Blogagem Coletiva: Cientista também caça paraquedista

(ok, blogueiros de ciência, não só cientistas, mas o título tinha que rimar)

paraquedista.jpg

O ScienceBlogs Brasil inova e lança uma nova blogagem coletiva na semana de 24 a 29 de agosto:

[update] Os posts já estão chegando e sendo linkados aqui. Aponte o seu link para lá.

Cientista também tem direito a paraquedista!

A idéia é simples:  paraquedista é o visitante que busca algum assunto no Google e acaba caindo no seu blog, em algo que inclusive pode não ter nada a ver. Isso é bem comum em blogs de variedades, que escrevem bastante coisa buscando o povo do Google, em textos como:

Mulher Kiwi posa pelada na Globo Rural, Fulana tirou fotos nua pelada e sem calcinha na Globo Rural de Fevereiro, que logo estará nas quitandas.

Não precisam nem colocar fotos, quando a revista sai nas bancas, um monte de gente aparece buscando aquilo. Como nós escrevemos sobre ciência, são poucos os termos bem buscados no Google que geram esse tipo de procura.

Então a brincadeira é a seguinte, escrever sobre um tema bem procurado no Google para explicitamente atrair paraquedistas. Isso mesmo, escolha um texto bem apelativo, recheado de termos de busca e aproveite.

Claro que, para ser algo produtivo, o autor tem que ser muito criativo, pensar em um bom tema e contextualizá-lo na ciência. Pessoas procurando mulheres peladas já estão com a mão ocupada e não ficam no blog, entram e vão embora rapidinho. Não é o tipo de visitante que você quer atrair.

Pense que você deve converter uma porcentagem dos visitantes, que o texto foi um atrativo para apresentá-los à ciência. O grande segredo para essa blogagem dar certo é escolher um bom tema e escrever bem (como qualquer texto, aliás), de forma que um tema apelativo não seja mal recebido.

Depois você já sabe, publique um texto no tema entre 24 e 28 de agosto, faça um link no fim do seu texto explicando que ele é parte de uma blogagem coletiva e deixe um comentário aqui que linkaremos o seu blog.

Boas idéias!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Discussão - 13 comentários

  1. […] de um longo tempo sem uma blogagem coletiva, o SbBr se prepara para o que pode ser a última, a blogagem “2012: O Último […]

  2. jeyson disse:

    Ei, eu adorei a idéia. mas n sou paraquedista, na verdade tava procurando algo sobre dinâmo e geração de eletricidade. queria muito saber como montar um gerador eletrico (heolico). aí achei o site efeito joule (vixi faz anos que não vejo alguem falar em joule) e de lá vi o testo sobre singularides nuas (seria ótimo achar uma) e acabei aqui. meio paraquedista mas não tanto. valeu a ideía. se alguém souber um bom site ou apostila (digo bom em sentido de ser bem detalhada a explicação) sobre cmo montar um pequeno gerador heólico ou dinâmo (digo bem explicado porqe faz muito tempo que estudei física e sem fui terrível em eletrônica e mecânica, nãos as matérias, mas a prática – montar) por favor me envie.

  3. Luciano Corá disse:

    Sou um paraquedista e assumo, estava procurando algo sobre probabilidades em jogos e cai nos blogs de vocês. Sou estudante de biologia e já conhecia o Rainha Vermelha de um texto que saiu no Sedentário, sobre parasitas que alteram a forma de pensar de seus parasitados. Parabéns pela iniciativa de vocês continuem com o bom trabalho.

  4. ROCA disse:

    Feito:
    WASP 18b: o raro planeta suicida que espirala em queda para dentro de sua estrela mãe
    http://eternosaprendizes.com/2009/08/26/wasp-18b-o-raro-planeta-que-espirala-em-queda/
    o assunto é totalmente sério, mas tem palavras-chave sugestivas como ‘suicida’ ‘mãe’ ‘queda’ ‘destruição’ …

  5. Atila disse:

    Deve, Davi!

  6. Davi disse:

    Quem não é do SBBr também pode participar?
    😉

  7. Olá pessoal,
    Gostei muito de fazer este texto:
    http://www.efeitojoule.com/2009/08/mulher-pelada-singularidade-nua.html
    Parabéns pelo ótimo trabalho.
    abraços

  8. ROCA disse:

    Boa idéia! Vou programar um texto para capturar os paraquedistas.
    http://www.eternosaprendizes.com

  9. Está oficializada a temporada de caça aos perdidos da net!
    Boa caçada a todos, quero mira laser e rifle de precisão prá acertar logo na veia!

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM