Carol on Open Science

Devolver para a sociedade o que produzimos em ciência não acaba na publicação de um artigo. Disponibilizar os dados, figuras, publicar os resultados em repositórios de acesso aberto e até mesmo traduzir as implicações em um repositório como a Wikipedia são tão importantes quanto. Por isso, eu, que ando dando cada vez mais importância para o acesso à informação, recomendo o evento de Ciência Aberta que será promovido logo mais.

Nos próximos dias 07 e 08 de junho, ocorre em São Paulo o Grupo de Trabalho em Ciência Aberta, um encontro para promover a importância da ciência feita de forma aberta. Promovido com o apoio de gente bem comprometida com Open Access e conteúdo, a Wikimedia e a Open Knowledge Foundation Brasil, é aberto ao público óbvio e grátis.

Na sexta dia 07, tem mesa redonda e debates bem interessantes. Se você não puder ir, como será meu caso, infelizmente, haverá transmissão pelo IPTV da USP (detalhes na home do IPTV no dia). Dia 08 a presença é recomendada, já que acontecem as oficinas práticas.

Informação, endereço e inscrições na página da Ciência Aberta. Do material de divulgação:

O encontro acontecerá dia 7 de junho, no auditório Abrahão de Moraes do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (Rua do Matão, Travessa R, 187, Cidade Universitária, São Paulo), das 10h às 18h40.
As sessões do encontro organizam-se nos seguintes eixos:
  • Acesso aberto e revisão de publicações científicas
  • Dados científicos abertos
  • Ferramentas científicas abertas
  • Educação e recursos educacionais abertos
  • Ciência cidadã
  • Wikipesquisas

Cada eixo será orientado por pesquisadores com experiência em aplicá-lo ao seu trabalho, que farão breves apresentações seguidas de debate entre todos os presentes.

Já estarão representadas iniciativas da UFMG, UFRGS, UnB, UNESP, UNIFESP e USP. E há abertura para relatos de outras experiências, com subsídios para transporte no país – para mais informações, escreva para o facilitador do grupo, Dr. Alexandre Hannud Abdo (FMUSP).

O evento também consolidará a formação de um grupo de trabalho nacional em Ciência Aberta, que conta com o apoio inicial de diversas organizações e grupos de pesquisa nacionais e internacionais, como a Wikimedia Foundation, a Open Knowledge Foundation (Brasil e global), a Public Library of Science (PLOS) e outros como SPARC e IDRC.

Como parte das atividades do grupo de trabalho, no dia 8 de junho haverá um workshop para pesquisadores ingressantes e integrantes, a fim de promover maior familiaridade e experiência com práticas representativas das tendências discutidas no dia anterior.

Interessados no encontro e no grupo de trabalho podem obter mais informações em: http://www.cienciaaberta.net/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...