By Frans Krajcberg


Frans “Vamos cuidar da saúde do Planeta”
Se ontem George Carlin me trouxe uma mensagem de “se os seres humanos não estão nem aí pra Terra, a Terra vai ficar bem sem eles”, hoje Frans Krajcberg trouxe mais. Trouxe toda a indignação de um senhor polonês que já viu de tudo nesta vida. Viu vida e morte quando, lutando pelo exército russo durante a Guerra, libertou homens e viu pilhas deles em um campo de concentração húngaro. Viu barbárie e absurdo quando, no Alto Amazonas, encontrou seis índios pendurados em árvores sendo devorados por urubus. Viu queimadas na floresta e dela tirou arte.
Arte, esta, que está sendo gratuitamente exposta no espaço da Oca, no Ibirapuera, em São Paulo, em comemoração aos 60 anos do MAM (até 14 de dezembro). Arte, esta, que busca alertar e mostrar para o mundo a falta de consciência ambiental de seres que se dizem humanos. Arte, que segundo o próprio Frans, não teve participação política nenhuma no século XX (apenas comercial) e cita como exceção, Guernica, de Picasso, único quadro a retratar as barbáries da Guerra.
Frans é um senhor que expressa idéias melhor do que palavras. As frases, por vezes sem fim, nos fazem viajar pelos olhos cansados de ver tanta destruição ambiental. Frans deixa mais que clara a sua indignação por as pessoas geralmente não se perguntarem o que está acontecendo com o mundo. De não perceberem que algumas coisas que acontecem hoje, não aconteciam antes. Da indiferença.
Frans termina um de seus pensamentos com a seguintes frases 

Toda vez que ouço os cientistas falarem, dá medo

E, a esperança

Deus vai ajudar

Com vocês, deixo parte de uma das esculturas que mais me tomaram na Oca. Rogo para que um dia, Frans deixe de encontrar matéria-prima para sua arte.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Discussão - 3 comentários

  1. Ana Carmen!
    O prazer foi meu de conhecê-la pessoalmente, mesmo que bem rapidinho, e ao rebento! Adoro criança!
    O pior desta história toda é saber que hoje começou a COP-14, na Polônia, e tudo o que o Brasil levou pra lá foi a promessa de reduzir o desmatamento da Amazônia para “apenas” 11 mil km. Não é muito triste?

  2. Ana Carmen disse:

    Paula, adorei conhecê-la.
    Também gostaria que um dia o Frans tivesse mais dificuldade para encontrar raízes e árvores calcinadas por queimadas.
    Pena que seja um sonho, hoje a manchete é de que mais 12 mil km foram devastados na Amazônia. Pena.

  3. vivian ribeiro disse:

    puxa muito legal essa preocupaçao e todas essas atitudes de frans!!depois de um trabalho de escola sobre ele passei a admira-lo e querer fazer a diferença como ele!!
    o planeta necessita de mais humanos como frans e!!!!!

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM