atratus1

Cephalotes atratus ©Alex Wild

 

Para uma formiga arborícola no alto, cair de mais de 20 metros de altura significa uma boa escalada tronco acima, sem contar a chance de não achar de novo a árvore de onde partiu. Qual a melhor solução para evitar isso? Planar de volta para o tronco antes de chegar ao chão. Pelo menos é o que a Cephalotes atratus consegue.

8714635_bybmD

Cephalotes atratus caindo ©Alex Wild

Segundo o Cais de Gaia, o entomólogo Stephen Yanoviak descobriu isso (e publicou aqui) quando estava coletando insetos no alto de uma árvore e jogou algumas formigas para baixo para se distrair, e viu que elas planavam de volta para o tronco – passa tempo predileto de qualquer um em um lugar alto que vê uma formiga inocente passando. Veja no vídeo abaixo a comparação entre uma formiga comum e a formiga planadora, como ela localiza o tronco e plana de volta.

 

 

Essa capacidade de planar virou tema de estudo, já colocaram inclusive a C. atratus em um tunel de vento para ver como ela usa as patas de trás para controlar o vôo – que nas palavras de Woody, não é vôo, é cair com estilo. Aqui algumas tomadas da queda assistida.

 

Para mais formigas e curiosidades sobre elas, recomendo este post.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...