Semana passada, tive o prazer de ministrar com um amigo o curso “Métodos de análise em evolução viral: Teoria e Prática” com um amigo na semana da Biologia da Unesp de Bauru, e encontrei alguns desenhos que me chamaram muito a atenção. Acabei conhecendo o simpático Felipe Ribas, autor de desenhos lindos. Pedi a ele algumas imagens para postar por aqui, para vocês apreciarem a qualidade do trabalho dele.

Desenho é uma arte para a qual não tenho a menor vocação (não tenho vocação para artes em geral), e admiro muito quem o faz, ainda mais quando o artista consegue transmitir mais do que a beleza. Desenhos científicos precisam de um grande nível de detalhamento, quando uma espécie é representada, muito frequentemente ela precisa manter o número de escamas/pétalas/pêlos/cerdas/[característica biológica relevante] certo, precisa de certos detalhes destacados e por aí vai. É esta riqueza de detalhes que quase nunca está toda em uma fotografia que precisa ser notada e representada pelo autor

Abaixo vão algumas das ilustrações dele. Caso alguém aí esteja precisando de um desenhista para sua pesquisa, o e-mail é fe.ol.ri seguido de arroba gmail.com.

Wasp_by_feliperibas03.jpg

Esta é uma potter wasp, pintada em guache (deu vergonha do que eu fazia com guache no colégio).

lampreia.JPG

Aqui uma lampréia.

mandarim.jpg

Este é o famoso peixe-mandarim, muito discreto.

goby.jpg

Um Gobídeo, o Pomatoschistus microps.

sheepshead.jpg

Aqui o sargo de dentes, provavelmente o peixe com a boca mais estranha, seus dentes parecem humanos, o que pode ser bem embaraçoso.

SKMBT_C25209110914020.jpg

Aqui um esgana-gata, sobre o qual postei ontem.

Zebrafish.JPG

E, por fim, um peixe zebra e um crânio.

Skull_by_feliperibas03.jpg
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...