Sinto muito pela sua perda. EU espero realmente que até oano que vem já tenhamos a vacina disponível para diminuir consideravelmente o número de infectados.

    @João,
    Já atingimos o nível 6 há alguns meses, esta divisão diz respeito ao espalhamento do vírus pelo mundo, e não à gravidade da doença.

    Posted by: Atila | novembro 28, 2009 8:08 PM

    148

    Boa tarde.

    Ótimas informações aqui, parabéns.

    Sei que agora o Tamiflu está contaminando rios e lagos através dos esgotos, sendo assim, existe o risco de aves marinhas que contrairem o vírus H1N1 (se é possível), desenvolverem o vírus com mais resistência...isso pode ser verdade?
    Obrigada.

    Posted by: Meire | dezembro 5, 2009 11:01 AM

    149

    @Meire,
    SIm!! Isso é muito preocupante e pode estar acontecendo sim!

    Posted by: Atila Author Profile Page | dezembro 6, 2009 12:15 AM

    150

    Olá Atila,
    Recentemente o Ministério da Saúde anunciou a primeira campanha de vacinação no Brasil contra o vírus Influenza A(H1N1), que acontecerá apartir de março de 2010. O objetivo é evitar novas mortes associadas à pandemia e que mais pessoas sejam contaminadas.
    Para mais informações: fernanda.scavacini@saude.gov.br
    Ministério da Saúde

    Posted by: Ministério da Saúde | fevereiro 2, 2010 3:55 PM

    151

    Olá Dalila,
    Infelizmente pelo menos 14.142 mortes associadas ao vírus A(H1N1) no mundo já foram confirmadas à OMS. Alguns países do Hemisfério Norte chegaram a sugerir que a segunda onda da gripe teria sido mais branda do que o previsto. No entanto, segundo a própria OMS, seria imprudente reduzir o nível de alerta. É preciso que todas as medidas de prevenção sejam tomadas no mínimo nos próximos 6 a 12 meses. Alem disso, ainda existe a possibilidade de uma nova mutação do vírus. Nesse caso, pessoas que contraíram o vírus poderiam ser contaminadas novamente. O Ministério da Saúde continua adotando estratégias de prevenção e combate ao vírus para evitar que novos contágios aconteçam no país
    Para mais informações: fernanda.scavacini@saude.gov.br

    Posted by: Ministério da Saúde | fevereiro 2, 2010 4:19 PM

    152

    Atila,
    Parabéns! Seu site é muito esclarecedor, explica sobre muitas coisas que não aparecem nos jornais, é o mais informativo que já vi!Entendi sobre muitas coisas mais! =]
    De novo, meus parabéns!
    Obrigada. ;)

    Posted by: Letícia | março 12, 2010 3:41 PM

    153

    Trabalho em um hospital onde foi vacinado varias colegas.
    Mas foi suspenso no segundo dia de vacinação devido grande
    número de ocorrença apos vacinação.
    Agora estou com medo de vacinar.
    Obrigada.Neuza

    Posted by: Neuza | março 14, 2010 8:23 PM

    154

    Meu filho tem asma, quero saber se ele tomar a vacina, não sofrera com algum sintoma respiratório.
    Aguardo um comentário de sua parte.

    Posted by: francisco carlos meneghel | março 16, 2010 12:01 AM

    155

    Não ouvi nada a respeito, Francisco. SUgiro que você pergunte ao Karl do blog Ecce Medicus:
    http://scienceblogs.com.br/eccemedicus/

    Posted by: Atila Author Profile Page | março 16, 2010 1:32 AM

    156

    Boa noite.
    Tantos comentários sobre essa vacina, gostaria de saber se tais comentários são verdades.
    Dizem que ela vai mais mata do que ajudar.
    E por que, pelo menos na minha cidade, estão sendo divididas as pessoas que podem tomar?

    Espero algum comentário seu. Obrigada!

    Posted by: tacia | março 23, 2010 3:15 AM

    158

    Prezada Meire,

    O Ministério da Saúde desconhece essa informação, desde o surgimento do vírus em 2009 não há mutação registrada do Influenza H1N1.

    Mais informações:
    fernanda.scavacini@saude.gov.br

    Atenciosamente,
    Ministério da Saúde

    Posted by: Ministério da Saúde | abril 1, 2010 5:03 PM

    159

    Prezada Neuza,
    De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), os principais efeitos colaterais da vacina são dores de cabeça, nos músculos e articulações e febre. São sintomas leves, que devem durar cerca de dois dias. Em casos mais raros, pode haver reação alérgica.

    Somente no Brasil, já foram vacinadas milhares de pessoas, e até o momento também não nenhum caso de complicação, por tanto dessa maneira podemos afirmar que a vacina é segura, e que protege a população.

    Mais informações:
    fernanda.scavacini@saude.gov.br

    Atenciosamente,
    Ministério da Saúde

    Posted by: Ministério da Saúde | abril 1, 2010 5:07 PM

    160

    Prezado Francisco,

    A sua filha está inserida no grupo de risco e deve ser vacinada nesta campanha de vacinação. Não há registro de nenhuma complicação ou reação grave em pessoas com asma provocadas pela vacina. Mas é importante que procure um médico para que ele possa avaliar o estado de saúde da sua e definir se ela deve ou não ser vacinada.

    Mais informações:
    fernanda.scavacini@saude.gov.br

    Atenciosamente,
    Ministério da Saúde

    Posted by: Ministério da Saúde | abril 1, 2010 5:12 PM

    161

    Prezada Técia,

    A Vacina é segura, e protege a população. No Hemisfério Norte, mais de 300 milhões de pessoas foram vacinadas, e não houve nenhum registro de complicação provocada pela vacina. No Brasil, já foram vacinados os profissionais de saúde, os indígenas e boa parte das crianças de 6 meses a dois, gestantes e portadores de doenças crônicas. Também não houve nenhum caso de complicação. Os boatos e teorias sempre existiram em todas as campanhas de vacinas realizadas no Brasil. O Ministério da Saúde está tomando todas as providências para impedir o avanço da doença no Brasil. Foram adquiridas 113 milhões de doses, para vacinar todas as pessoas que estão no grupo de risco. Isso corresponde mais da metade da população.


    Mais informações:
    fernanda.scavacini@saude.gov.br

    Atenciosamente,
    Ministério da Saúde

    Posted by: Ministério da Saúde | abril 1, 2010 5:18 PM

    162

    Prezada @Tacia

    O que existe na internet sobre os riscos da vacina contra a Influenza H1N1 não passa de especulação.Não há nenhum prova concreta de os boatos e teorias são verdadeiros. O Ministério da Saúde se baseia em fatos para responde a essas indagações. No Hemisfério Norte, mais de 300 milhões de pessoas foram vacinadas, no Brasil, os profissionais de saúde, indígenas, crianças, gestantes e portadores de doenças crônicas também foram vacinados, e até o momento não há registro de nenhum caso de complicação decorrente a aplicação da vacina.

    A Vacina é segura e protege a população. O Ministério da Saúde está tomando todas as providências para evitar o avanço da Influenza H1N1 no Brasil. Para isso foram adquiridas 113 milhões de doses para vacinas todas as pessoas que estão no grupo de risco de desenvolver a forma mais grave da doença.

    O Ministério da Saúde divulgou nota esclarecendo os boatos e teorias que circula na internet sobre a vacina Influenza H1N1. Para acessa o documento, clique no seguinte link: http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/nota_de_esclarecimentos_de_boatos_ms_24_03.pdf.

    Mais informações:
    fernanda.scavacini@saude.gov.br

    Atenciosamente,
    Ministério da Saúde

    Posted by: Ministério da Saúde | abril 1, 2010 5:21 PM

    163

    Parabéns pelo post.

    Posted by: Simone | abril 5, 2010 11:34 AM

    164

    Os deputados cansam de pedir votos e prometer várias obras etc...Só esquecem de dizer que quando eles viajam o que eles aprontam a noite em boates ,festas.ODep.federal Olavo Bilaca por exemplo têm um filho no sul de Minas perto da tera natal dele e fico quietinho como se fosse um santo.quem quiser pode comprovar indo aos cat´rios ou procurando saber pelas pessoas de sua terra e da arredondeza.Fica esperta Flavinha pois você adora empinar o nariz mas deveria abaixá-lo.beijos partido do Olavo Bilac PSDB.

    Posted by: Anonymous | abril 19, 2010 1:33 PM

    165

    Olá, muito boa suas explicações, mas ainda tenho dúvidas que gostaria de tirar contigo e procurarei outros especialistas também:

    -Se o H1N1 pode facilmente desenvolver resistência ao Tamiflu, como podemos ter certeza de uma eficácia garantida pela vacina contra a gripe H1N1, visto que o vírus é facilmente passível de mutação?

    - Se, ao inocular um vírus inativo na pessoa, o organismo produz anticorpos suficientes para protegê-la, por que essa reação não acontece de maneira eficaz no caso da pessoa ser infectada pelo vírus ativo? Por que os anticorpos não conseguem ser eficazes da mesma maneira que são com vírus inativos?

    - Esses rearranjos entre vírus humanos e animais são algo natural, ou uma, digamos, “bizarrice da natureza"? Ou existe (pergunto a possibilidade não opinião, mas sua opinião também é bem vinda) a possibilidade de serem rearranjados em laboratórios? Essas mutações e/ou rearranjos tiveram sempre a mesma freqüência ao longo da história, ou é algo mais recente, ou seja, existe uma incidência maior na atualidade?

    - Em um ponto ainda tenho dúvida... Recebemos a informação das mídias de que não precisamos temer a ingestão de carne de porco, nem o contado com tais animais. Dessa forma, como é possível, na prática, essa doença ter atingido os seres humanos? Gostaria que respondesse considerando não somente a gripe suína, mas também a gripe aviária, esta última me causa maior curiosidade, já que disse que “É um tanto complicado para o influenza saltar de aves para mamíferos, temos outros tipos de células, receptores, e uma temperatura corporal mais baixa do que elas.”.

    - Se “Tudo leva a crer que este vírus é uma variante suína que está circulando entre humanos sem graves conseqüências.”, por que a vacinação é tão importante, já que mesmo afetando muitos, não apresenta, de fato, tantos riscos? Se não apresenta muitos riscos, será que não se corre mais risco tomando a vacina, já que existem muitos casos de reações? Na verdade tenho lido que as reações são semelhantes a da vacina de gripe normal, mas não deixam de ser riscos, inclusive de mortes, isso também desfalca as atividades econômicas. Não ficaria mais barato para o governo e menos arriscado tratar o paciente com Tamiflu, caso pegasse a doença, do que comprar vacinas pra prevenir uma doença que não é tão grave?

    - Quanto as pessoas que pegaram a gripe, no caso das que morreram, ou ficaram muito mal, seria mais uma reação particular da pessoa, que poderia ter tido as mesmas reações com a gripe simples, visto que disse que se trata de uma doença tão grave quanto a gripe comum? Ou seja, essas mortes e casos mais graves estão mais ligados a problemas de imunidades das pessoas do que da gripe suína em si?

    - Acha a vacina 100% segura? Ou beirando os 100%? Gostaria que me dissesse se no processo de fabricação da vacina, a cepa suína ou outro componente vem de fora do país, para a produção no brasil. Se sim, existe a possibilidade de, juntamente com esse(s) componente(s), virem outros "componentes estranhos"? Existe uma análise desses componentes vindos de fora e essa análise é 100% segura? Ou seja, a vacina não causa nenhum risco à saúde (fora as reações normais após a aplicação e as alérgicas)?

    - O que acha que devemos pensar, o que você pensa, sobre o fato das empresas fabricantes da vacina estarem protegidas contra processos de possíveis danos causados aos que tomarem a vacina?

    Espero que possa responder! Muito obrigada!
    Mariana

    Posted by: Mariana | abril 20, 2010 10:12 PM

    166

    @Mariana,
    Suas perguntas foram tão legais que acabei fazendo um post para respondê-las:
    http://scienceblogs.com.br/rainha/2010/04/duvidas_sobre_a_gripe.php

    Posted by: Atila Author Profile Page | abril 23, 2010 1:39 PM

    167

    quem produziu a vacina contr a gripe suina

    Posted by: mariza santos | setembro 7, 2010 11:02 AM

    Comente

    (Um email será necessário somente para autenticação. Comentários serão moderados por causa de spam. O seu comentário pode não aparecer imediatamente. Obrigado por esperar.)

    ScienceBlogs Brasil

    Buscar ScienceBlogs Brasil:

    Vá para:

    Publicidade
    Publicidade

    ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2009 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.

    Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM

    Related Posts with
Thumbnails